Pão caseiro simples e rápido com água

No artigo de hoje vou te apresentar algumas receitas de pão caseiro simples e rápido com água. São 3 receitas maravilhosas que você pode preparar aí na sua casa ainda hoje.

Além disso, vou te contar também qual a função da água na massa de pão e também quantas calorias esse pão tem. Confira!

Conheça 3 receitas de pão caseiro simples e rápido com água


1. Pão de água sem ovo

Essa receita abaixo é super econômica e simples de preparar. No vídeo você vai receber dicas e vai acompanhar o passo a passo para fale ele aí na sua casa. 

2. Pão folha

Esse pão é bem diferente do que estamos acostumados. Ele é feito em formato de disco e são usados apenas 4 ingredientes. Sua origem é Árabe e essa receita super versátil rende até 8 pães. Você pode preparar sanduíches ou até mesmo panquecas. Experimente!

3. Pão francês de água e sal

Se você está procurando por uma receita de pão francês que seja feita com água, essa é uma ótima opção para você experimentar aí na sua casa. São poucos ingredientes utilizados e ela é super rápida de preparar. Confira!

Qual a função da água na massa do pão?


Se você pretende preparar um pão de qualidade, com textura macia e sabor de dar água na boca, você precisa saber que o grande responsável por essas características é a água. 

É ela quem regula a consistência e a temperatura da massa. Sem a água, a massa não desenvolve da forma correta, alterando o resultado final. 

O contato da água com o glúten faz com que a massa se desenvolva e facilita as etapas dos processos de panificação. 

Quantas calorias tem o pão de água?


pão caseiro simples e rápido com água

Essa é uma das vantagens do pão de água. Quando comparado com os pães tradicionais, ele se torna ainda mais indicado. 

Um pão francês feito com água, sal, farinha de trigo e fermento possui em torno de 140 calorias por unidade.  

O indicado é que seja consumido apenas um pão tradicional por dia. 

Use água morna!


Provavelmente você já reparou que a maioria das receitas de pão que utilizam água como líquido, indica que é para deixar ela um pouco morna antes de adicionar a massa. 

Isso é porque a água morna ajuda no desenvolvimento do fermento, mas tome bastante cuidado nessa hora. Caso a temperatura esteja elevada, você pode acabar matando o fermento da massa.

O fermento nada mais é do que micro-organismos que são responsáveis pelo crescimento do pão e se em um momento de desatenção você adicionar água quente, ele provavelmente vai ser queimado e você vai ter um bolo solado. 

Leia também: Pão de fermentação natural

Experimente essas receitas!


Agora que você já conhece essas 3 receitas de pão caseiro simples e rápido com água, só falta começar a prepará-las para a sua família. 

As 3 são super simples e rápidas e caso você queira deixá-las ainda mais saudáveis, você pode usar farinha de trigo integral ou até mesmo adicionar alguns grãos na massa. Fica uma delícia!

Eu espero que essas informações que acabei de te passar tenha te ajudado a encontrar o que você está procurando.

Se for possível, deixa aqui nos comentários qual foi a receita que você escolheu preparar aí na sua casa e me diz se você gostou do resultado também. Eu vou adorar saber!

Agradeço a você pela sua atenção e até a próxima!

Boa sorte!