Pode colocar frango congelado na panela de pressão?

Você sabe se pode colocar frango congelado na panela de pressão? Hoje vamos esclarecer, de uma vez por todas, essa dúvida comum entre as pessoas que cozinham.

Isso porque, muitas vezes alimentos congelados, que não passam por um processo de descongelamento prévio, tendem a perder a textura e ter alterações no sabor.

Entretanto, com a correria do dia a dia, muitas vezes não temos tempo de esperar que a proteína descongele e naturalmente surge essa e outras dúvidas. Então, para responder essas questões preparamos esse texto.

Gostou? Vem com a gente e continue a leitura para saber muito mais.

Você pode se interessar em ler também:

Pode colocar frango congelado na panela de pressão?

Pode colocar frango congelado na panela de pressão

Sim! Você pode colocar frango congelado na panela de pressão, mas deve se atentar ao modo de preparo para garantir um bom resultado da sua receita.

Se feito corretamente, você tranquilamente pode retirar o frango do freezer e ir direto para a panela, que estará descongelando e cozinhando enquanto absorve todos os temperos que serão utilizados no preparo.

Muito bom não é? É realmente muito prático e ajuda muito em dias nos quais o processo de descongelamento, que normalmente é feito de forma lenta, podendo levar várias horas, não é viável e você precisa da refeição pronta em pouco tempo.

Mas antes de tudo, caso você tenha um micro-ondas, uma dica legal é descongelar parcialmente a ave nesse utensílio. Isso porque vai diminuir o tempo de cozimento na panela de pressão e evita também que a carne não cozinhe totalmente de forma homogênea.

Para isso basta colocar o frango num recipiente próprio para ir no micro-ondas e programar para a função descongelar.

Mas não se preocupe se você não tiver como fazer esse processo inicial, seguindo algumas dicas, você consegue um bom resultado utilizando apenas a panela de pressão também. Vamos conferir?

Como cozinhar frango congelado na panela de pressão?

  1. Primeiramente coloque os pedaços no fundo da panela e acrescente água, ou um caldo da sua preferência, até que a carne fique pelo menos parcialmente submersa;
  2. Tampe a panela e espere pegar a pressão, depois disso conte cerca de 5 minutos e desligue o fogo. Espere sair a pressão e retire o frango para ser cortado em pedaços menores – para que descongele mais rápido e absorva melhor os temperos;
  3. No caso de partes que não podem ser cortadas, você pode perfurar levemente a carne;
  4. Refogue a cebola e o alho e tempere o frango a gosto, devolvendo os pedaços para a panela de pressão e acrescentando um pouco de água;
  5. Agora, basta adicione quatro minutos ao tempo de cozimento para cada 2 cm de peito, coxa ou asa de frango congelados;
  6. Pronto! Esperando esse tempo a receita está pronta e você pode se deliciar.

Dica: você pode cozinhar o frango sozinho, como ensinamos acima ou também utilizá-lo em outras receitas, como sopas, por exemplo.

Se você  quer aprender uma receita de frango cozido delicioso e super prática, confira esse preparo sensacional que selecionamos para você!

Agora que você já sabe que pode colocar frango congelado na panela de pressão. Confira outras informações complementares que podem te auxiliar no preparo dessas receitas com frango congelado.

Quanto tempo leva para cozinhar certas partes do frango congelado na panela de pressão?

Para ajudar você a ter uma base em relação ao tempo de cozimento de acordo com a parte congelada do frango reunimos aqui algumas informações.

Lembrando que para se obter resultados melhores, use no máximo dois quilos da proteína e os pedaços congelados devem ser individuais.

Outro detalhe importante que deve ser relembrado é que você só deve começar a contar o tempo médio que vamos indicar abaixo depois que a panela pegar pressão.

  • Peitos: 15 minutos em liberação alta, rápida ou natural – no caso de estar sem pele e desossado – e 25 a 30 minutos em alta liberação natural, a depender da espessura da peça, para um peito com pele e ossos;
  • Coxas: 20 minutos em liberação alta, rápida ou natural – para peças sem pele e desossadas – e de 25 a 30 minutos em alta liberação natural, também a depender se são menores ou maiores, para coxas com pele e osso;
  • Asas: 20 minutos de altura, liberação natural;
  • Baquetas: 25 minutos de altura, liberação natural;

Conclusão

Sabendo agora que pode colocar frango congelado na panela de pressão, ficou mais fácil pensar em várias receitas práticas para o dia a dia, não é?

Bom, esperamos que as informações que reunimos nesse texto tenham sido úteis para você. Fala para a gente o que você achou e experimente também a receita. Vamos ficar felizes com os seu comentário.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima.