Assar alho na airfryer: Quanto tempo? Como fazer?

Você está querendo saber como assar alho na airfryer? Então não deixe de acompanhar esse artigo até o final. 

Aqui eu vou te contar o passo a passo para fazer isso aí na sua casa e também vou te passar dicas interessantes que podem te ajudar muito. Confira!

Descubra quanto tempo para assar alho na airfryer


Assar alho na airfryer

O alho é um ingrediente muito usado para preparar diversas receitas aqui no Brasil e em todo o mundo. Ele é conhecido pela sua versatilidade, sabor e aroma incrível e sem contar todos os nutrientes que ele pode oferecer. 

Uma técnica muito utilizada na culinária caseira é o preparo do alho na airfryer. Esse é um aparelho que facilita muito o nosso dia a dia e nesse caso, faz com que você economize tempo e gás de cozinha, já que o método tradicional é assar esse alho diretamente no forno. 

O tempo necessário para assar alho na airfryer varia dependendo do tamanho dos dentes de alho e da preferência pessoal, se você gosta dele bastante caramelizado, vai precisar de mais tempo. 

De acordo com as pesquisas que eu realizei, no geral é necessário cerca de 15 a 20 minutos para deixar ele no ponto certo. 

Qual a temperatura correta?


Na maioria das receitas que eu encontrei, o alho assado na airfryer é feito em uma temperatura de 180°C.

Mas é importante que você acompanhe o processo para evitar que o alho passe do ponto ou até mesmo chegue a queimar. 

Aprenda a assar alho na airfryer


A verdade é que assar alho na airfryer não é tão difícil. A primeira coisa que você precisa fazer é separar os dentes de alho, deixando a casca intacta e corte a parte inferior dele.

Em seguida, envolva esse alho em um pedaço de papel alumínio e regue com bastante azeite de oliva, tempere com sal e pimenta a gosto. Além disso, ervas como alecrim e tomilho também combinam bem. 

Depois coloque os dentes de alho na airfryer, deixando espaço para o ar quente circular. Sempre que possível, verifique o alho para que ele não passe do ponto de caramelização desejado. 

Quando o alho estiver dourado de acordo com a sua preferência, deixe ele esfriar e utilize em seus preparos culinários. 

E para te ajudar um pouco mais, eu vou deixar um vídeo onde você vai poder acompanhar esse passo a passo completa de uma maneira mais prática. 

Pode assar alho na airfryer com papel manteiga?


Caso você não tenha ou simplesmente não queira utilizar o papel alumínio, também dá para usar o papel manteiga para fazer essa espécie de bolsa onde você vai colocar o alho. 

Além de preservar a umidade, essa técnica também evita que os ingredientes utilizados entre em contato com a cesta da airfryer, evitando sujeira ou até mesmo danos ao seu aparelho. 

O que fazer com alho assado?


Como assar alho

O alho assado oferece uma explosão de sabor suave e adocicado, perfeito para elevar a qualidade das suas receitas. Abaixo eu vou listar algumas sugestões de preparos que você pode fazer com essa delícia. Confira:

  • Pasta de alho: Esmague os dentes de alho assado com um garfo e misture com azeite de oliva para criar uma pasta de alho deliciosa. Espalhe em pães, torradas ou adicione a molhos.
  • Molho de tomate: Adicione dentes de alho assado a molhos de tomate para um toque aromático e sabor suave.
  • Manteiga de alho: Misture alho assado com manteiga amolecida para criar uma manteiga de alho incrivelmente saborosa. Ideal para passar em pães ou usar como tempero em legumes grelhados.
  • Hummus de alho assado: Adicione dentes de alho assado ao preparar hummus para uma versão mais suave e rica em sabor.
  • Acompanhamento para carnes: Sirva dentes de alho assado como acompanhamento para carnes grelhadas, adicionando uma dimensão extra ao sabor.
  • Recheio para sanduíches: Adicione dentes de alho assado a sanduíches e wraps para uma explosão de sabor.

Leia também: Pode colocar papel manteiga na airfryer?

Aproveite essas dicas!


Depois de descobrir como assar alho na airfryer, não perca mais tempo. Aproveite todas essas dicas que eu acabei de te passar e comece a preparar esse alho agora mesmo. Eu tenho certeza que ele vai fazer uma grande diferença no resultado das suas receitas. 

Ah, e não esquece de voltar aqui para me contar como foi preparar essa delícia e também para me dizer qual nota você daria. Eu vou amar saber!

Antes de ir embora, eu preciso te agradecer pela sua companhia e atenção até aqui. Espero realmente que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira e torço para que você saia daqui ainda mais inspirado. 

Te desejo boa sorte e até a próxima!