O que fazer para o bolinho de chuva não ficar encharcado? 

No artigo de hoje eu vou te contar o que fazer para o bolinho de chuva não ficar encharcado depois de pronto. 

Selecionei diversas dicas super simples que vão te ajudar nessa missão de preparar o melhor bolinho de chuva da sua vida. Confira!

Ajuste a temperatura do óleo


que fazer para o bolinho de chuva não ficar encharcado

Isso mesmo! Se você quer fazer um bolinho de chuva perfeito, saiba que é importante que o óleo da fritura esteja na temperatura correta. 

Um óleo frio faz com que a massa absorva a gordura e o resultado é um bolinho bem gorduroso. 

Para garantir que o óleo já alcançou a temperatura ideal, use um termômetro de cozinha e comece a fritar quando alcançar cerca de 170ºC.

Não faça bolinhos médios


Sim! O tamanho dos bolinhos podem sim interferir na qualidade final dele, por isso tenha bastante cuidado na hora de modelar. 

Caso você faça bolinhos grandes, o centro dele corre o risco de não cozinhar completamente. Já os pequenos demais perdem a maciez ainda na fritura. 

Para garantir que eles fiquem com a textura e um dourado uniforme, faça bolinhos de chuva 

médios. 

Frite rapidamente!


Essa é uma dica que vai fazer toda a diferença no resultado do seu bolinho de chuva. 

Caso você esteja utilizando o óleo na temperatura indicada, saiba que não precisa fritar o bolinho por muito tempo. 

Depois de aquecer bem o óleo, frite a massa em fogo médio para alto, para que eles formem uma casca dourada por fora e permaneçam bem macios por dentro. 

Demorar na fritura ou fritar em fogo baixo faz com que esses bolinhos fiquem encharcados. 

Siga à risca a sua receita!


Parece ser uma dica bem clichê, mas a verdade é que um dos principais motivos para o bolinho de chuva ficar encharcado ou com a textura incorreta é o desequilíbrio dos ingredientes adicionados nessa receita. 

Se por acaso você estiver usando uma massa muito úmida, com excesso de líquidos, saiba que muito provavelmente sua massa não vai ficar legal. 

Essa massa não pode ficar muito líquida. A textura perfeita é bem parecida com a massa de bolo. 

Não frite muitos bolinhos de uma só vez!


Eu preciso que você saiba que ao adicionar uma grande quantidade de bolinhos de chuva nesse óleo quente, corre o risco de diminuir a temperatura desse óleo e alterar completamente o processo de fritura. 

Sem contar que ao colocar muitos bolinhos é muito provável que eles grudem antes de fritar. 

Além disso, é bom deixar um espaço na panela da fritura pois você vai precisar virar esses bolinhos várias vezes, até que alcance a cor certa.

Remova o excesso de gordura do bolinho de chuva


como fazer bolinho de chuva caseiro

Esse é o último passo para ter um bolinho de chuva perfeito feito em casa. 

É importante que você saiba que depois de fritar seu bolinho de chuva, é necessário retirar o excesso de óleo dele. 

Para isso, tem muita gente que deixa ele escorrendo em algum tipo de grande específica para essa função, mas caso você não tenha uma em casa, é possível fazer o mesmo utilizando o papel toalha. 

Depois de finalizar a fritura, basta ao finalizar a fritura transferir o bolinho para a grande ou para um prato coberto com papel toalha e em seguida cobrir com mais um papel toalha. Deixe assim por cerca de 5 minutos. 

Leia também: Comidas para dias chuvosos

Não deixe para depois!


Agora que você já sabe o que fazer para o bolinho de chuva não ficar encharcado, não perca mais tempo. Aproveite todas essas dicas que eu trouxe para você e experimente aí na sua casa.

Ah, por acaso você conhece alguma outra dica para não deixar esse bolinho encharcado? Se sim, não esquece de deixar aqui nos comentários que eu vou amar saber!

Além disso, eu não posso deixar de te agradecer pela sua companhia até aqui. Ela é sempre muito importante para todos nós. 

Eu realmente espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira. Sigo torcendo para que você tenha encontrado aqui não só dicas incríveis como também um pouco mais de inspiração para colocar as mãos na massa. 

Te desejo boa sorte e até o próximo artigo!