O que não pode colocar no micro-ondas? Descubra 7 coisas proibidas

O micro-ondas tem sido um grande aliado na cozinha de muita gente, principalmente porque esse eletrodoméstico desempenha diversas funções, que vão desde descongelar um alimento a preparação de receitas completas. Mas você sabe o que não pode colocar no micro-ondas? 

Essa é ainda uma das principais dúvidas relacionadas a esse equipamento e para esclarecer isso, de uma vez por todas, preparamos esse texto com uma lista de 7 materiais proibidos e os motivos para isso.

Se interessou? Então, continue a leitura e vem aprender a utilizar o seu micro-ondas de forma segura, evitando transtornos e até mesmo acidentes com o uso de recipientes inadequados.

Você pode se interessar em ler também:

O que não pode colocar no micro-ondas? Descubra 7 coisas proibidas

O que não pode colocar no micro-ondas

Levando em consideração o funcionamento do micro-ondas, é muito importante se atentar aos materiais que devem ser utilizados nessa máquina.

Caso contrário, o seu mal uso, pode gerar uma série de problemas, que vão desde o derretimento ou perda do recipiente a até mesmo explosões e risco a saúde.

Sabemos que, de fato, esse utensílio é bastante útil e prático, assim, para que você possa aproveitar todos os benefícios que ele oferece para o nosso dia a dia, confira a lista que preparamos com 7 coisas que não se deve colocar no micro-ondas.

Vamos lá?

1. Alguns tipos de plástico

É muito importante ficar atento ao tipo de plástico que você coloca no micro-ondas. Isso porque uma boa quantidade de recipientes feitos com esse material, quando aquecidos, liberam substâncias muito tóxicas para a saúde, como: a dioxina, o bisfenol A (BPA) e os ftalatos.

Sendo assim, o contato frequente com essas substâncias, através dos alimentos, pode provocar alterações hormonais, problemas nos rins, fígado, intestino e até mesmo câncer.

Mas existem alguns plásticos específicos que podem ser usadas nesse utensílio sem perigo de contaminação. Para se certificar você precisa conferir na embalagem se existe essa indicação ou um símbolo que corresponde a um triângulo com o número 5 dentro.

2. Isopor

Da mesma forma, o isopor, tendo como matéria-prima o poliestireno, quando aquecido no micro-ondas, libera uma substância potencialmente carcinogênico e também obesogênico.

Dessa forma, além do risco de provocar câncer, pode contribuir com a obesidade em adultos e crianças.

3. Alumínio

Já no caso do alumínio, o problema não está relacionado a prejuízos a saúde, como acontece com os dois itens mencionados acima. Sendo assim, não libera substâncias cancerígenas mas pode gerar acidentes graves, como incêndios.

Isso acontece porque o eletrodoméstico funciona com ondas eletromagnéticas, quando entram em contato com o alumínio, geram correntes elétricas e consequentemente um superaquecimento desse material.

Lembrando que qualquer metal é um ótimo condutor de eletricidade, então nada de alumínio no micro-ondas.

4. Louça com detalhes dourados/prateados

Louça é super aprovado para o uso no micro-ondas, mas atenção! Quando esses objetos possuem detalhes dourados e prateados, normalmente possuem tinta metalizada. Então, ocorre o mesmo processo que mencionamos com o alumínio.

5. Vidros não-refratários

Apesar da maioria dos vidros comercializados hoje em dia serem refratários, ou seja, suportam altas temperaturas, você pode possuir algum que não possui essa característica.

O que pode acontecer nesses casos é o vidro se estilhaçar quando o objeto é aquecido por muito tempo. Os vidros, da mesma forma, não podem ter nenhum detalhe metálico.

6. Sacos de papel

Sabe aqueles sacos marrons de padaria? Também não devem ser utilizados, porque segundo o Departamento de Agricultura americano eles podem provocar fogo e além disso, como outros materiais listados acima, emitem substâncias tóxicas que prejudicam a saúde.

Em especial se tiver algum desenho, ou algo escrito, a tinta quando aquecida é venenosa para o ser humano.

7. Madeira e bambu

No caso de utensílios feitos de madeira ou bambu, quando levados ao micro-ondas podem acabar trincando, rachar e se partir ao meio. Por isso, evite-os também.

Agora que você já sabe o que não pode colocar no micro-ondas, em relação a utensílios, confira também alguns alimentos que podem gerar problemas quando submetidos ao processo que ocorre no micro-ondas e também trazerem riscos a saúde.

Quais alimentos não podem ir ao micro-ondas?

Para responder essa pergunta de forma mais completa, confira o vídeo que selecionamos para você! Nele essas informações estão explicadas detalhadamente.

Mas vale mencionar que qualquer alimento com casca deve ser evitado no micro-ondas, porque eles podem explodir.

https://www.youtube.com/watch?v=-vZEE7HOA9s&ab_channel=Natureba

Sabendo agora o que não pode colocar no micro-ondas, ficou mais fácil se organizar aí na sua casa, não é? Bom, espero que as informações do texto tenham sido úteis para você!

Fala para a gente o que você achou, vamos ficar felizes em saber a sua opinião.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima.