Baião de dois para 20 pessoas: Qual a quantidade? Como fazer?

Quer aprender a fazer baião de dois para 20 pessoas? Então eu acredito que esse artigo foi feito especialmente para você. 

Nele eu vou te apresentar uma receita completa que vai te deixar com água na boca e também vou te passar algumas dicas que vão te ajudar bastante. Confira!

Conheça essa receita de baião de dois para 20 pessoas


baião de dois para 20 pessoas

O baião de dois é um prato que surgiu no sertão brasileiro e combina ingredientes com sabores incríveis. 

Sua receita original tem carne seca, ovo frito, queijo coalho, feijão, arroz e mais um monte de tempero que faz toda a diferença. 

Mas como é costume aqui no Brasil, esse prato sofreu algumas alterações com o passar dos anos e atualmente é possível encontrar diversas receitas diferentes do mesmo prato. 

Abaixo eu vou te apresentar uma que eu tenho certeza que você vai adorar. Experimente!

Ingredientes:

  • 5 cebolas 
  • 6 linguiças calabresa
  • 6 xícaras de arroz
  • 5 xícaras de feijão cozido
  • 300 g de queijo coalho em cubos
  • Salsinha a gosto
  • Azeite de oliva a gosto
  • Sal a gosto 
  • Pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:

  • Em uma panela grande adicione um pouco de azeite de oliva e refogue a cebola picada;
  • Quando dourar adicione a linguiça calabresa picada e deixe fritar por 5 minutos; 
  • Adicione o arroz e deixe refogar mais;
  • Tempere com pimenta do reino e sal;
  • Mexa bem e adicione o feijão cozido;
  • Acrescente água fervente até cobrir, tampe e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos ou até secar toda a água;
  • No final acrescente o queijo coalho em cubos e a salsinha;
  • Misture bem e sirva.

Deixe o feijão de molho na véspera!


Eu sei que o feijão utilizado nessa receita é feito de uma maneira diferente, mas isso não quer dizer que ele não precisa ficar de molho antes de cozinhar. 

É importante que você deixe ele de molho para que seja eliminado os antinutrientes que causam desconforto abdominal. 

Apenas 2 horas de molho é o suficiente para iniciar o cozimento desse feijão. 

Use manteiga de garrafa!


A receita original do baião de dois é conhecida pelo sabor diferenciado e isso se dá pelo uso da manteiga de garrafa na hora de refogar os ingredientes. 

Essa manteiga é facilmente encontrada em feiras ou em casas de produtos do interior. Ela é super saborosa, mas é necessário tomar cuidado com o sal pois ela é um pouco salgada. 

Leve ao forno!


Uma dica para deixar seu baião de dois ainda mais saboroso é levar ele ao forno depois de pronto. 

Como o queijo é um dos últimos ingredientes a ser adicionado na receita, ele não derrete muito bem. Para derreter esse queijo e deixar seu prato ainda mais suculento, transfira esse baião de dois para uma travessa de vidro e leve ao forno pré aquecido por cerca de 10 minutos. 

Isso vai fazer com que o queijo dê uma derretida e também ajuda a deixar todos os ingredientes no ponto correto. 

O que servir com baião de dois?


receita de baião de dois para 20 pessoas

A verdade é que o baião de dois é um prato que pode ser servido sozinho, mas caso você queira adicionar ainda mais sabor, você também pode combinar com outras coisas. 

Um dos acompanhamentos mais usados é sem dúvida alguma o molho lambão. Esse é um molho vinagrete apimentado que deixa qualquer prato ainda saboroso, mas não esqueça de informar que tem pimenta. 

Além disso, você também pode agregar algum tipo de carne como por exemplo a carne do sol ou a carne de fumeiro que combinam muito bem com esse prato. 

Ah, aqui no blog tem um artigo mais completo que te apresenta algumas opções de acompanhamento para baião de dois deliciosos.

Mas aqui vão algumas sugestões:

  • Vinagrete: Uma deliciosa combinação de tomate, cebola, pimentão, cheiro-verde, azeite, vinagre e temperos, o vinagrete traz frescor e acidez ao prato.
  • Farofa: Uma farofa bem temperada, feita com farinha de mandioca, pode ser o acompanhamento perfeito para o baião de dois. Você pode adicionar ingredientes como bacon, cebola, alho, manteiga e ervas para dar um sabor extra.
  • Salada verde: Uma salada simples de folhas verdes, como alface, rúcula e agrião, regada com um molho de sua preferência, traz leveza e equilibra a refeição.
  • Pimentas: Para quem gosta de um toque picante, ofereça diferentes tipos de pimentas, como pimenta malagueta, dedo-de-moça ou pimenta biquinho, para que cada pessoa possa ajustar a intensidade do sabor conforme sua preferência.

Leia também: Baião de dois com feijão verde

Quanto tempo dura o baião de dois na geladeira:


Se sobrou baião de dois ele pode ser armazenado na geladeira por até 3 dias, desde que seja acondicionado em recipiente fechado e mantido sob refrigeração adequada. 

Não esqueça de deixar que ele esfrie por completo antes de armazená-lo.

Pode congelar baião de dois?


Sim, é possível congelar o baião de dois para consumir em outro momento. Para isso, deixe esfriar por completo e coloque em recipientes próprios para congelamento. 

Na hora de descongelar, aqueça gradualmente em fogo baixo, adicionando um pouco de água se necessário para manter a textura e umidade adequadas.

Experimente essa receita!


Encontrar uma receita de baião de dois para 20 pessoas pode ser um grande desafio, mas eu tenho certeza que essa receita que eu acabei de te apresentar vai te deixar muito satisfeita. 

Sendo assim, não perca mais tempo. Aproveite o embalo e comece a separar tudo que você vai precisar para fazer esse prato delicioso. 

E não esquece de voltar aqui para me contar se você realmente gostou e qual nota você daria para ele. Eu vou adorar saber!

Antes de mais nada eu preciso te agradecer pela sua atenção até aqui. Ela é sempre muito importante para todos nós!

Eu espero ter te ajudado de alguma maneira e desejo que esse artigo tenha te inspirado um pouco mais.

Boa sorte e até a próxima!