O que fazer com o milho cozido que ficou duro? Tem como amolecer?

No artigo de hoje eu vou te contar o que fazer com o milho cozido que ficou duro. Selecionei algumas opções para você tentar aproveitar esse ingrediente da melhor forma. 

Além disso, você também vai encontrar aqui algumas dicas importantes que podem te ajudar a evitar que isso aconteça. Confira!

Qual o tempo de cozimento correto do milho?


O que fazer com o milho cozido que ficou duro

O milho não é um legume que se for feito na panela de pressão é bem rápido e prático. 

Dessa forma, é necessário aguardar 10 minutos depois que pega a pressão e em seguida desligar e deixar o ar sair sozinho. Esse tempo vai fazer com que ele chegue no ponto ideal. 

Já em uma panela comum, pode demorar em torno de 1 hora para que ele chegue em uma textura agradável. 

Lembrando que é importante respeitar o tempo de cozimento, pois se esse processo acontecer por um tempo exagerado, você corre o grande risco de deixar o milho duro. 

Descubra o que fazer com o milho cozido que ficou duro


Existem diversos motivos para o milho cozido ficar duro, um dos mais comuns é deixar ele cozinhando por muito tempo.

Caso isso aconteça aí na sua casa, saiba que você não vai conseguir deixar esse legume macio novamente, mas você não precisa jogar ele no lixo. 

Ele pode ser aproveitado para preparar diversas receitas que levam aquele milho em lata. É só fazer a substituição que o resultado será o mesmo. 

Logo abaixo eu vou te apresentar opções de o que fazer com o milho cozido que ficou duro. Confira:

1 – Creme de milho

No vídeo abaixo você vai acompanhar o passo a passo para fazer essa receita de creme de milho que é um sucesso por onde passa. 

Na lista de ingredientes dessa receita você vai encontrar 2 latas de milho, mas você pode substituir pelo milho que não ficou macio. 

2 – Bolo de milho

O bolo de milho tem lugar garantido na mesa dos brasileiros e para preparar ele não existe segredo. 

Ele é feito no liquidificador e você também pode usar o milho que ficou duro. O resultado é o mesmo! Experimente!

3 – Pão de milho de liquidificador

O pão de milho é um dos mais consumidos aqui no Brasil e você pode preparar ele em casa com esse milho que não deu certo. 

A grande vantagem dessa receita é que ela rende muito! Não deixe de conferir o passo a passo no vídeo abaixo. 

Como evitar que o milho fique duro?


Existem 2 segredos que pouca gente sabe, mas que são super úteis na hora de cozinhar milho macio em casa.

Um deles consiste em adicionar um pouco de leite na água do cozimento. Isso vai fazer com que seu milho fique com uma textura agradável e também vai deixar ele mais suculento. 

O outro segredo é adicionar uma colher de açúcar nessa água. Além de deixar o milho uma delícia, ele também vai deixar o grão mais macio. Experimente!

Como conservar milho fresco?


O que fazer com o milho cozido

Se você quer conservar o milho fresco por mais dias, saiba que não será possível prolongar a vida útil desse ingrediente por muito tempo. 

O que você pode fazer para ajudar a manter ele apto para o consumo por mais tempo é deixar ele na geladeira dentro de um saco plástico. O saco serve para criar um ambiente úmido, o que mantém os grãos frescos por mais tempo. 

Caso queira você também pode deixar ele fora da geladeira, mas dessa forma é importante você saber que ele só vai durar no máximo 2 dias. 

Leia também: Quanto tempo demora para cozinhar milho?

Aproveite essas dicas!


Acredito que agora que você já sabe o que fazer com o milho cozido que ficou duro, não tem porque jogar ele fora quando isso acontecer, não é mesmo? 

Então não perca mais tempo. Aproveite essas dicas que acabei de te passar e tente preparar uma dessas receitas acima. Eu tenho certeza que você vai adorar!

Eu espero que esse artigo tenha te ajudado a encontrar o que você estava procurando. 

Obrigada pela sua companhia e boa sorte!

Até a próxima!