O que colocar na salada de frutas para não escurecer?

Se você está procurando saber o que colocar na salada de frutas para não escurecer fica aqui comigo porque vou esclarecer essa dúvida para ninguém nunca mais errar. 

Também vou te passar mais algumas dicas para fazer essa delícia da melhor forma possível, além de te passar uma lista das frutas mais utilizadas para preparar esse lanche. Confira!

Saiba o que colocar na salada de frutas para não escurecer


Normalmente quando eu resolvo fazer salada de fruta aqui em casa, eu sempre faço em uma quantidade maior porque eu sei que todo mundo ama.

Mas o grande problema disso é que se não for feita da forma certa, com o passar das horas as frutas vão se oxidando e ficando escuras. 

Existe uma técnica muito antiga usada para evitar essa situação e como você vai ver ela é muito simples. Basta adicionar o suco de alguma fruta cítrica na sua salada de fruta. Além de evitar esse escurecimento, esse suco também vai agregar muito sabor ao seu lanche. 

Uma das opções mais utilizadas é o suco de laranja, mas caso não tenha ou não goste, você pode adicionar também suco de limão ou de maracujá. 

Outra dica legal é passar esse suco em uma peneira para que sejam retirados os gomos pequenos e os caroços.

Corte as frutas em pedaços pequenos


O que colocar na salada de frutas para não escurecer

Essa é uma dica para você que pretende servir salada de frutas para crianças ou adultos que têm dificuldades de comer frutas na frequência indicada. 

Cortar em pedaços pequenos faz com que os sabores estejam equilibrados e se torne mais fácil e agradável a mastigação. 

Além disso, dessa forma é possível fazer render mais ainda essa salada de fruta.

Posso congelar salada de fruta?


Sim! Você pode congelar uma salada de fruta e inclusive é dessa forma que é recomendado conservar ela.

No congelador a vida útil dela se estende por mais tempo, sem esquecer que se torna muito mais prático fazer uma salada de fruta em grande quantidade e armazenar para que seja consumida durante os dias, sem ter que fazer tudo do zero. 

Fique tranquilo que se você utilizar a dica de adicionar um suco ácido, ela não vai escurecer. Pelo contrário, vai se manter intacta por muito mais tempo do que se fosse guardada na parte de baixo da geladeira. 

Saiba o que colocar na salada de fruta


Como você já deve saber, essa é uma receita que possui diversas formas de ser preparada.

Claro que isso vai depender muito do seu gosto para frutas. Nenhum ingrediente é obrigatório, o ideal aqui é que ela fique boa para o seu paladar. 

Geralmente as frutas mais utilizadas para fazer salada de frutas são as seguintes: 

  • Banana
  • Maçã
  • Melão
  • Manga
  • Laranja
  • Abacaxi
  • Goiaba
  • Morango
  • Limão
  • Mamão
  • Kiwi
  • Uva

Além dessas frutas, existem outros ingredientes que também são utilizados nesta receita como por exemplo granola, mel, leite condensado, leite em pó, farinha de aveia entre outros. 

Tenha cuidado com algumas frutas


o que colocar na salada de fruta

Existem algumas frutas que precisam ser tratadas de forma diferente, principalmente em uma salada de fruta. 

Esse é o caso da uva. É muito importante que você dê preferência as uvas sem caroço para não correr o risco de ninguém se engasgar com ele, mas caso você não encontre essa opção, eu oriento você a cortar no meio, retirar os caroços e se possível a casca. 

Outra fruta que você precisa ficar atento é a maçã. Ela tem um poder de oxidação muito grande. Em poucos minutos ela já começa a escurecer e aí não tem muito o que fazer. 

Então a dica é cortar ela por último e já colocar rapidamente no suco ácido para interromper o processo de oxidação da fruta. 

Leia também: Comidas de verão

Comece a preparar sua salada de fruta!


Agora que você já sabe o que colocar na salada de fruta para não escurecer, ficou mais fácil preparar esse lanche para a sua família, não é mesmo?

Então aproveite essas dicas e comece agora mesmo a separar tudo que você vai precisar para fazer essa receita. 

Eu realmente espero que eu tenha te ajudado de alguma maneira a encontrar as respostas que você estava procurando. Se possível, quando você fizer salada de fruta na sua casa e utilizar essas dicas que te passei, volta aqui para me contar se deu tudo certo, tá bom?

Te desejo boa sorte e até a próxima!