Pode fazer pipoca na panela de pressão?

Por acaso você está procurando saber se pode fazer pipoca na panela de pressão? Então não deixe de acompanhar esse artigo que preparei especialmente para você. 

A pipoca é um lanche que faz muito sucesso aqui no Brasil e ela pode ser preparada de diversas maneiras, inclusive na panela de pressão. 

Aqui eu vou te contar se dá para fazer pipoca na panela de pressão e também vou te passar algumas dicas interessantes sobre esse assunto. Não deixe de acompanhar!

Descubra se pode fazer pipoca na panela de pressão


Pode fazer pipoca na panela de pressão

A verdade é que fazer pipoca na panela de pressão é uma maneira super prática e rápida de preparar esse petisco delicioso, mas para ter um bom resultado, é importante que você saiba fazer isso da maneira certa. 

A panela de pressão cria um ambiente de alta pressão e calor, o que é ideal para estourar os grãos de milho mas isso também pode oferecer alguns riscos.

Saiba como fazer pipoca na panela de pressão


Para te deixar por dentro de tudo, eu vou te ensinar o passo a passo para fazer uma pipoca na panela de pressão. Acompanhe!

Ingredientes:

  • Milho para pipoca;
  • Óleo (opcional);
  • Sal (opcional).

Modo de preparo:

  • Primeiro adicione uma fina camada de óleo no fundo da panela de pressão, mas lembre-se que essa é uma parte opcional;
  • Isso ajuda a manter os grãos de milho lubrificados e a evitar que grudem no fundo da panela;
  • Logo depois adicione os grãos de milho suficientes para cobrir o fundo da panela em uma única camada;
  • Coloque a tampa na panela de pressão e certifique-se de que está bem fechada;
  • Ligue o fogão em fogo médio-alto e deixe a panela de pressão aquecer;
  • Assim que a panela estiver quente você vai começar a ouvir os grãos de milho estourando;
  • Quando isso acontecer agite a panela sempre que possível para garantir que todos os grãos estourem uniformemente;
  • Quando o intervalo entre os estouros dos grãos começar a aumentar, desligue o fogo;
  • Isso indica que a maioria dos grãos de milho já estourou;
  • Deixe a panela de pressão descansar por alguns minutos antes de abrir a tampa. Isso permite que a pressão interna diminua naturalmente, evitando que a pipoca saia em alta velocidade quando a tampa for aberta;
  • Transfira a pipoca para uma tigela grande, tempere com sal, se desejar, e sirva!

Quanto tempo para fazer pipoca na panela de pressão?


O tempo necessário para fazer pipoca na panela de pressão pode variar dependendo do tamanho da panela, do fogão e da quantidade de milho usada.

De acordo com as pesquisas que eu realizei, leva cerca de 3 a 5 minutos para que a maioria dos grãos de milho estourem.

Cuidado com a quantidade de óleo


Se você está buscando ter um bom resultado, saiba que o óleo é apenas para evitar que os grãos grudem no fundo da panela, por isso adicione uma fina camada de óleo. 

Caso você coloque uma grande quantidade de óleo, sua pipoca pode ficar oleosa e dessa maneira o sabor e a sua textura não serão agradáveis. 

Dá para fazer pipoca na panela de pressão sem óleo?


Pode fazer pipoca na panela de pressão sem óleo

Essa é uma pergunta que todo mundo faz e a verdade é que sim, dá para fazer pipoca na panela de pressão sem óleo. 

O grão de milho tem a capacidade de estourar apenas com o calor e por isso uma fina camada ou até mesmo nenhuma gota de óleo é necessária. 

O processo é basicamente o mesmo, a única diferença é que você vai  precisar mexer mais a panela para evitar que o milho queime no fundo. 

Leia também:

Aproveite essas dicas!


Agora que você já sabe que pode fazer pipoca na panela de pressão, não perca mais tempo. Aproveite todas essas dicas que eu acabei de te passar e comece a preparar essa pipoca aí na sua casa. Eu tenho certeza que você vai adorar o resultado final.

Ah, e não esquece de voltar aqui para me contar se você aprovou esse método e também me dizer qual nota você daria para ele. Eu vou amar saber!

Antes de ir embora eu preciso te agradecer pela sua companhia e principalmente pela sua atenção até aqui. Ela é muito importante para que eu possa continuar trazendo um conteúdo de qualidade todos os dias. 

Eu realmente espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira e torço para que você saia daqui ainda mais inspirado e com todas as suas dúvidas esclarecidas. 

Te desejo boa sorte e até a próxima!