Fogão soltando carvão? Veja o que fazer quando ele deixa a panela preta

Fogão soltando carvão? Se você está com esse problema aí na sua casa, então esse texto é para você! Aqui, além de saber o porque disso acontecer, você vai aprender a resolver essa questão e evitar assim que as suas panelas fiquem pretas ou manchadas.

Esse transtorno, na realidade, é muito comum. Por isso mesmo, muitas pessoas compartilham dessa dúvida. Pensando nisso, reunimos aqui informações importantes sobre o assunto que vai te ajudar muito, inclusive evitar que esse problema volte a aparecer.

Além disso, você vai conferir uma receita caseira para limpar as suas panelas manchadas por esse problema e pelo mal uso.

Sendo assim, vem com a gente e continue a leitura para saber tudo sobre fogão soltando carvão.

Vamos lá?

Você pode se interessar em ler também:

Fogão soltando carvão? Veja o que fazer quando ele deixa a panela preta

Fogão soltando carvão

Para saber o porque do fogão estar soltando carvão é necessário observar algumas características do seu eletrodoméstico. Mas, basicamente isso acontece quando o queimador não está funcionando de forma uniforme e adequada.

Por isso, é importante analisar, primeiramente, a cor da chama do seu fogão. Isso porque ela deve ser majoritariamente azul para está funcionando corretamente. Se você perceber a cor amarela no final da chama, é um indicativo que existe muito ar saindo junto com o gás.

Esse  é um dos motivos para que as suas panelas se chamusquem. Você pode tentar ajustar a válvula para resolver esse problema.

Também é mais fácil que esse processo ocorra quando cozinhamos em fogo muito alto. Então, a dica nesses casos é optar por utilizar panelas feitas em ferro, ou outro material resistente, e que possuem um fundo mais grosso.

Um outro motivo para que o fogão esteja deixando as suas panelas pretas é quando o gás está acabando. Justamente porque nesse momento a chama começa a ficar irregular.

Além disso, quando o gás está no fim, um gás interno chamado petano começa a ser liberado o que causa manchas. Então, confira se não é esse o problema, se for, troque o seu botijão por um novo.

Mas sem dúvidas, para evitar problemas na má distribuição das chamas dos queimadores, o fator principal é a higienização frequente do fogão e das partes móveis.

Em especial das bocas do fogão, que são expostos constantemente a gordura e resíduos de comidas, podendo facilmente se entupir e gerar, além desse problema, a diminuição do rendimento do eletrodoméstico e, em casos mais extremos, você nem conseguir acender a chama.

Então certifique-se de que tudo esteja devidamente limpo, desentupido, seco e encaixado corretamente.

Confira esse vídeo abaixo para saber melhor como resolver esse problema do seu fogão de acordo com a causa apresentada.

Agora que você viu o porquê de um fogão soltando carvão e possíveis formas de resolver essa questão, confira abaixo uma receita caseira para você limpar as manchas causadas por esse processo e pela queima da gordura na parte externa.

Suas panelas vão ficar brilhando! E o melhor, com ingredientes que provavelmente você já tem aí na sua casa.

Receita para limpar panela preta

Antes de tudo, vale mencionar que existem produtos industriais específicos que ajudam muito no processo da limpeza de panelas manchadas, por exemplo limpadores de fornos e, no caso de queimaduras causadas pelo acúmulo de gordura, desengordurantes.

Mas, existem alguns truques caseiros que podem te dar resultados sensacionais e facilitar muito a sua vida. Por exemplo, você pode ferver a panela manchada com água e sabão por alguns minutos.

Entretanto, a receita da qual falamos no título utiliza ingredientes que possuem um efeito potente sobre esses problemas e, com certeza, você vai gostar muito do resultado.

Confira o que você vai precisar:

Ingredientes: 

  • Bicarbonato de sódio;
  • vinagre branco;
  • sal;
  • sabão de coco em barra.

Como fazer?

  1. Primeiro, coloque em um recipiente uma colher de sopa de bicarbonato de sódio, duas colheres de sopa de sal e 10 colheres de sopa de vinagre branco. Misture bem até ficar homogêneo;
  2. Depois, basta molhar a palha de aço nessa misturinha e começar a esfregar a parte externa da sua panela. Você não precisa por força para isso, está mais relacionado ao jeito. Faça movimentos contínuos, de preferência circulares;
  3. Com isso, em poucos minutos suas panelas estarão limpas;
  4. Por fim, e para dar um acabamento perfeito, com muito brilho, pegue uma outra palha de aço e esfregue a panela utilizando o sabão de coco em barra.

Simples não é?

Conclusão

Agora que resolvemos o mistério do fogão soltando carvão e você aprendeu como acabar com esse problema e também como tirar as manchas das suas panelas, ficou mais fácil evitar esse transtorno, não é mesmo?

Experimente a receita aí na sua casa e depois conta para a gente o que você achou. Vamos gostar muito de saber a sua opinião.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima.