O que comer a noite? 4 receitas antes de dormir

Está procurando o que comer a noite? Nesse artigo vou te contar quais são os alimentos mais indicados para comer nesse horário que podem te ajudar a ter um sono mais tranquilo. 

Além disso, vou te deixar algumas receitas para você preparar com esses alimentos. 

Confira!

Descubra porque comer alimentos leves antes de dormir


o que comer a noite

Provavelmente você já ouviu alguém falar que as refeições da noite precisam ser leves e saudáveis para que você tenha uma noite de sono tranquila e eu posso te garantir que essa é a mais pura verdade. 

Alguns alimentos possuem substâncias que ajudam a relaxar e a induzir o sono. Já alimentos pesados e gordurosos são mais difíceis do nosso organismo digerir e por isso não são recomendados.

Outra coisa importante é se alimentar pelo menos 2 horas antes de se deitar. Isso porque quando entramos no processo de dormir, todos os sistemas do nosso corpo tendem a desacelerar e trabalhar de forma mais lenta.

Quando nos alimentamos e logo em seguida deitamos para dormir, nosso corpo permanece em estado de alerta por conta da digestão e isso ocasiona a produção de diversos hormônios, principalmente o do estresse.

Saiba o que comer a noite para dormir bem


Como falei acima, diversos alimentos são indicados para refeições nesse horário pois possuem algumas substâncias que ajudam no relaxamento do nosso corpo. 

Logo abaixo eu vou listar alguns, te contar onde ele pode te ajudar e também vou te deixar uma ideia de receita para você fazer aí na sua casa. Confira:

1. Banana com aveia

Você pode preparar uma vitamina batida no liquidificador ou até mesmo amassar com um garfo e misturar com a aveia, vai de acordo com o seu gosto. 

O importante é que esses alimentos quando unidos tem o poder de relaxar, ajuda na indução do sono e também mantém a sensação de saciedade por mais tempo. 

2. Saladas 

Essa é uma opção bem clássica para comer a noite. Um prato leve de salada bem temperada é um grande aliado de quem quer se alimentar bem antes de dormir. 

Na hora de temperar, lembre-se de usar azeite extra virgem. Ele faz com que a digestão seja mais lenta, deixando você saciado por mais tempo. 

3. Abacate

Muita gente considera o abacate uma fruta pesada, por conta da sua gordura, mas ele é uma das principais fontes naturais de vitaminas do complexo B, que são responsáveis por uma noite de sono bem dormida.

Além disso, o abacate tem o poder de reduzir o hormônio do estresse, o famoso cortisol. 

Só não exagere, pois como disse acima, o abacate é uma fruta que possui um teor de gordura elevado, não abuse na quantidade para que ele não cause desconforto. 

4. Peixe

O peixe é um animal de carne branca e é muito recomendado para um jantar saudável. 

Quando combinado com uma salada bem verde é possível ter uma dupla perfeita que propicia uma noite de sono dos deuses. 

O ideal é que ele seja preparado grelhado ou no forno, sem muita gordura. 

Descubra o que não comer a noite


Lá no início eu te  falei que existem alguns alimentos que prejudicam na hora de cair no sono. Isso porque existem substâncias, como a adrenalina, que não permite que os sistemas do nosso corpo repouse como devem. 

Pensando nisso, eu resolvi te contar quais são os alimentos menos recomendados pelos especialistas. Confira:

Alimentos gordurosos

Como já mencionei, os alimentos que possuem muita gordura são mais difíceis do nosso corpo digerir.

Eles cobram muita energia do sistema digestivo e isso faz com que o corpo se mantenha em alerta mesmo quando estamos dormindo. São eles os responsáveis por uma noite agitada e muitas vezes uma insônia que dura a noite inteira. 

Carne vermelha

Já foi comprovado que a carne vermelha agride nosso organismo de diversas formas. Ela pode resultar em obesidade, doenças cardiovasculares, câncer, aumento do nível de colesterol e entre outras coisas. 

Mas quando consumida durante a noite, a principal preocupação é quanto a demora da digestão. Esse é um dos alimentos que nosso corpo encontra mais dificuldade para digerir. 

Sem contar que a carne vermelha nos deixa com a sensação de inchaço, estômago cheio e gases. 

Cafeína

Obviamente essa é uma substância que deve ser evitada durante a noite.

E a cafeína não é encontrada apenas no café. Ela pode ser vista também em chocolates, erva-mate, açaí, refrigerantes de cola e frutos do guaraná. 

Leia também: Tempero para salada de alface

Experimente!


Agora que você já sabe o que comer a noite, experimente algum desses alimentos e veja se ele realmente faz diferença na qualidade do seu sono. 

Mas saiba que essa mudança não vai ser do dia para noite. Crie uma rotina de alimentação saudável e veja que as melhorias vão surgindo automaticamente. 

Eu espero que essas informações que eu te trouxe tenham esclarecido as suas dúvidas. 

Te desejo uma boa noite de sono e até a próxima!