Como saber o ponto do brigadeiro para enrolar?

Por acaso você está se perguntando como saber o ponto do brigadeiro para enrolar? Então não deixe de acompanhar esse artigo que eu preparei para você. 

O brigadeiro é um dos doces mais amados e populares do Brasil, presente em festas, comemorações e momentos de celebração. Com sua textura cremosa e sabor irresistível de chocolate, ele é uma verdadeira tentação para os amantes de doces.

Aqui eu vou te contar como identificar o ponto certo para enrolar, vou te passar uma receita de brigadeiro perfeito e também vou tirar algumas dúvidas legais. Confira!

Descubra como identificar o ponto do brigadeiro


Como saber o ponto do brigadeiro para enrolar

Se a sua ideia é fazer um brigadeiro e depois enrolar ele, saiba que encontrar o ponto perfeito é muito importante para ter um bom resultado. 

A primeira coisa que você pode fazer para descobrir se ele está no ponto é observar a sua textura. O brigadeiro deve atingir uma consistência cremosa e levemente firme, que permite moldá-lo sem grudar nas mãos.

Outro sinal é quanto o brigadeiro começa a desgrudar do fundo da panela, formando uma massa homogênea e densa. Nesse momento, você já pode fazer o teste do ponto. 

Para isso, pegue uma pequena quantidade de brigadeiro com uma colher e despeje no prato. Espere ele esfriar um pouco e tente fazer uma bolinha com essa pequena quantidade. Se você conseguir moldar facilmente, ele alcançou o ponto certo. 

Se encontrar alguma dificuldade, deixe ele no fogo por mais alguns minutos, sempre mexendo bem para não queimar. 

Observe o brilho do brigadeiro


Isso mesmo. Outro sinal de que o brigadeiro está no ponto certo, é que ele apresenta um brilho característico. Isso indica que o açúcar e o chocolate foram bem incorporados e foram caramelizados no ponto certo.

Experimente essa receita de brigadeiro perfeito!


A verdade é que não é difícil preparar um brigadeiro perfeito e para facilitar a sua vida, eu vou te apresentar um passo a passo completo para você testar aí na sua casa. Acompanhe:

Ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado;
  • 3 colheres de sopa de chocolate em pó ou cacau em pó;
  • 1 colher de sopa de manteiga ou margarina;
  • Chocolate granulado para decorar.

Modo de preparo:

  • Em uma panela, misture o leite condensado, o chocolate em pó e a manteiga;
  • Leve ao fogo e mexa continuamente;
  • Continue mexendo até que a mistura comece a engrossar e desgrudar do fundo da panela, formando uma massa homogênea e cremosa;
  • Desligue o fogo e transfira o brigadeiro para um prato untado com manteiga para esfriar;
  • Após esfriar, unte as mãos com manteiga e molde pequenas bolinhas com a massa de brigadeiro;
  • Passe as bolinhas no chocolate granulado, se desejar, e coloque em forminhas de papel.

Faça em fogo baixo


Essa é uma dica que pode fazer uma grande diferença no resultado final do seu brigadeiro. Durante todo o tempo que ele estiver no fogo, é importante que seja em fogo baixo. 

Isso vai evitar que ele queime e também vai garantir que a sua textura seja cremosa e suave no final do preparo. 

Use ingredientes de qualidade


A verdade é que não adianta seguir todas essas dicas que eu acabei de te passar e usar ingredientes de baixa qualidade. 

Por serem poucos ingredientes, invista naqueles que você já tem alguma referência. A receita pode até ficar um pouco mais cara, mas o resultado final vai valer a pena. 

Como conservar brigadeiro?


Se você fez uma quantidade maior e agora está precisando conservar o que sobrou, saiba que é super possível, mas é importante fazer isso da maneira certa para conservar todas as suas características. 

A primeira coisa que você precisa se atentar é guardar o brigadeiro em um recipiente hermético, em temperatura ambiente ou na geladeira, para evitar que resseque.

Fazendo isso, você pode consumir o brigadeiro em até 5 dias e tente evitar a umidade pois isso pode alterar a sua textura e seu sabor, mesmo que esteja dentro do prazo de validade.

Pode congelar brigadeiro?


Como saber o ponto do brigadeiro

Por acaso você está pensando em conservar esse brigadeiro por mais tempo? então saiba que dá sim para congelar ele. 

Para isso aguarde até que ele esteja completamente frio. Depois modele em pequenas bolinhas e coloque em uma assadeira forrada com papel manteiga.

Leve ao congelador por algumas horas até que estejam firmes e depois transfira para um saco plástico próprio para congelamento, retirando o máximo de ar de dentro dele. 

Em seguida leve ao congelador novamente e dessa maneira ele pode ficar armazenado por até 1 mês. 

Leia também: Como amolecer brigadeiro duro?

Não perca mais tempo!


Depois de descobrir como saber o ponto do brigadeiro para enrolar, eu tenho certeza que ficou mais fácil preparar um doce perfeito, não é mesmo? Então não deixe para depois. Observe essas dicas que eu trouxe e experimente todas elas aí na sua casa.

Espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira e torço para que você saia daqui ainda mais inspirada e com todas as suas dúvidas esclarecidas. 

Te desejo boa sorte e até a próxima!