Como catar feijão? Aprenda escolher feijão para cozinhar

Você sabe como catar feijão corretamente? Bom, essa é uma etapa muito importante para a preparação da sua receita, para evitar transtornos, como por exemplo, acabar encontrando uma pedra no seu prato.

Para esclarecer essa dúvida preparamos esse texto, aqui você vai aprender a escolher, de forma bem simples, o alimento para cozinhar e consumir o seu feijão sem preocupações. Além de outras informações relacionadas.

Além disso, você vai conhecer algumas dicas incríveis para deixar o seu feijão ainda mais delicioso. Gostou? Então vem com a gente e continue a leitura.

Você pode se interessar em ler também:

Como catar feijão? Aprenda escolher feijão para cozinhar

Como catar feijão

Para catar feijão você precisa primeiramente de uma superfície grande o suficiente para que todos os grãos sejam espalhados, então, a sua mesa provavelmente será o local ideal, até mesmo para facilitar o processo.

A partir disso você terá uma visão mais ampla do estado geral dos grãos e dos possíveis contaminantes físicos. Preparamos um passo a passo mais explicativo para que você possa saber como catar feijão de forma simples. Veja:

  1. Antes de começar, pegue um recipiente com capacidade suficiente para a quantidade de feijão que você irá catar e coloque sobre as pernas, para que você deslize os feijões bons da mesa para ele;
  2. De todo feijão que estiver sobre a mesa, separe inicialmente uma pequena quantidade, para começar a selecionar os grãos analisando mais detalhadamente;
  3. Dessa porção, comece a separar os possíveis fragmentos de pedras, pedaços de madeira, grãos danificados, defeituosos, quebrados,  furados e insetos, se houver;
  4. Os grãos que ficarem, você reserva no recipiente;
  5. Volte para o processo e continue separando pequenas quantidades de feijão e catando os grãos;
  6. Agora, basta lavá-los e colocá-los de molho por pelo menos 8 horas antes do início da preparação da sua receita. Lembre-se que isso é realmente muito importante, pois ajuda na absorção dos nutrientes do feijão pelo nosso organismo e evita problemas relacionados a má digestão.

Observação: é necessário ir trocando a água em que o feijão está de molho para diminuir a concentração dessas substâncias antinutrientes.

Vale lembrar que atualmente os feijões vendidos nos supermercados possuem uma certa padronização, dessa forma, está muito mais simples catar feijão. Vez ou outra que aparece alguma coisa, mas é sempre importante conferir.

Para reduzir a probabilidade de contaminantes, e também para escolher melhor o feijão que vai adquirir, você pode se atentar a algumas coisas quando estiver fazendo compra:

  • Confira sempre a data de validade;
  • Observe se a embalagem está danificada, com algum furo, por exemplo;
  • Analise um pouco o conteúdo para ver se existe algum problema mais visível;
  • Se houver muitos grãos quebrados pode significar a presença de insetos;
  • Escolha feijões novos, para que você não gaste muito tempo cozinhando. Uma dica é pressionar um grão, se estiverem muito duros para se partirem, significa que estão velhos.

Já para quem tem o costume de comprar feijões em feiras, por exemplo, há a necessidade de uma melhor atenção no momento de escolher os grãos que serão utilizados para o preparo.

Agora que você já sabe como catar feijão corretamente, confira algumas dicas para deixar a sua receita ainda mais deliciosa.

Vamos lá?

Dicas para deixar o feijão mais saboroso

Saber como catar o feijão é o primeiro passo para garantir que o seu alimento saia perfeito! Para além desse processo, e do molho, como mencionamos, existem outras dicas que você pode seguir que vai garantir que a sua receita fique incrível!

Confira algumas delas:

  • Se você optar por cozinhar o seu feijão já temperado, lembre de sempre adicionar algumas folhas de louro na receita. Esse ingrediente realça o sabor do alimento e confere ao preparo um toque especial;
  • Você pode escolher também temperar depois de cozinhar os grãos, apesar de um pouco menos prático, não adicionar o sal durante o cozimento evita que a casca do feijão se quebre;
  • Cuidado para não exagerar na quantidade de água no feijão, se não o resultado não será um caldo consistente. Dessa forma, acrescente a água até que seu nível esteja dois dedos acima da camada mais alta de feijão;
  • Se mesmo seguindo a recomendação acima, e o seu caldo não ficar do jeito esperado, você pode engrossá-lo retirando meia xícara de chá só dos grãos cozidos, amassar e colocar de volta na panela mexendo bem. Depois deixe ferver por mais cinco minutinhos em fogo baixo;
  • Por fim, se você quiser dar um toque especial e final ao seu feijão, você pode refogar uma cebola cortada grande e quatro dentes em uma colher de sopa de óleo ou azeite e acrescente essa mistura ao feijão já pronto. Lembrando que o alho deve estar bem picadinho e a cebola deve estar em cubinhos pequenos.

Experimente!

Com tantas dicas legais ficou mais fácil saber como catar feijão para preparar um prato maravilhoso, não é? Então, não perca tempo e experimente!

Depois conta pra gente o que achou, ok? Vamos ficar felizes em ler o seu comentário.

Obrigada por nos acompanhar. Boa sorte e até a próxima!


você pode gostar também