Pode congelar purê de batata? Descubra como conservar corretamente

No artigo de hoje eu vou te contar se pode congelar purê de batata e também vou te mostrar qual a forma correta para conservar ele. 

Além disso, você vai receber dicas para manter esse purê perfeito para o consumo por mais tempo. Confira!

Descubra se pode congelar purê de batata


pode congelar purê de batata

Se você exagerou na quantidade ou é daquelas que prepara a comida da semana com antecedência, é importante saber que você pode sim levar o purê de batata para o congelador. 

É claro que para manter ele com a mesma textura e sabor é importante seguir umas regrinhas que eu vou te contar daqui a pouco, mas saiba que não existem muitos segredos. 

Lembrando que congelado ele pode ser consumido por até 2 meses. 

Aprenda qual a melhor forma de congelar purê de batata


Por conta da sua textura, é importante que você armazene o purê em um recipiente que seja possível a retirada de todo o ar interno. 

Pensando nisso, o mais indicado são aqueles sacos próprios para congelamento. Adicione a quantidade de purê desejada e espalhe até que todo o ar seja retirado. 

Isso vai fazer com que a sua textura se mantenha a mesma. 

Caso você não tenha esse tipo de embalagem aí na sua casa, eu aconselho você a guardar em uma vasilha e antes de fechar, cobrir com papel filme para proteger essa superfície. 

Espere esfriar!


Se você quer manter a qualidade do seu purê de batata mesmo depois de congelar, não esqueça que você precisa deixar ele esfriar completamente até que seja levado para o congelador. 

Caso você leve para o congelador ainda morno, esse calor vai evaporar e gerar um líquido dentro do purê. Isso pode alterar tanto na textura, quanto no sabor. 

Como esquentar o purê de batata congelado?


O ideal é que você retire do congelador pelo menos 1 hora antes de servir, assim ele vai estar na textura correta para esquentar, mas se você tiver esquecido, não tem problema. 

Você pode adicionar um pouco de leite líquido em uma panela junto com o purê e esquentar até que ele descongele por completo.

Caso queira, você também pode usar o microondas para descongelar. Dessa forma o leite líquido é importante para que o purê não fique ressecado ou com uma textura granulada. 

Uma outra forma que é um pouco diferente de esquentar purê congelado é levando-o para o forno em um refratário com um pouco de leite ou creme de leite. Pré aqueça esse forno em 175° e deixe esquentar por 30 minutos ou até alcançar a temperatura desejada. 

Como descobrir se o purê de batata estragou?


pode congelar purê

Se você guardou um pouco de purê de batata e dias depois não tem certeza se ele está apto para ser consumido, confira essas dicas abaixo. 

A primeira coisa que você precisa reparar é a cor. Geralmente quando o purê estraga, essa é uma das primeiras alterações que ocorrem. Se você enxergar qualquer ponto com aparência de mofo ou com uma cor escura, não pense duas vezes. Descarte no lixo mais próximo!

Outra coisa que você também precisa observar é a sua textura, caso esse purê esteja com visgo ou líquida demais, está na hora de descartar. 

E não esqueça de buscar também pelo cheiro forte. A maioria das receitas de purê de batata leva leite ou algum derivado, quando esses ingredientes estragam, a primeira coisa que você sente é o cheiro de leite estragado. 

Caso você perceba qualquer um desses sinais, evite consumir pois ele pode causar náuseas, vômito, dores no estômago e na cabeça e diarreia.

Leia também: O que combina com purê de batata?

Coloque em prática essas dicas!


Agora que você já sabe que pode congelar purê de batata, não perca mais tempo. Comece agora mesmo a separar tudo que você vai precisar para congelar esse purê e experimente essas dicas aí na sua casa. 

A grande vantagem de congelar esse tipo de comida é que você pode preparar grandes quantidades e deixar pronta no congelador. Isso faz com que você perca menos tempo na cozinha durante a semana. 

Eu espero que as informações que eu te trouxe hoje tenham te ajudado de alguma maneira e que você saia daqui ainda mais inspirado. 

Te agradeço pela sua companhia e pela sua atenção.

Boa sorte e até a próxima!