Posso deixar a massa do pão crescer de um dia para o outro? Se você se fez essa pergunta, então acredito que esse texto foi feito especialmente para esclarecer essa questão.
Por isso não deixe de acompanhar esse artigo até o final, pois além disso você também vai descobrir qual o tempo de descanso indicado para uma massa de pão. Confira!
Qual a importância do descanso para a massa de pão?
Essa é uma dúvida muito comum de surgir quando vamos preparar uma massa de pão.
Claro que ninguém gosta de esperar, principalmente por conta da ansiedade de servir e experimentar esse pão caseiro quentinho, mas eu posso te garantir que para ter um pão de qualidade é muito importante esperar esse tempo de descanso.
É nesse momento que os micro-organismos que compõem o fermento começam a agir, iniciando assim a fermentação. Esse processo é responsável por fazer a massa crescer no tamanho correto e também por deixar aquele sabor e aroma característico do pão caseiro.
Qual o tempo ideal para deixar uma massa de pão descansando?
Se você reparar, a maioria das receitas indicam que é para deixar descansando por pelo menos 30 minutos.
Esse é o tempo mínimo indicado, mas o ideal mesmo é que você deixe descansar até que essa massa dobre de tamanho.
Geralmente em no máximo 2 horas isso acontece. Durante esse período a massa precisa estar coberta e um lugar quente e se possível escuro.
Uma dica legal é aquecer o forno por 2 minutos, desligar e deixar essa massa descansar lá dentro. A temperatura e a baixa luz vão fazer com que essa fermentação ocorra da forma correta e mais rápida.
Descubra se pode deixar a massa do pão crescer de um dia para o outro
Em regiões onde a temperatura do ambiente é baixa, é comum fazer isso, pois a fermentação ocorre muito lentamente.
Aqui no Brasil, são poucos lugares que cabem realizar esse processo. Por ser um país tropical, na maior parte do ano o calor castiga e dessa forma a fermentação ocorre de maneira mais rápida.
Nessas condições de calor, se você deixar sua massa descansar de um dia para o outro, o que vai acontecer é que ela vai fermentar até o máximo que ela conseguir e depois vai começar a murchar.
E muito provavelmente você vai acordar no outro dia com um cheiro estranho pela casa, pois essa massa vai azedar e você vai acabar tendo que jogar fora pois não será mais possível assar.
Leia também: Pão sem fermento
Respeite o tempo indicado!
Sempre que você ficar em dúvida se pode deixar a massa do pão crescer de um dia para outro, observe na receita que você está seguindo qual o tempo indicado para o descanso.
O ideal é que você siga à risca a receita, mas se você achar que pode esperar mais, eu te aconselho a não ultrapassar 4 horas de descanso. Assim você evita que a massa azede e também não desperdiça nenhum alimento.
Eu espero que essas informações tenham te ajudado a esclarecer suas dúvidas.
Agradeço pela sua atenção até aqui e te desejo boa sorte!
Até a próxima!
A
Pode deixar na geladeira coberto com um plástico e um pano. No outro dia tira, espera crescer até quase sobrar de volume da massa inicial (quando terminou de amassar) e por no forno. Por ser um organismo vivo, no frio o fermento quase não trabalha.
Por isso deixava minha massa passar do ponto.obrigadp por ter mim ajudado.
Quase que eu perco minha massa kkkk
No pensamento de servir quentinho amanhã beeem cedinho, já ia levar td a perder. Kkko jeito é servir frio mesmo rsrs