Como assar banana da terra?

Por acaso você está querendo aprender como assar banana da terra? Então eu acredito que esse artigo foi feito especialmente para você. 

Aqui eu vou te apresentar o passo a passo para fazer isso aí na sua casa e também vou tirar algumas dúvidas sobre o assunto. Confira!

Quanto tempo pra assar banana da terra?


Como assar banana da terra

Quando o assunto é sobre assar banana da terra em casa, a principal dúvida que surge é sobre o tempo necessário para isso. 

A banana da terra possui uma polpa cremosa e com sabor levemente adocicado. Para que ela chegue no ponto correto é necessário aguardar cerca de 30 minutos, mas saiba que esse tempo pode variar muito de acordo com a temperatura do seu forno e também de acordo com o seu gosto pessoal. 

Qual a temperatura para assar banana da terra?


De acordo com as pesquisas que eu realizei, as principais receitas encontradas sugerem que você asse as bananas da terra em 180ºC.

Mas lembre-se que é importante pré aquecer o forno antes de colocar as bananas. Caso você esteja pensando em assar a banana da terra em uma churrasqueira, saiba que o tempo é um pouco mais curto pois a temperatura da churrasqueira é um pouco maior. 

Saiba como assar banana da terra no forno


A verdade é que assar banana da terra no forno não é tão difícil. A primeira coisa que você deve fazer é selecionar as bananas maduras mas que ainda estejam firmes. 

Quando escolher as melhores bananas, coloque todas elas em uma assadeira de alumínio, formando apenas uma camada. 

Caso queira um toque adocicado a mais, nesse momento você pode polvilhar um pouco de açúcar mascavo ou canela. 

Depois leve ao forno pré aquecido na temperatura indicada e vire na metade do tempo para garantir que elas cozinhem por igual. 

Quando elas estiverem douradas e com a polpa macia, retire do forno, espere esfriar um pouco e use como desejar. 

Dá para assar na churrasqueira?


O processo para assar banana da terra na churrasqueira é bem parecido esse passo a passo que eu acabei de te passar. 

É importante que a brasa esteja em uma potência média e as bananas precisam ser cortadas ao meio na vertical. 

Depois é só colocar elas diretamente na grelha da churrasqueira, com a parte cortada virada para baixo. 

Nesse caso, o tempo para assar a banana da terra é um pouco menor. No máximo 20 minutos você consegue alcançar o ponto ideal. 

A grande diferença em preparar a banana na churrasqueira é que a fumaça vai adicionar um toque defumado e isso realça os sabores de uma maneira única. 

O que fazer com banana da terra assada?


Como assar banana da terra na churrasqueira

Se você preparou essa delícia e não sabe o que fazer com ela, eu acredito que essas sugestões podem te ajudar bastante. Confira:

  • Acompanhamento para carnes: Sirva as bananas-da-terra assadas como acompanhamento para carnes grelhadas, proporcionando uma combinação de sabores incríveis. 
  • Sobremesa: Você pode servir bananas-da-terra com uma pitada de canela e uma colher de sorvete, transformando em uma sobremesa simples e deliciosa.
  • Recheio para Crepes: Utilize as bananas-da-terra como recheio para crepes, adicionando uma dimensão suculenta e doce.
  • Purê de banana-da-terra: Amasse as bananas assadas para criar um purê que pode ser utilizado como base para diversas receitas, desde bolos até molhos.
  • Saladas: Corte as bananas assadas em pedaços menores e acrescente-as a saladas de folhas verdes para uma mistura de sabores.

Como conservar banana da terra assada?


Você preparou uma boa quantidade de banana assada e acabou sobrando? Saiba que o mais indicado é que essa sobra seja guardada em um recipiente hermético para evitar a entrada de ar e umidade.

Caso queira consumir nas próximas horas, você pode deixar essas bananas em temperatura ambiente, mas se a ideia é conservar por mais tempo, o ideal é que essa banana seja armazenada na geladeira. 

Se quiser prolongar ainda mais a vida útil dessa banana, você também pode congelar essa sobra, mas para isso você precisa envolver em um plástico filme antes de armazenar em um recipiente hermético para que todas as suas características sejam preservadas.

Leia também: Panqueca de banana e aveia sem ovo

Comece a preparar!


Agora que você já sabe como assar banana da terra em casa, não perca mais tempo. Aproveite essas dicas que eu acabei de te passar e comece a preparar essa delícia agora mesmo. Eu tenho certeza que você vai gostar do resultado final. 

Ah, não esquece de voltar aqui para me contar se você conseguiu preparar e se você gostou mesmo. Eu vou amar saber!

Antes de ir embora, eu não poderia deixar de te agradecer pela sua companhia e atenção de sempre. Espero que essas informações que eu te trouxe tenham te ajudado de alguma maneira e sigo torcendo para que você tenha encontrado todas as respostas para as suas perguntas.

Te desejo boa sorte e até a próxima!