Pode congelar abóbora crua? Dicas para conservar

Você quer saber se pode congelar abóbora crua? Então não deixe de acompanhar esse artigo que preparei especialmente para você. 

Aqui eu vou te responder essa e outras perguntas que vão te ajudar a conservar esse legume por mais tempo. Confira!

Descubra se pode congelar abóbora crua


Pode congelar abóbora crua

Se você está buscando uma boa alternativa para conservar esse legume por mais tempo, saiba que você pode sim congelar a abóbora crua. 

Esse é o método mais usado para prolongar o tempo útil de diversos legumes e verduras, mas ele deve ser feito de forma adequada. 

Abaixo eu vou te contar quais cuidados você deve tomar para congelar abóbora da forma certa. 

Como congelar abóbora crua?


Para congelar a abóbora crua é necessário que você lave bem o legume e retire a casca por completo. 

Em seguida corte a abóbora em cubos para facilitar o armazenamento e coloque em vasilhas com tampa ou sacos próprios para congelamento. 

Uma dica legal que vai te ajudar bastante na hora de utilizar essas abóboras congeladas é realizar o congelamento desses cubos separadamente. Disponha todos eles em uma forma e leve ao congelador por pelo menos 2 horas. Assim que os cubos ficarem firmes, transfira para o recipiente escolhido e armazene no congelador. 

Congele a abóbora cozida


Caso você já tenha realizado o cozimento do legume, saiba que você pode congelar ele da mesma forma. 

O mais indicado é que essa abóbora seja cozida ainda com casca até que a polpa fique bem macia. Em seguida, aguarde esfriar completamente e retire a casca. 

Corte em cubos pequenos e em seguida leve ao congelador para que os cubos sejam congelados separadamente. 

Você sabia que também pode congelar purê de abóbora?


Isso mesmo! O purê de abóbora também pode ser levado para o congelador e diferente do que muitos pensam, o purê não muda de textura com o congelamento. 

É importante você saber que, caso você esteja pensando em congelar um purê, você não deve adicionar nenhum ingrediente à base de leite. 

Outra coisa que você precisa se atentar é sempre deixar um pequeno espaço no recipiente que você pretende congelar o seu purê, pois depois do congelamento ele vai expandir um pouco mais. 

Por quanto tempo dura uma abóbora congelada?


Você já deve saber que congelar abóbora é o método mais eficiente para conservar o legume por mais tempo, não é mesmo? Mas você sabe por quanto tempo ele pode durar?

A verdade é que o congelamento faz com que a abóbora se mantenha perfeita para o consumo por até 1 ano. 

Lembrando que você só pode congelar a abóbora caso não tenha adicionado nenhum outro ingrediente. Assim ela vai se manter sem nenhum tipo de alteração durante esse tempo. 

Conheça os benefícios da abóbora


como congelar abóbora crua

Abaixo eu vou te apresentar os principais motivos para você inserir a abóbora na sua alimentação do dia a dia. Confira:

1 – Melhora a saúde dos olhos

A abóbora é um legume rico em betacaroteno. Essa substância é importante para manter a saúde da visão e um componente importante para evitar doenças como a catarata. 

2 – Rico em vitamina C

O legume é conhecido por ser rico em vitamina C e atua diretamente como um protetor solar.

Sem contar que essa mesma substância é responsável pela produção de colágeno que atua na melhoria da saúde dermatológica. 

3 – Aumenta a imunidade

Se você está buscando um legume capaz de melhorar a sua imunidade não deixe de contar com a abóbora. 

Ela é rica em vitamina A, C e E, que são conhecidas por agir contra infecções e doenças graves. 

Leia também:

Conserve sua abóbora por mais tempo!


Agora que você já sabe que pode congelar abóbora crua, não perca mais tempo. Aproveite essas dicas que eu acabei de te passar para manter ela pronta para o consumo por mais tempo e congele a quantidade que você tem aí na sua casa. 

Eu espero que essas informações que eu acabei de te passar tenha te ajudado de alguma maneira ou que ao menos sirva para te inspirar um pouco mais. Inclusive, aqui no blog tem um artigo onde te apresento algumas receitas com abóbora incríveis. Não deixe de conferir!

Antes de ir eu preciso te agradecer pela sua companhia e atenção.

Te desejo boa sorte e até a próxima!