Pode cozinhar inhame com casca?

Quer saber se pode cozinhar inhame com casca? Então eu acredito que esse artigo pode te ajudar bastante. 

O inhame é um alimento nutritivo e versátil que faz parte da culinária de diversas culturas ao redor do mundo. Ele é muito consumido por conta dos seus benefícios à saúde e também pelo sabor único.

Aqui nós vamos entrar um pouco mais no mundo do inhame e vamos esclarecer as principais dúvidas sobre esse ingrediente. Acompanhe!

Descubra de pode cozinhar inhame com casca


Pode cozinhar inhame com casca

Apesar de ser um ingrediente muito popular, eu sei que tem muita gente que tem essa dúvida e a verdade é pode sim cozinhar inhame com casca. 

Muitas pessoas não sabem, mas a casca do inhame é comestível e oferece uma textura interessante à preparação, mas para isso é importante lavar bem o inhame antes do preparo para remover qualquer sujeira ou resíduos. 

Mas lembre-se que manter ou não a casca é uma questão pessoal. Caso queira, você também pode remover ela antes de iniciar o cozimento. Assim você terá como resultado um ingrediente com textura e sabor mais suave. 

Faz mal comer casca de inhame?


Como eu acabei de mencionar, a casca do inhame é comestível, por isso não vai te fazer mal comê-la. 

Sem contar que é possível encontrar diversos benefícios nutricionais nessa casa. O único ponto negativo é que caso você queira preparar uma receita que necessita de uma textura lisa, como um purê, a casca pode atrapalhar pois ela é bastante fibrosa. 

Saiba como cozinhar inhame


A verdade é que o inhame pode ser cozido de diversas maneiras e o que vai definir isso é a sua preferência pessoal. 

Logo a seguir eu vou te ensinar o passo a passo para cozinhar o inhame em água fervente, pois é o método mais simples e mais usado. 

A primeira coisa que você precisa fazer é lavar bem o inhame na água corrente e assim remover qualquer sujeira ou resíduo. Em seguida corte ele em pedaços uniformes e coloque em uma panela grande. 

Adicione água suficiente para cobrir todo o inhame, adicione uma pitada de sal e leve a panela ao fogo médio. 

Deixe o inhame cozinhar até que você sinta ele macio quando perfurar com um garfo. Isso geralmente leva cerca de 20 a 30 minutos, dependendo do tamanho e da espessura dos pedaços de inhame.

Quando alcançar a textura desejada, escorra o inhame e sirva como acompanhamento ou use em receitas de sua preferência. 

Conheça os benefícios do inhame


Uma grande vantagem do inhame é que ele oferece uma série de benefícios para a saúde e para você ficar por dentro de tudo, eu vou te contar quais são os principais. Confira:

  • Fonte de nutrientes: O inhame é conhecido por ser rico em nutrientes essenciais, incluindo vitaminas do complexo B, vitamina C, potássio, ferro e fibras dietéticas.
  • Promove a saúde digestiva: As fibras presentes no inhame ajudam a promover a saúde digestiva, prevenindo a prisão de ventre e promovendo a regularidade intestinal.
  • Aumenta a imunidade: A vitamina C presente no inhame é importante para a função imunológica adequada, ajudando a proteger o corpo contra infecções e doenças.
  • Regula o açúcar no sangue: O inhame tem um índice glicêmico baixo e contém carboidratos complexos, o que ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue e proporciona energia durante o dia. 
  • Propriedades antioxidantes: O inhame contém antioxidantes, como os carotenoides e vitaminas que ajudam a combater os danos causados pelos radicais livres no organismo, reduzindo o risco de doenças crônicas e inflamatórias.

Como conservar inhame cozido?


Se sobrou inhame cozido por aí, saiba que dá para conservar ele na geladeira e consumir durante os próximos dias. 

Para isso, espere ele esfriar completamente e armazene essa sobra em um recipiente hermético. 

Em seguida leve para o geladeira e consuma dentro dos próximos 5 dias. 

Caso queira prolongar ainda mais a validade desse inhame, você também pode congelar ele, mas é importante fazer isso da maneira certa. 

A primeira coisa é cortar esse inhame e distribuir ele em uma assadeira, sem que fiquem muito perto um do outro. 

Depois leve essa assadeira para o congelador e deixe por algumas horas até que os pedaços estejam firmes. 

Agora é só transferir esse inhame congelado para sacos plásticos próprios para congelamento e devolver para o congelador. 

Dessa maneira dá para manter ele próprio para consumo por até 6 meses, sem perder suas qualidades. 

Na hora de descongelar, basta transferir ele para a geladeira na noite anterior e na hora de consumir aquecer no microondas ou no vapor. 

Leia também: Receitas com inhame

Comece a preparar!


Como cozinhar inhame com casca

Agora que você já sabe que pode cozinhar inhame com casca, o que falta para você começar a preparar esse ingrediente aí na sua casa? Experimente essas dicas que eu acabei de te passar. Eu tenho certeza que elas podem te ajudar muito!

Antes de ir, eu preciso te agradecer pela sua companhia e atenção. Espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira e torço para que você saia daqui ainda mais inspirado e com todas as suas dúvidas esclarecidas. 

Te desejo boa sorte e até a próxima!