Legumes para sopa: O que não pode faltar?

Se você está se perguntando quais são os tipos de legumes para sopa, então acredito que esse artigo foi feito especialmente para você.

Aqui eu vou te contar o que não pode faltar nessa receita e você vai sair daqui sabendo preparar uma sopa deliciosa.  Confira!

Quais são os legumes mais usados na sopa?


Legumes para sopa

A sopa é um dos pratos mais populares do mundo e isso se deve principalmente a facilidade de preparar essa receita e também por ser um prato com alto teor nutritivo. 

Sem contar que é uma receita super em conta. Os ingredientes usados são baratos e com um pouco de cada coisa você consegue preparar uma receita para várias pessoas. 

A principal base de qualquer receita de sopa é pelo menos 2 legumes diferentes, a combinação quem vai fazer é você de acordo com o seu gosto. Os principais legumes para sopa são os seguintes:

  • Cenoura;
  • Batata;
  • Beterraba;
  • Chuchu;
  • Abóbora;
  • Vagem;
  • Repolho;
  • Couve;
  • Alho poró;
  • Brócolis.

Mas lembre-se que essa é uma receita que não tem muita regra, tá? Então se tem algum outro legume que você gosta e não foi listado, não pense duas vezes em usar. Eu tenho certeza que vai ficar uma delícia também. 

Posso fazer sopa com sobras do almoço?


Um dos motivos da sopa ser um prato tão popular, é justamente pela possibilidade que ela oferece de você preparar um prato super saboroso apenas com as sobras que você tem na geladeira. 

Sempre que faço salada de legumes no almoço e sobra, é certo que no jantar vai ser sopa. Essa salada, que provavelmente iria para o lixo, se transforma em uma outra refeição super saudável. 

Você também pode usar sobras de feijão, macarrão, sobras de arroz, carnes cozidas, fritas e assadas e as sobras de frango você pode aproveitar para fazer uma canja.

É preciso adicionar carne na sopa?


Essa é uma pergunta muito fácil de responder: não! 

Eu ainda não encontrei nenhuma receita de sopa que não pudesse ser feita sem carne. Isso vale para qualquer tipo de proteína animal.

A grande vantagem da sopa é essa, ela agrada diversos paladares sem muito esforço. Se você estiver pensando em servir uma sopa vegetariana, é possível criar sabores incríveis. 

Dicas para fazer uma sopa deliciosa!


sopa de legumes

Fazer uma boa sopa é relativamente fácil, mas existem umas técnicas que você pode experimentar e quem sabe se apaixonar. Confira!

1 – Adicione queijo ralado

Em diversos lugares do Brasil é comum adicionar queijo ralado por cima da sopa na hora de servir. Se você tiver um maçarico em casa, eu aconselho você a dourar um pouco esse queijo e experimentar. Eu tenho certeza que você vai adorar!

2 – Sirva com torradas

As torradas são uma das melhores opções de acompanhamento para sopa. O ideal é que ela esteja crocante e quentinha. Se quiser caprichar, corte as fatias de pão em pequenos quadradinhos, regue com azeite e deixe no forno por 15 minutos. 

3 – Faça uma sopa cremosa

Se você finalizou sua receita e não gostou do resultado final? Não se preocupe, ainda tem jeito! Bata tudo no liquidificador, prepare mais um refogado e deixe rechear até ferver. Fica uma delícia!

Conheça 2 receitas de sopas deliciosas!


1 – Sopa tradicional

Essa é uma receita bem conhecida aqui no Brasil e a verdade é que ela é bem fácil de preparar. Os ingredientes utilizados são fáceis de encontrar e no vídeo abaixo você vai ter acesso ao passo a passo detalhado desse preparo. Confira!

2 – Sopa cremosa

Esse é um tipo de sopa diferente, mas muito saborosa. Ela é feita com um refogado concentrado e depois é batida no liquidificador para alcançar a textura cremosa. 

Comece a preparar a sua sopa!


Como eu te falei acima, para fazer sopa você não precisa seguir regras. Basta juntar os legumes e temperos que você tem na sua geladeira e seguir o passo a passo dessas receitas que acabei de te apresentar. 

Os legumes para sopa mais usados são aqueles que listei para você. Além desses, você costuma adicionar algo mais? E qual é o ingrediente que não pode faltar na sua sopa? Deixa as respostas aqui nos comentários, eu vou adorar saber!

Espero que essas informações que eu te trouxe hoje tenham te ajudado de alguma maneira.

Te agradeço pela sua companhia até aqui e te desejo sorte. 

Até a próxima!