Como fazer doce de abóbora em pedaços?

Você está querendo saber como fazer doce de abóbora em pedaços? Não deixe de acompanhar esse artigo que eu preparei especialmente para te apresentar uma receita caseira incrível!

Aqui eu também vou te passar algumas dicas legais para você preparar essa delícia e te ajudar a conservar esse doce da melhor forma. Confira!

Descubra como fazer doce de abóbora em pedaços


como fazer doce de abóbora em pedaços

O doce de abóbora é um clássico que fez parte da infância de muita gente aqui no Brasil, não é mesmo? 

Pode até parecer que não, mas fazer esse doce em casa é muito fácil. Você vai utilizar poucos ingredientes e em pouco tempo seu doce está pronto. 

Abaixo eu vou te apresentar a receita completa. Confira:

Ingredientes:

  • 500 gr de abóbora em cubos
  • 400 gr de açúcar cristal
  • Canela em pau
  • Cravo a gosto

Modo de preparo:

  • A primeira coisa que você precisa fazer é lavar bem sua abóbora;
  • Em seguida descasque e corte em cubos médios;
  • Leve para uma panela alta, junto com o açúcar, a canela e o cravo;
  • Deixe no fogo alto até a abóbora soltar bastante água;
  • Depois diminua para o fogo médio até a calda começar a engrossar;
  • Logo em seguida diminua para o fogo baixo e deixe cozinhar até chegar no ponto ideal;
  • Deixe o doce esfriar e guarde na geladeira.

Deixe sua abóbora de molho no cal!


Isso mesmo! Você pode até não acreditar, mas o cal pode ser usado em diversas receitas, principalmente no preparo de doces variados. 

É claro que você não vai adicionar o cal diretamente na sua receita, pois seu uso não é recomendado que seja feito dessa forma. 

No caso do doce de abóbora, você vai precisar deixar ela de molho por pelo menos 1 horas antes de iniciar a sua receita. 

Corte a abóbora em cubos e em seguida deixe descansar em uma mistura de 50 g de cal e água até cobrir toda a abóbora. 

Esse ingrediente vai fazer com que o legume não se desmanche durante o processo de cozimento do doce. Deixando a casca firme e a polpa macia.

O cal pode ser encontrado em casas de material de construção e custa em torno de R$ 10 o quilo. Compre sempre o cal virgem, aquele que não tem adição de nenhuma outra substância e não esqueça de lavar bem sua abóbora depois desse descanso. 

Qual a validade do doce de abóbora caseiro?


Se você preparou essa receita como eu acabei de te ensinar, saiba que seu doce pode durar até 15 dias dentro da geladeira.

É importante que você deixe uma boa quantidade de calda, que seja capaz de cobrir os pedaços de abóbora. Assim ela vai se manter apta para o consumo por mais tempo. 

Como conservar doce de abóbora em pedaços?


como fazer doce de abóbora

O grande segredo para fazer seu doce de abóbora durar mais é a limpeza dos potes que você vai utilizar para armazenar. 

É importante que você deixe esses potes de molho em água fervente junto com as tampas. Assim você vai retirar toda e qualquer impureza que possa existir ali. 

Em seguida seque bem e deposite o doce já frio. Vede bem e leve a geladeira pelo tempo indicado. 

Eu aconselho você a não deixar seu doce na porta da geladeira. Esse é o local que mais sofre oscilações de temperatura e isso pode fazer com que seu doce estrague facilmente. 

Lembre-se também que toda vez que você for retirar uma porção do doce, você precisa usar uma colher limpa e tirar a quantidade desejada de uma só vez. Assim você pode evitar a contaminação do seu doce.

Leia também: Receitas com abóbora

Experimente esse doce de abóbora!


Agora que você já sabe como fazer doce de abóbora em pedaços, ficou mais fácil de preparar uma sobremesa diferente aí na sua casa, não é mesmo? 

Então não perca mais tempo. Comece a separar os ingredientes que você vai precisar e faça essa receita ainda hoje. Eu tenho certeza que você vai adorar o resultado.

Eu espero que essas dicas que eu te passei tenham te ajudado de alguma maneira ou que você ao menos saia daqui um pouco mais inspirado. 

Te agradeço pela sua companhia e atenção até aqui. 

Boa sorte e até a próxima!