5 tipos de macarrão para sopa: Qual o melhor?

Por acaso você está procurando saber quais são os melhores tipos de macarrão para sopa? Então não saia daí, pois nesse artigo eu vou te contar qual a massa mais utilizada para esse fim e também te passar algumas dicas importantes para preparar uma sopa diferenciada. 

Além disso, vou te passar uma receita de sopa deliciosa para você preparar aí na sua casa. Confira!

Conheça os tipos de macarrão para sopa mais usados


tipos de macarrão para sopa

A grande verdade é que qualquer tipo de macarrão serve para fazer sopa, mas existem alguns que são feitos especialmente para isso e podem oferecer uma experiência única. 

Os mais usados são os seguintes:

1. Espaguete

O espaguete é o mais usado pois ele é o mais popular aqui no Brasil. Em qualquer lugar é possível encontrar diversos tipos de macarrão espaguete, de diversas marcas. 

Geralmente para preparar uma sopa ele é adicionado já quase no final da receita e bem partido. Os pedaços pequenos cozinham bem mais rápido e por isso se atente para não deixar passar. 

2. Caracol

O macarrão caracol também é um dos mais procurados na hora de preparar uma sopa caseira. Ele tem esse nome por conta do seu formato que se assemelha com a concha de um caracol. 

A grande vantagem dessa massa é que ela possui um espaço interno que geralmente é preenchido pelo caldo da sopa, tornando a experiência ainda mais saborosa. 

3. Conchinha

Esse é um tipo de macarrão perfeito para fazer sopa. Eu adoro e super recomendo!

O macarrão conchinha possui a mesma característica do macarrão caracol, um espaço onde é possível armazenar caldo da sopa e até mesmo legumes. 

Naquelas sopas prontas que encontramos em supermercados, geralmente esse tipo de macarrão é o mais usado.

4. Letrinhas

Quem nunca viu uma sopa de letrinhas quando era pequeno? Essa é uma massa que pode ajudar na inserção da sopa na dieta de crianças que têm dificuldade de se alimentar bem. 

Essa massa é facilmente encontrada em supermercados e são bem baratas. 

5. Ana Maria

Esse é o tipo de macarrão feito especialmente para preparar sopas de todos os tipos. Ele também é facilmente encontrado em supermercados e provavelmente você já comeu alguma receita com ele. 

O macarrão Ana Maria possui um formato arredondado que parece pequenos tubos e ele também é usado em receitas de salada de macarrão em festas natalinas. 

Dicas para fazer uma sopa perfeita!


Se você está pensando em preparar uma sopa caseira, saiba que existem algumas dicas que vão te ajudar a ter um resultado delicioso. Logo abaixo eu vou deixar 4 dicas para você aproveitar. Confira:

Aproveite a sobra do almoço

Essa é uma dica que pode evitar muito desperdício aí na sua casa. Sempre que for começar a preparar uma sopa, observe na sua geladeira o que está guardado e que pode ser aproveitado nesse preparo. 

Geralmente encontramos restos de feijão, arroz, carne e até mesmo caldos de outras receitas, então aproveite para adicionar mais sabor na sua sopa. 

Ah, sem contar que além de adicionar mais sabor, esses ingredientes podem deixar sua sopa ainda mais nutritiva, como no caso do feijão. Se você encontrar um pouco dele sobrando na sua geladeira, não pense duas vezes. Bata ele no liquidificador e adicione na sua sopa. Você vai amar o resultado!

Prepare um caldo caseiro!

Tem muita gente que prepara sopa com aqueles caldos prontos e eu posso te garantir que o resultado não será o mesmo. O ideal é que você prepare essa receita do zero. 

Faça um bom refogado de legumes com temperos e adicione água até cobrir. Deixe esse líquido apurar por alguns minutos e logo você terá um caldo de legumes perfeito para fazer uma sopa deliciosa. 

Ah, e para adiantar o processo, adicione água fervente. 

Adicione queijo na hora de servir!

Você já experimentou uma sopa com queijo ralado derretido por cima? Se não, você está perdendo uma ótima experiência. 

O sabor é uma delícia, mas se sua sopa estiver puxada no sal, tome cuidado, pois o queijo ralado pode piorar a situação. 

Exagerou no sal?

macarrão para sopa

Se você exagerou na quantidade de sal, não se preocupe. Existe uma solução simples para isso. Você vai precisar adicionar uma batata descascada dentro dessa sopa e vai deixar ela cozinhando por pelo menos 30 minutos. 

Normalmente esse método funciona muito bem, mas se ainda assim você sentir que sua sopa continua salgada, você pode dividir esse caldo. 

Metade você pode congelar para uma outra oportunidade e no restante que sobrar você vai precisar adicionar um pouco mais de água e se achar necessário mais um pouco de tempero. 

Receita de sopa de macarrão


Se você está procurando por uma receita certeira de sopa de macarrão, não deixe de conferir esse vídeo abaixo. Nele você vai encontrar o passo a passo para fazer essa receita deliciosa de forma fácil e rápida. Confira:

Leia também: Comidas para dias chuvosos

Escolha qual o tipo de macarrão ideal para você!


Acabei de te apresentar alguns tipos de macarrão para sopa, mas eu preciso te dizer que não existe uma regra estabelecida. 

É possível preparar uma sopa com qualquer tipo de macarrão e até mesmo sem. Você pode substituir a massa por arroz ou fazer uma sopa apenas com legumes. 

Eu espero que essas informações que eu acabei de te passar tenha te ajudado de alguma maneira. 

Te agradeço por ter me acompanhado até aqui e te desejo boa sorte.

Até a próxima!