O que fazer para o quiabo não babar? 

No artigo de hoje vou te mostrar o que fazer para o quiabo na babar. Esse é um dos motivos que faz muita gente detestá-lo, mas eu posso te garantir que você consegue se livrar dessa característica apenas com um pouco de limão ou vinagre. 

Fique tranquilo que logo abaixo eu vou te explicar como tirar a baba do quiabo de forma simples e além disso, vou te ensinar uma receita de quiabo frita que você vai amar! Confira!

Você sabia que o quiabo é uma fruta?


O que fazer para o quiabo não babar 

Muita gente considera o quiabo um legume ou até mesmo verdura, mas acredite em mim, o quiabo na verdade é uma fruta. 

Ele é classificado como um fruto apenas pelo fato de possuir sementes dentro dele, assim como o tomate. 

Inclusive, você pode usar essas sementes para plantar quiabo na sua casa. Se você mora em uma região que faz frio, os melhores meses para realizar a produção são entre setembro e janeiro. Já nas regiões quentes durante todo o ano é possível plantar e você vai realizar a colheita entre 60 e 80 dias. 

4 formas de tirar a baba do quiabo


Agora vou te mostrar algumas maneiras de tirar completamente a baba do quiabo. São 4 opções e cabe a você decidir a que mais se encaixa no preparo da sua receita.

Como tirar baba do quiabo com vinagre

Esse método é um dos mais conhecidos e só precisa de água e vinagre. Faça essa mistura com 3 colheres de vinagre e deixe descansar por 30 minutos. 

Depois lave os quiabos e seque bem! O preparo pode ser feito normalmente. 

Usando limão

Existem duas maneiras de eliminar a baba do quiabo com limão. A primeira forma é necessário cortar as pontas do quiabo e deixar de molho por 30 minutos em uma vasilha com água e suco de um limão. 

Depois desse descanso, basta lavar com água corrente e secar. O preparo pode ser de acordo com a sua preferência. 

O outro jeito de tirar a baba é depois de todo o preparo. Nesse momento você precisa adicionar limão por cima dele. Desse jeito a acidez do limão vai separar a baba do quiabo de forma rápida, mas antes de realizar esse procedimento observe se na sua receita cabe adicionar o limão. 

Quiabo grelhado

como tirar a baba do quiabo com vinagre

Essa é umas das formas mais práticas para retirar a baba do quiabo e o melhor é que desse jeito você vai ter um quiabo super saboroso porque ele é feito com alho. 

Primeiro lave e seque bem os quiabos. Depois coloque em uma frigideira antiaderente um fio de azeite e dois dentes de alho em fogo médio. Adicione alguns quiabos, não muitos pois todos precisam entrar em contato com o fundo da frigideira. 

Tempere com sal e pimenta e deixe tostando. Faça movimento pressionando para ajudar a tostar, depois que tiver com a pele do quiabo queimadinho, vire de lado e repita o mesmo processo. Esse queimado que fica é que vai dar um sabor diferenciado à fruta. 

Quiabo frito

Desse jeito será necessário lavar, secar bem e cortar em rodelas ou na diagonal. Utilize uma frigideira antiaderente com 2 colheres de azeite de oliva. Quando esquentar adicione os quiabos e frite mexendo bem. Aos poucos a baba vai soltando e secando no fundo da frigideira, que pode ficar com a aparência de queimado, mas é assim mesmo que tem que ser.

Esse queimado é que traz o sabor especial do quiabo. Então não se preocupe! No final desse preparo, seu quiabo estará sequinho, sem baba. Agora basta temperar com sal e servir da maneira que quiser. 

Dica extra: Se você reparou bem, todos os métodos pedem que você seque bem todos os quiabos. Isso é porque ele não pode entrar em contato com água de forma alguma antes de ir para o fogo, senão a baba não vai secar. Inclusive, se você for cortar em rodelas até a faca precisa estar seca.

Leia também: Quais legumes podem ser congelados

Utilize um desses métodos!


Agora você já aprendeu o que fazer para o quiabo não babar, então só falta iniciar o preparo e se deliciar. 

Qualquer um desses métodos que você utilizar será capaz de eliminar essa característica do quiabo. Então não perca mais tempo e experimente!

E por favor, volta aqui depois para me contar se deu certo e se você gostou!

Até a próxima.