Como amolecer feijão duro?

Se sua dúvida é sobre como amolecer feijão duro, então esse artigo foi feito para você. Aqui vou te mostrar 2 truques infalíveis que eu uso para diminuir o tempo de preparo dessa receita e que ainda ajuda em outras questões. 

Fica comigo até o final e veja o que preparei para você.

O que fazer para amolecer o feijão?


Como amolecer feijão duro

O feijão é muito consumido no nosso país e com o tempo foram surgindo várias técnicas para facilitar a vida de quem cozinha. 

A grande dificuldade ao preparar essa receita quando estamos com pressa é o tempo de cozimento do grão. Sabemos que se ele estiver muito duro, pode demorar bem mais de 1 hora para que ele chegue em uma textura agradável. 

Aqui em casa, quando eu quero adiantar esse processo, eu sempre coloco o feijão para ferver antes de misturar com os temperos. 

A dica é que enquanto você estiver cortando os ingredientes e recheando a carne, o feijão esteja no fogo em água fervente. 

Isso vai ajudar a retirar o restantes dos gases que compõem esse grão e também vai diminuir o tempo de cozimento dele. 

Quando desligar, escorra o feijão e lave para depois adicionar aos temperos. 

Colocar de molho ajuda?


Tem como amolecer feijão duro deixando de molho e essa dica não veio de agora. Nossos avós já faziam isso e a ciência confirmou a eficácia. 

Além de ser o recomendado para que seja reduzido os efeitos de gases intestinais, fazer isso também acelera o cozimento do feijão e ajuda nosso organismo a absorver com mais facilidade as vitaminas e minerais como cálcio, zinco, ferro e magnésio. 

Esse processo é chamado de remolho e é necessário deixar o grão em um recipiente coberto com água. Eu costumo trocar essa água pelo menos 2 vezes, mas isso vai de cada um. 

Esse remolho precisa ser feito por 8 a 12 horas antes do cozimento. Esse é o máximo de tempo que ele pode ficar de molho, pois passando disso, o feijão pode desmanchar ao cozinhar ou até mesmo fermentar. 

Caso não tenha esse tempo todo ou esqueça de realizar esse processo, eu indico que você deixe ele de molho em água fervente por 1 hora. Não precisa deixar no fogo se não quiser, basta ferver a água, cobrir o feijão e aguardar o tempo. 

Como amolecer feijão duro rapidamente na panela de pressão?


amolecer feijão com vinagre

Essa dica vai te ajudar não só a amolecer o feijão, mas também a economizar gás já que não passa de 10 minutos com o fogo ligado.

O processo de temperar o feijão é o mesmo, o que muda é na hora de colocar e tirar da pressão.

Tempere as carnes, adicione o feijão e a água. Se possível, coloque a água já quente, isso reduz o tempo de fervura. 

Depois disso tampe a panela de pressão e espere chiar. Quando isso acontecer aguarde mais 3 minutos, desligue o fogo e deixe que o ar saia sozinho! Essa é a parte mais importante. 

Assim que todo o ar sair, abra a panela, mexa delicadamente e tampe novamente. Repita o processo, espere chiar, desligue e deixe o ar sair sozinho. 

Depois disso seu feijão estará com a textura ideal, mas saiba que para esse processo acontecer de forma eficaz é necessário que a sua panela de pressão esteja funcionando corretamente. Confira se a borracha está em bom estado, pois se não tiver, a pressão não pega e esse método não vai funcionar. 

Leia também: Como deixar o caldo do feijão grosso?

Aposte nessas dicas!


Com essas dicas que acabei de te passar, você já sabe como amolecer feijão duro e ainda por cima economizar gás, já que nesses últimos tempos ele tem se tornado artigo de luxo!

Então não deixe de aproveitar para colocar em prática tudo que te passei e lembre que utilizar um método não anula a possibilidade de usar algum outro, mas tenha cuidado pois o ponto pode passar rapidamente desse jeito.

Espero que essas informações tenham te ajudado e depois volta aqui para me contar se deu tudo certo!

Até a próxima!