Como usar salsão na sopa? Veja como fazer fácil e rápido

Por acaso você está querendo saber como usar salsão na sopa? Então não deixe de acompanhar esse artigo que preparei especialmente para esclarecer suas dúvidas. 

Aqui também vou te contar como limpar o salsão e como aproveitá-lo da melhor forma. Confira!

Como limpar salsão?


como usar salsão na sopa

Existe uma prática importante na hora de limpar o salsão que nem todo mundo fala, mas eu vou te ensinar aqui. 

A primeira coisa que você precisa fazer é separar os talos do salsão. Para isso você vai cortar as duas extremidades com uma faca afiada. Em seguida lave bem com água corrente e depois é só secar com um papel toalha ou um pano. 

O salsão possui um pele fina que serve como uma capa protetora e o ideal é que você retire essa capa com a ajuda de um descascador de legumes. 

Esse é o segredo para consumir esse vegetal sem dificuldades. Muita gente fica com uma péssima primeira impressão do salsão pois não sabem que essa capa precisa ser retirada e como ele é bem rígida, acaba atrapalhando a mastigação e causando incômodos. 

Saiba como usar salsão na sopa


O salsão possui um sabor bem fresco e é ótimo para preparar refogados, saladas, caldos e sopas. No caso da sopa, o salsão é usado para agregar sabor logo no início do preparo.

A forma mais simples de usar o salsão é preparando um refogado especial, cortando ele em pedaços pequenos e fritando junto com a cebola e a cenoura. Dentro da culinária esse processo é chamado de mirepoix e é responsável por oferecer um sabor e um aroma único a caldos e sopas. 

Pode comer salsão cru?


Essa é uma pergunta muito fácil de responder: sim! Dá para comer salsão cru e ele é uma delícia!

Você pode servir ele em um salada crua ou também como palitinhos crocantes com um molho de sua preferência, mas lembre-se que o ideal é retirar a capa fibrosa que mencionei logo acima. Muita gente desiste de experimentar por conta dessa fibra rígida que incomoda bastante.  

Pode congelar salsão?


pode comer salsão cru

Pode sim! O ideal é que você divida a quantidade que você pretende congelar em porções individuais. Assim vai ficar mais fácil na hora de descongelar. 

Outra coisa que você precisa se atentar também é sobre o recipiente que você vai armazenar esse salsão. Dê preferência a potes de vidro ou aqueles saquinho com fechos herméticos, sabe? Eles te ajudam a retirar boa parte do ar interno e também vedam bastante, evitando diversas contaminações. 

Conheça os benefícios do salsão


O salsão é um vegetal rico em fibras e em água que pode ser consumido inteiramente em diversas receitas. 

Ele também oferece uma boa quantidade de nutrientes como potássio, ferro, fósforo, magnésio, vitamina a e muito mais. 

Além disso, é um alimento com baixo teor calórico. Uma porção de 100g possui em torno de 16 calorias apenas. 

Curiosidade sobre o salsão


Agora que você já sabe que o salsão é um vegetal super nutritivo e que pode agregar muito sabor e aroma em caldos e sopas, eu vou te perguntar uma coisa interessante: você sabia que quando falamos de salsão e aipo estamos falando do mesmo ingrediente?

Isso mesmo! Acabei de descobrir que em diversas partes do nosso Brasil o salsão é conhecido também como aipo. Então se você estiver em algum mercado ou feira e não encontrar por um nome, procure pelo outro que provavelmente você vai achar. 

Leia também: Almoço de domingo simples e barato

Comece a preparar sua sopa com salsão!


Eu tenho certeza que quando você preparar uma sopa com um refogado de salsão, você nunca mais vai querer fazer de forma diferente. 

O método que acabei de ensinar é usado pelos principais chefes do mundo inteiro e é a garantia daquele sabor de sopa de restaurante, sabe? Você vai adorar!

Eu espero que essas informações que eu te trouxe hoje tenham te ajudado de alguma maneira.

E se você conhece algum outro método de como usar salsão na sopa, me conta aqui nos comentários, tá certo? Eu vou amar saber! E me conta também se você já sabia que o salsão tinha um outro nome. Para mim foi uma novidade!

Obrigada pela sua companhia até aqui e boa sorte!

Até a próxima!