O que é flocão de milho? 10 receitas feitas com ele

Se você está procurando saber o que é flocão de milho, não deixe de acompanhar esse artigo que preparei  especialmente para te passar informações sobre esse ingrediente super versátil. 

Além disso, aqui vou te apresentar também algumas receitas deliciosas que você pode preparar com o flocão de milho. Confira!

Descubra o que é flocão de milho


o que é flocão de milho

O flocão de milho é o resultado da moagem dos grãos de milho, mas não confunda esse ingrediente com a farinha de milho. São preparos diferentes que resultam em ingredientes diferentes e consequentemente preparos diferentes também. 

O milho é o ingrediente que dá origem ao flocão e para chegar nesse resultado é necessário passar  por um processo de laminação para alcançar o formato de flocos e logo depois seguem para uma etapa de pré-cozimento. 

Esse produto também é conhecido em alguns lugares do Brasil como “milharina” e a partir dele são feitas diversas receitas tradicionais brasileiras. 

Descubra como preparar


Existem diversas formas de preparar esse ingrediente, mas qualquer receita que leve o flocão de milho precisa passar por um processo de hidratação. 

Isso nada mais é do que misturar um pouco de água no flocão e deixar descansar por alguns minutos. 

Esse processo faz com que o ingrediente se torne mais macio e saboroso quando a sua receita for finalizada. 

Conheça 10 receitas com flocão 


1 – Cuscuz

2 – Bolo de flocão 

3 – Mingau 

4 – Farofa 

5 – Pão de flocão

6 – Frango empanado com flocão

7 – Canjica 

8 – Pamonha

9 – Sopa de flocão

10 – Polenta 

Leia também: Receitas de pão de milho caseiro

Faça a sua escolha!


Agora que você já sabe o que é flocão de milho e como preparar ele, ficou mais fácil preparar essas receitas não é mesmo? 

Então aproveite essas opções de pratos que acabei de te apresentar para preparar uma refeição deliciosa aí na sua casa. 

Por esse ingrediente ser super versátil, ele oferece diversas possibilidades para você. O flocão de milho combina com qualquer tipo de acompanhamento, seja ele uma carne, frango e até mesmo peixes. A grande dica que faz com que seu prato tenha um sabor diferenciado é a forma que você tempera esse flocão depois de pronto. 

Eu espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira e se você conhece alguma outra receita com flocão de milho que não tenha sido citada aqui, me conta aqui nos comentários, tá certo? Eu vou adorar saber!

Te agradeço pela sua companhia até aqui e te desejo boa sorte!

Até a próxima!