Pode usar ketchup no lugar do molho de tomate?

Você está procurando saber se pode usar ketchup no lugar do molho de tomate? Então não deixe de acompanhar esse artigo que preparei especialmente para você. 

Aqui eu vou te contar também algumas outras opções para você substituir esse ingrediente em suas receitas. Confira!

Descubra se pode usar ketchup no lugar do molho de tomate


pode usar ketchup no lugar do molho de tomate

Um dos grandes motivos para buscar um substituto para esse ingrediente é a falta dele, mas existem problemas mais sérios que levam a gente a buscar novas opções como por exemplo alergia a algum ingrediente do molho. 

Por isso muita gente procura saber quais são os melhores ingredientes para usar no lugar do molho de tomate e eu posso te garantir que o ketchup é um dos mais indicados, mas lembre-se que você não pode exagerar na quantidade. 

Isso porque o ketchup possui um gosto bem diferente e pode alterar bastante o sabor da sua receita. Sem contar que em sua composição existem alguns ingredientes diferentes do molho de tomate e que podem atrapalhar bastante o resultado final. 

Qual a quantidade de ketchup para substituir o molho de tomate?


Como eu acabei de te falar, é necessário tomar cuidado quanto a quantidade que você pretende adicionar na sua receita na hora de substituir o molho de tomate. 

Pelo molho ser um ingrediente com sabor mais suave, temos o costume de usar uma grande quantidade, mas na hora de substituir ele pelo ketchup, não ultrapasse 3 colheres de sopa. 

Isso será o suficiente para agregar sabor e cor ao seu prato, sem alterar muito a sua receita. 

Como substituir o molho de tomate?


Um dos principais substitutos do molho de tomate é o ketchup, mas isso não quer dizer que não existem outras opções para você. 

Outro bem conhecido é o extrato de tomate. Ele é na verdade uma polpa bem concentrada de tomate e algumas especiarias usadas para adicionar sabor. 

Além do extrato, você também tem a opção de usar aqueles tomates enlatados, se você tiver aí na sua casa. Caso não queira usar ele em pedaços, você pode bater todo o conteúdo da lata no liquidificador para obter um molho de tomate super saboroso. 

E uma outra opção que também pode salvar a sua receita é a pasta de pimentão vermelho. Na verdade, você pode usar qualquer tipo de pimentão. O mais usado é o vermelho por conta da cor semelhante ao molho de tomate. 

Para fazer essa pasta você vai precisar retirar todas as sementes e depois cozinhar a quantidade desejada de pimentões. Em seguida, leve os pimentões cozidos para o liquidificador e bata até formar uma pasta. 

São necessários pelo menos 2 pimentões para preparar uma xícara de molho. 

Faça esse molho de tomate caseiro


Se o seu problema é com o molho de tomate industrializado, eu acredito que essa receita de molho de tomate caseiro pode ajudar bastante. 

Muita gente acha que preparar esse tipo de ingrediente em casa é muito difícil, mas eu te garanto que não é. Para te provar eu resolvi trazer esse vídeo que mostra o passo a passo para preparar esse molho aí na sua casa. Confira!

Leia também: Como tirar a acidez do molho de tomate?

Aproveite essas dicas!


Agora que você já sabe que pode usar ketchup no lugar do molho de tomate, não perca mais tempo. Faça essa substituição e finalize sua receita da melhor forma. 

Aproveite também para experimentar esses outros ingredientes que eu acabei de te indicar. Eles também podem substituir o molho de tomate e deixar sua receita bem suculenta. 

E não esqueça de experimentar essa receita de molho de tomate caseiro que eu te apresentei agora. Eu tenho certeza que o resultado dele vai fazer com que você prepare ótimas receitas e o melhor: sempre vai ter molho de tomate no seu congelador. 

Ah, e não esquece de voltar aqui para me contar se você gostou mesmo, tá certo? Eu vou adorar saber!

Eu espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira ou que ao menos tenha te inspirado um pouco mais. 

Te agradeço pela sua companhia até aqui e te desejo boa sorte!

Até a próxima!