Pão sem fermento: Como fazer? 

Se você quer aprender a fazer pão sem fermento, não deixe de conferir esse artigo onde eu te apresento algumas receitas que não levam esse ingrediente. 

Além disso, vamos falar também de uma técnica de fermentação que não utiliza fermento que eu acredito que pode mudar a forma que faz pão aí na sua casa. Confira!

Conheça 3 receitas de pão sem fermento


pão sem fermento

Existem diversas formas de fazer um belo pão caseiro e muita gente opta por não adicionar fermento e eu posso te garantir que se a massa for preparada da forma correta, é possível que ela cresça como se tivesse usado e você nem percebe.

O que você precisa saber é que independente da adição do fermento, uma massa de pão vai começar a fermentar a partir de um certo momento. Acredito que com 20 minutos você já consegue perceber essa fermentação se iniciando e se você não tiver pressa, deixe ela descansar pelo tempo certo que com certeza você terá uma massa fermentada.  

Abaixo vou te apresentar 3 receitas diferentes de pão sem fermento. Veja só:

1 – Pão saudável sem fermento

O pão sem fermento já é uma opção mais saudável para o nosso organismo e geralmente as receitas que são preparadas dessa forma, agrega outros elementos com o objetivo de deixar essa massa ainda mais saudável.

Nesse caso, foi utilizado a farinha de trigo integral, mas fique a vontade para usar a que você mais tem costume aí na sua casa. 

2 – Pão ázimo sem fermento

Esse é um dos pães mais antigos e que ainda é produzido em grande escala. É uma massa pesada e é servido com muita frequência na páscoa judaica. 

Ele é feito em pouquíssimo tempo e é utilizado apenas água, sal e farinha.  

3 – Pão de frigideira

O pão de frigideira é uma massa que é feita sem fermento mas que tem a necessidade de sovar por pelo menos 5 minutos ou até a massa ficar homogênea.  

Essa é uma receita considerada bem fácil de preparar, mas que precisa de tempo de descanso. Então se organize para deixar pelo menos 1 hora descansando. Depois de pronta ela pode ser servida com o recheio de sua preferência. 

Experimente a fermentação natural


Com certeza você já ouviu falar na fermentação natural, não é mesmo? Então se você gosta de fazer pão caseiro, eu aconselho você a estudar um pouco mais sobre o assunto. Esse é o método mais saudável para fazer um pão crescer e além disso, essa técnica oferece benefícios ao resultado final da sua receita, já que ele deixa seu pão mais saboroso e com uma casca crocante deliciosa. 

Preparar o fermento natural, é super fácil. É basicamente misturar água e farinha, mas é necessário ter paciência, já que esse fermento precisa ser alimentado. Somente a partir de 6 dias que ele pode ser usado para fermentar alguma massa. 

No vídeo abaixo você pode acompanhar o passo a passo de como se prepara. Confira!

Leia também: Pão de fermentação natural

Faça a sua escolha!


Agora que você já sabe fazer uma massa de pão sem fermento, escolha qual a receita que você vai preparar aí na sua casa e assim que for possível, experimente começar o preparo de um fermento natural. Eu tenho certeza que você vai me agradecer depois.

Espero que essas informações que eu trouxe tenha tirado todas as suas dúvidas e que também tenha te inspirado a preparar algumas dessas receitas.  

Te desejo boa sorte e até a próxima!