Como saber se o abacate está maduro?

Se você está se perguntando como saber se o abacate está maduro, saiba que esse artigo pode te ajudar muito. 

Aqui eu vou te contar os primeiros sinais dados por essa fruta e também vou tirar algumas dúvidas interessantes. Confira!

Descubra como saber se o abacate está maduro


Como saber se o abacate está maduro

O abacate é uma fruta que eu amo e ela é muito popular aqui no Brasil. Muita gente descobre se ele está maduro o suficiente apertando para verificar a consistência, mas se não for dessa maneira, você consegue descobrir se o abacate está maduro?

A primeira coisa que você deve fazer é observar o primeiro sinal apresentado que é a cor do abacate. Existe uma grande variedade dessa fruta mas, no geral, quando ela está madura, sua coloração é bem escura. 

Além da cor, também dá para saber se o abacate está madura ou não apenas balançando ele. Faça isso de maneira delicada e observe se a semente está solta. Esse é um sinal de que a fruta amadureceu o suficiente. 

Como escolher abacate?


Por acaso você evita comprar essa fruta pois nunca acertou na escolha certa? Então hoje você vai sair daqui inspirada, pois eu vou te passar algumas dicas incríveis. 

Na hora de comprar um abacate, o ideal é procurar por frutas mais escuras, mas ainda firmes. Evite aqueles com manchas escuras ou partes muito moles. Se precisar de um abacate maduro imediatamente, opte por um que já esteja um pouco mais macio, pois pode amadurecer em casa em um ou dois dias.

Como amadurecer abacate?


Você sabia que mesmo se você comprar um abacate verde dá para amadurecer ele em casa, em poucos dias? Isso mesmo! 

Para isso você vai precisar colocar ele em um saco de papel com uma banana ou maçã. Essas frutas são conhecidas por liberar um gás chamado etileno que é responsável por acelerar o processo de amadurecimento de diversas frutas como o abacate.

E não esqueça que para amadurecer esse abacate ainda mais rápido, é importante deixar ele em temperatura ambiente ou próximo a fontes de calor como o fogão. 

Pode congelar abacate?


Você comprou uma grande quantidade de abacate, ele amadureceu e agora você não sabe o que fazer? Então não precisa se preocupar pois essa é uma fruta que pode sim ser congelada, mas é importante que você prepare ele antes disso. 

O mais indicado é que sua polpa seja separada da casca e da semente e dividida em porções que você já está acostumada a usar. Depois disso, amasse ou corte em pedaços menores e coloque em recipientes herméticos ou sacos próprios para congelamento. 

Em seguida, retire o máximo de ar possível e leve ao congelador. 

Como fazer para o abacate não escurecer?


Essa é uma fruta que quando é exposta ao oxigênio tende a escurecer por conta do processo de oxidação. Para evitar esse tipo de situação você pode cobrir com um plástico filme, caso não esteja pensando em consumir o abacate no mesmo dia. 

Além disso, essa é uma recomendação para você que está pensando em congelar o abacate. Para evitar que ele escureça, pingue algumas gotas de limão na polpa da fruta. Elas vão ajudar a manter a cor viva da fruta. 

Quanto tempo pode ficar no congelador?


A verdade é que o abacate é uma das frutas que mais aumenta a sua validade quando colocada no congelador. 

Caso ele seja armazenado da forma correta, respeitando todas as medidas de segurança, o abacate pode ser mantido por até 6 mesmo dentro do congelador. 

Conheça os benefícios do abacate


Como saber se o abacate está bom

Todo mundo sabe que o abacate oferece benefícios para o nosso organismo, mas você sabe quais são esses benefícios? 

Confira abaixo os principais para você ficar por dentro de tudo:

Ajuda a ganhar massa muscular

Você sabia que se essa fruta for consumida antes da atividade física, ela ajuda na formação de massa muscular por conta do seu alto teor de gordura boa. 

Fonte de ácido fólico

O abacate é rico em ácido fólico que é uma substância responsável por estimular a formação de células como hemácias, plaquetas e glóbulos brancos.

Hidrata o cabelo

Ele também é muito utilizado em máscaras de cabelo para deixar hidratado e brilhoso. 

Isso acontece pelo fato de ser uma fruta rica em gorduras, vitaminas e outras substâncias que auxiliam na saúde capilar. 

Previne o envelhecimento precoce

O abacate também é muito conhecido pela sua ação contra estrias, rugas e celulites. 

Sem contar que a fruta também possui antioxidantes que ajudam a proteger a pele, permitindo uma elasticidade maior e deixando uma aparência de mais pele saudável. 

Leia também: Abacate com fiapos dentro pode comer?

Faça o teste!


Agora que você já tem como saber se o abacate está maduro, o que está faltando para você consumir essa fruta? Use a sua criatividade e prepare uma receita incrível com esse ingrediente. 

Obrigada pela sua companhia e atenção de sempre. Espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira e torço para que você saia daqui ainda mais inspirada. 

Te desejo boa sorte e até a próxima!