Como congelar o abacate? Veja se dá certo e não amarga

Quer saber como congelar o abacate? Então não deixe de acompanhar esse artigo que eu preparei especialmente para você. 

Aqui eu vou te contar como conservar melhor essa fruta e também vou te passar algumas dicas legais que vão te ajudar muito. Confira!

Descubra se pode congelar abacate


Como congelar o abacate

Sim! Dá para congelar essa fruta, mas não esqueça que a sua textura pode ser alterada após o congelamento. 

Exatamente por é recomendado que esse abacate congelado seja usado principalmente em receitas cremosas como vitaminas e sorvetes. Assim esse tipo de alteração não será notada. 

Passo a passo para congelar abacate


Para manter a qualidade dessa fruta, você precisa realizar o congelamento da maneira correta e foi pensando nisso que eu resolvi te apresentar esse passo a passo de como congelar o abacate.

A primeira coisa que você precisa fazer é escolher os abacates que você pretende congelar. Eles precisam estar maduros para que possam ir ao congelador. 

Depois de escolher, chegou a hora de preparar essa fruta, pois para ser levada ao congelador ela precisa ser amassada ou cortada em pedaços pequenos. Caso você resolva amassar, eu indico que você adicione um pouco de suco de limão para que ele não escureça. 

Caso você esteja pensando em utilizar esse abacate congelado aos poucos, eu aconselho você a dividir ele em porções individuais de acordo com o seu uso. Isso vai ajudar bastante na hora de descongelar. 

Agora é só armazenar essas porções em recipientes herméticos ou em sacos próprios para congelamento e se possível, retire o máximo de ar que você conseguir. Em seguida, leve ao congelador em uma temperatura de pelo menos -18ºC.

Quanto tempo dura o abacate no congelador?


Se a sua ideia é congelar o abacate por bastante tempo, saiba que é super possível. Essa é uma fruta que se conserva bem quando levada ao congelador e se feito isso da maneira correta, o abacate congelado pode durar de 3 a 6 meses. 

E saiba que mesmo depois desse tempo, ainda é seguro consumir, mas a qualidade pode diminuir com o tempo.

O que fazer com abacate congelado?


Para te inspirar um pouco mais, eu resolvi te contar as principais receitas que você consegue fazer utilizando um abacate congelado. 

Observe bem todas as receitas e escolha uma para você experimentar ainda hoje. Confira:

1 – Sorvete de abacate

 

2 – Guacamole

 

3 – Vitamina de abacate

 

Saiba quais são os principais benefícios do abacate


Pode congelar o abacate

Além de ser uma fruta muito saborosa, o abacate é conhecido também pelo seu alto poder nutritivo. Abaixo eu vou citar os principais benefícios que ele pode te oferecer. Não deixe de conferir!

1 – Auxilia no ganho de massa muscular

Ao ser consumida antes da atividade física, ela ajuda na formação de massa muscular por conta do seu alto teor de gordura boa. Experimente!

2 – Fonte de ácido fólico

O abacate é rico em ácido fólico que é uma substância responsável por estimular a formação de células como hemácias, plaquetas e glóbulos brancos.

3 – Hidrata o cabelo

Ele também é usado em máscaras de cabelo para deixar hidratado e brilhoso. Isso acontece pelo fato de ser uma fruta rica em gorduras, vitaminas e outras substâncias que auxiliam na saúde capilar. 

4 – Previne o envelhecimento precoce

O abacate também é muito conhecido pela sua ação contra estrias, rugas e celulites. 

Sem contar que a fruta também possui antioxidantes que ajudam a proteger a pele, permitindo uma elasticidade maior e deixando uma aparência de mais pele saudável. 

Leia também: Como saber se o abacate está maduro?

Aproveite essas dicas!


Agora que você já sabe como congelar o abacate, o que falta para você conservar essa fruta por mais tempo? Aproveite todas essas dicas incríveis e inicie o passo a passo que eu acabei de te ensinar.

Ah, não esqueça de experimentar essas receitas que eu sugeri para você preparar com esse abacate. Eu tenho certeza que você vai adorar!

Obrigada pela atenção e companhia até aqui. Espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira e torço para que você saia daqui ainda mais inspirada e com todas as suas dúvidas esclarecidas. 

Te desejo boa sorte e até o próximo artigo!