Como amolecer brigadeiro duro?

Está procurando saber como amolecer brigadeiro duro? Então não deixe de acompanhar esse artigo que eu preparei para você. 

Por aqui você vai aprender algumas dicas para recuperar a textura perfeita do brigadeiro e também vou esclarecer algumas dúvidas interessantes. Confira!

Descubra como amolecer brigadeiro duro


Como amolecer brigadeiro duro

O brigadeiro é um doce tradicional brasileiro muito popular por aqui e amado em todo o mundo. 

Ele é conhecido por seu sabor incrível e por sua textura cremosa, mas eu sei que não é sempre que conseguimos acertar no ponto certo dessa cremosidade e foi por isso que eu resolvi trazer essas dicas de como amolecer brigadeiro duro

Acompanhe abaixo:

Banho maria:

Para amolecer o brigadeiro com o banho maria, coloque ele em um recipiente resistente ao calor e posicione por cima de uma panela com água quente. 

Mexa continuamente até que alcançar a textura desejada. Esse é o método mais recomendado pois você consegue ter um controle melhor da temperatura e evita que ele queime. 

Adicione leite quente:

Você também pode adicione uma pequena quantidade de leite quente ao brigadeiro duro e mexer bastante até que a mistura alcance a consistência que você deseja.

Leve ao microondas:

Também dá para recuperar a textura do brigadeiro levando ele para o microondas, mas você deve fazer isso em intervalos curtos. 

Coloque o brigadeiro em um recipiente próprio para microondas e aqueça por no máximo 15 segundos. Em seguida mexa bem e se necessário repita o processo até ficar no ponto que você espera. 

Acrescente creme de leite:

O creme de leite também pode ser usado para deixar o brigadeiro mais cremoso. Basta misturar cuidadosamente uma pequena quantidade de creme de leite. Assim a textura via ficar mais macia e cremosa. 

Saiba como fazer brigadeiro no ponto correto


A verdade é que para ter a melhor experiência com o brigadeiro não é só o sabor que precisa estar impecável, a textura também tem que agradar e para isso é necessário encontrar um equilíbrio perfeito entre os ingredientes e o tempo de cozimento.

Então para facilitar a sua vida, eu vou deixar algumas dicas que vão te ajudar muito. Acompanhe:

  • Proporção perfeita dos ingredientes Sempre respeite as medidas que a receita que você está preparando indica. Isso garante que tanto o sabor quanto a textura fiquem equilibrados. 
  • Cozinhe em fogo baixo: Essa é uma dica que pode mudar completamente o resultado do seu brigadeiro. Cozinhar em fogo baixo vai garantir uma textura suave e vai evitar que ele queime. 
  • Observe o ponto: A hora certa de tirar o brigadeiro do fogo é quando ele começa a desgrudar do fundo da panela, então esteja atento a isso. 
  • Espere resfriar: Para ter uma boa textura, deixe o brigadeiro esfriar antes de começar a enrolar. Isso ajuda a alcançar a textura certa e também vai facilitar o processo de enrolar os brigadeiros. 

E se precisar engrossar o brigadeiro?


Por acaso, aconteceu com você o contrário? Se o seu brigadeiro ficou mole demais, saiba que ainda existe solução para ele. 

A primeira coisa que você pode fazer é voltar com ele para o fogo e deixar cozinhando por mais tempo, sempre mexendo até alcançar a textura desejada. 

Outra coisa que você pode fazer é adicionar mais chocolate em pó à mistura. Ele vai engrossar um pouco mais seu brigadeiro. 

Em casos extremos, você também pode usar o amido de milho diluído em um pouco de leite, mas para isso é necessário retornar com o brigadeiro para a panela e em fogo baixo cozinhar até engrossar. 

Pode congelar brigadeiro?


Como amolecer brigadeiro

Você fez uma grande quantidade de brigadeiro e não sabe o que fazer? Então eu preciso te dizer que sim, dá para congelar brigadeiro para consumir em outro momento, mas é importante fazer isso da maneira correta. 

A primeira coisa que você deve fazer é dividir o brigadeiro em porções individuais antes de congelar. Isso vai facilitar na hora de consumir, já que você não vai precisar descongelar tudo para pegar apenas a quantidade desejada. 

Depois armazene em recipientes herméticos próprios para congelamento, isso vai evitar a formação de cristais de gelo e também vai evitar que o brigadeiro absorva odores. 

Antes de levar para o congelador, fixe uma etiqueta com a data do congelamento. Isso faz com que o acompanhamento da validade seja mais fácil.

Na hora de descongelar, basta transferir o brigadeiro para a geladeira algumas horas antes de consumir e esperar até que retorne a sua textura original. 

Leia também: Como fazer brigadeiro sem leite condensado?

Aproveite essas dicas!


Agora que você já sabe como amolecer brigadeiro duro, não perca mais tempo. Aproveite essas dicas que eu acabei de te passar e teste aí na sua casa.  Eu tenho certeza que ao menos uma vai servir para você. 

Obrigada pela sua companhia e atenção até aqui. Eu realmente espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira e torço para que você saia daqui ainda mais inspirado. 

Te desejo boa sorte e até a próxima!