Será que precisa colocar água na panela de pressão elétrica? Descubra os mitos e verdades

A panela de pressão elétrica veio para facilitar muito o preparo de diversos alimentos, com isso tem se tornado cada vez mais comum nas cozinhas atualmente. Mas, será que precisa colocar água na panela de pressão elétrica? 

Essa é uma dúvida muito recorrente, principalmente para quem comprou recentemente esse equipamento, visto que nos baseamos no funcionamento da panela de pressão convencional. Então, para esclarecer essa questão de uma vez por todas, preparamos esse texto.

Além dessa informação, você ainda poderá conferir mitos e verdades sobre esse utensílio e assim tirar outras dúvidas sobre o seu funcionamento.

Gostou? Então vem com a gente e continue a leitura.

Você pode se interessar em ler também:

Será que precisa colocar água na panela de pressão elétrica?

precisa colocar água na panela de pressão elétrica

Sim! Você precisa colocar água na panela de pressão elétrica. Mas você deve se atentar ao fato de que essa máquina tem um funcionamento diferente do que as pessoas estão habituadas com a panela tradicional.

Ou seja, ela praticamente não perde vapor no processo de cozimento. Sendo assim, a quantidade de água para as suas receitas serão bem mais reduzidas.

Para acertar na medida considere apenas a quantidade de líquidos que você deseja no final do cozimento. Lembrando também que muitos alimentos, como carnes, verduras e legumes, ainda liberam água e isso soma ao caldo final.

Com isso, em alguns casos, será preciso reduzir ainda mais o líquido da receita para se obter um caldo mais cremoso, deixando finalizar com a panela destampada, ou, se a receita precisar, você pode também adicionar algum espessante no final da cocção.

Outro detalhe importantíssimo é sempre respeitar o limite da panela de pressão elétrica. Isso, primeiramente, por uma questão de segurança, porque é muito importante que exista um espaço vazio para que o vapor circule adequadamente e, com isso, crie a pressão.

Mas também para que você consiga um cozimento mais uniforme e o resultado saia como o esperado nas receitas que você for preparar nesse eletrodoméstico.

Por exemplo o feijão, que é um dos preparos mais comuns nesse utensílio, você deve levar em conta que os grãos, durante o cozimento, se expandem, então nunca ultrapasse a metade da capacidade.

Agora que você já sabe que precisa colocar água na panela de pressão, mesmo que menos do que na panela comum, confira alguns mitos e verdades sobre esse equipamento para esclarecer várias outras dúvidas comuns entre os consumidores.

Mitos e verdades sobre a panela de pressão elétrica

  • Panela de pressão elétrica gasta muita energia?

Essa é uma resposta muito relativa, porque está relacionadas a vários fatores, por exemplo: por quanto tempo durante o dia você utiliza a panela, o modelo do seu equipamento, bem como a potência.

Então, é importante ter em mente que o impacto na sua conta de luz é proporcional a tudo isso e quanto mais potente for o aparelho maior será o gasto.

  • Panela de pressão elétrica é mais segura do que a comum?

Sim, sem dúvidas. Esses modelos tecnológicos possuem recursos de segurança muito mais modernos em várias partes essenciais da panela.

Por exemplo, as válvulas, sensores e travas de segurança, que só são liberadas quando não há mais pressão no interior do aparelho. Todas essas otimizações foram pensadas para melhorar a segurança desse utensílio.

  • Meu aparelho pode explodir?

Sim! mesmo a probabilidade sendo muito menor do que com as panelas tradicionais, isso ainda é um risco. Isso pode acontecer por alguns motivos, sendo os principais:

  1. A válvula de pressão estar entupida ou obstruída. Com isso, a pressão não é liberada corretamente e vai se acumulando no interior da panela, forçando a tampa. Vira literalmente uma bomba;
  2. Defeitos na trava de segurança, que faz com que a panela seja aberta antes do processo de liberação da pressão ser concluído.
  • A versão elétrica tem melhores resultados de cozimento?

Toda a tecnologia dos mecanismos desse eletro portátil garantem sim um melhoramento no cozimento dos alimentos. Isso porque evita que os alimentos preparados percam água e também nutrientes.

E o melhor! Ajuda a preservar várias características dos alimentos, como o sabor, aroma e a umidade natural dos ingredientes.

Por fim, confira também esse vídeo para te ajudar a esclarecer outras dúvidas sobre esse equipamento.

https://www.youtube.com/watch?v=pFHvKqpFFwk&ab_channel=Maur%C3%ADcioRodrigues

Conclusão:

Esperamos que todas as informações desse artigo tenham esclarecido devidamente a sua dúvida sobre se precisa colocar água na panela de pressão elétrica e muitas outras, para você utilizar seu aparelho tranquilamente.

Conta para a gente se você tem outras duvidas e o que você achou da sua panela elétrica. Vamos ficar felizes com o seu comentário.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima.