O que fazer quando a massa da torta fica mole?

Se você está querendo saber o que fazer quando a massa da torta fica mole, não deixe de acompanhar esse artigo que preparei especialmente para você. 

Por aqui eu também vou te contar o que pode ocasionar isso e é claro que eu vou te passar algumas dicas legais para você nunca mais errar nessa receita. Confira!

Descubra o que fazer quando a massa de torta fica mole


o que fazer quando a massa da torta fica mole

Existem diversas receitas de massa de torta e eu posso te garantir que não são difíceis de preparar, mas é necessário ter um nível de habilidade na cozinha para que dê tudo certo. 

Quando um passo é feito de forma indevida, corre o risco dessa massa não sair com o esperado, deixando sua receita sem estrutura e tornando muito complicado de desenformar e servir de uma forma apresentável. 

Se você está preparando uma torta de forno e percebeu que ela se mantém mole mesmo depois do tempo indicado para assar, não tenha medo. Abaixe o fogo e deixe por mais tempo até que ela alcance uma textura mais firme, mas esteja sempre atenta para não queimar. 

Caso você esteja fazendo uma torta gelada e percebeu que a massa da torta não firmou, não pense duas vezes para levar a forma para o congelador. 

Deixe o fundo da forma em contato com a parte mais gelada e aguarde pelo menos 30 minutos. 

O que pode deixar a massa da torta mole?


Se você está fazendo uma massa de forno, um dos principais motivos para que a massa fique mole é o excesso de líquido ou gordura.

Esses ingredientes em elevadas quantidades, fazem com que a massa fique desequilibrada e se comporte de forma inesperada no forno. 

Já uma torta gelada o mais comum de acontecer é você deixar a massa seca demais e não compactar ela da forma correta no fundo da forma.

Outra coisa que pode acontecer nesse tipo de torta, é o recheio estar mais líquido do que deveria e a massa acabar absorvendo umidade. 

Pré-asse a massa antes de adicionar o recheio


Essa é uma dica muito conhecida no mundo da culinária e indicada por diversos chefes de cozinha em todo o mundo. 

Se por acaso você estiver preparando uma receita de massa torta quebradiça, é indicado que você pré asse a massa antes de adicionar o recheio. 

Realizar esse passo vai fazer com que ela crie uma película de proteção que vai ajudar a massa a não absorver tanto a umidade do recheio. 

Deixe por no máximo 15 minutos em forno pré aquecido em 180º e em seguida montar a torta novamente. 

Outra coisa que você pode fazer também para evitar que a massa fique mole é adicionar uma camada de algum ingrediente antes do recheio.

Os mais usados são a ganache, chantilly ou até mesmo frutas secas. 

O que fazer se o recheio da torta ficar líquido demais?


como salvar massa da torta mole

Se o problema for no recheio da sua torta doce, não precisa se desesperar pois existe solução.

Caso você esteja usando apenas um tipo de recheio em creme e ele não estiver firme o suficiente, você pode removê-lo completamente e tentar acertar o ponto com gelatina ou até mesmo voltar para o fogo até engrossar novamente. 

Enquanto isso, eu aconselho você a voltar sua massa para o forno, pois ela deve ter absorvido umidade do recheio. 

Se por acaso você está usando um recheio que não pode ser retirado, eu indico levar essa torta direto para o congelador ainda na forma. 

Deixe lá até que ele alcance a textura desejada. 

Leia também: O que servir com torta de frango?

Experimente essas dicas!


Agora que você já sabe o que fazer quando a massa da torta fica mole, não perca mais tempo. Comece a experimentar essas dicas aí na sua casa e sirva a torta perfeita para a sua família. 

Eu tenho certeza que dessa vez você vai conseguir preparar essa receita sem nenhum erro. 

Se você conhece alguma outra forma de salvar massa de torta que ficou mole, me conta aqui nos comentários. Eu vou adorar saber!

Espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira. 

Obrigada pela sua companhia e atenção até aqui!

Boa sorte e até a próxima!