Como saber se o bacon está estragado?

No artigo de hoje eu vou te contar como saber se o bacon está estragado ou não. Então não deixe de acompanhar esse artigo até o final. 

Aqui eu também vou te contar qual a melhor forma de conservar esse ingredientes e outras dicas incríveis. Não deixe de conferir!

Saiba como descobrir se o bacon está estragado


Como saber se o bacon está estragado

O bacon é um ingrediente muito utilizado aqui no Brasil em diversas receitas tradicionais. 

Ele é uma carne que vem do porco e a sua produção envolve a cura da carne suína que tem como principal objetivo preservar e realçar o sabor. 

Existem algumas dicas que vão te ajudar a identificar se o bacon está estragado. Abaixo eu vou citar algumas. Confira:

Odor desagradável

O bacon fresco tem um aroma defumado e agradável. Se notar um cheiro azedo, rançoso ou de mofo, é um sinal de que o bacon pode estar estragado.

Mudança na cor

O bacon fresco tem uma cor rosa brilhante. Se notar que o bacon está com uma cor marrom, cinza ou com manchas verdes, é melhor descartá-lo.

Observe a textura

O bacon fresco deve ser macio e flexível. Se estiver viscoso, pegajoso ou com uma textura pegajosa, pode indicar que o bacon está estragado.

Saiba como conservar o bacon por mais tempo


Apesar da sua popularidade em todo o mundo, não é qualquer pessoa que sabe realizar a conservação adequada desse tipo de carne. 

Foi pensando nisso que eu resolvi te contar como fazer isso de uma maneira simples. Confira:

Armazenamento na geladeira: Mantenha o bacon na embalagem original ou em um recipiente hermético na geladeira, em uma temperatura de até 4°C. Certifique-se de que esteja bem vedado para evitar a entrada de ar e a proliferação de bactérias.

Congelamento: Se quiser conservar o bacon por um período mais longo, você pode levar ele para o congelador. Antes de congelar, coloque o bacon em sacos de congelamento ou envolva-o em papel alumínio. Certifique-se de remover o máximo de ar possível e fechar bem. 

Quanto tempo o bacon pode ficar no congelador?


Se a ideia aqui é conservar o bacon pelo máximo de tempo possível, saiba que o congelamento é a melhor opção para você.

Caso esse processo seja realizado da maneira correta, o ingrediente pode ser mantido no congelador por até 3 meses, sem que sua  textura ou sabor seja alterado. 

Ah, não esqueça de dividir esse bacon em porções individuais e lembre-se de adicionar uma etiqueta com a data do congelamento para que você não se perca no tempo e ultrapasse o período permitido para o congelamento. 

E não esqueça de sempre conferir a validade desse bacon antes de levar ele para o congelador. 

Como descongelar bacon?


Como saber se o bacon está bom

Na hora de descongelar o bacon, retire apenas a quantidade necessária e deixe descongelar na geladeira ou em temperatura ambiente.

O ideal é que você evite descongelar e congelar o bacon repetidamente, pois isso pode afetar sua qualidade.

Experimente essas receitas com bacon


Para te ajudar a se inspirar um pouco mais eu vou deixar algumas receitas para você experimentar aí na sua casa. Confira:

1 – Macarrão carbonara

 

2 – Salada Cobb

 

3 – Espetinho de frango com bacon

 

4 – Torta de bacon

 

5 – Risoto de bacon

 
Leia também: Baião de dois para 20 pessoas

Faça a sua escolha!


Agora que você tem como saber se o bacon está estragado ou não, não perca mais tempo. Observe bem essas receitas que eu acabei de te passar e escolha aquela que você mais gostou. Eu tenho certeza que independente da sua escolha, você vai amar o resultado final. 

Aproveite também essas dicas de conservação que eu acabei de te passar. Elas vão te ajudar a aumentar a vida útil desse ingrediente tão versátil. 

Antes de ir eu preciso te agradecer pela sua companhia e te desejar boa sorte na escolha da receita que você vai preparar. 

Eu espero que esse artigo tenha te ajudado a encontrar todas as respostas para as suas perguntas e que você saia daqui ainda mais inspirado. 

Até o próximo artigo!