Como fazer cuscuz no microondas? Quantos minutos para cozinhar?

Se você está querendo saber como fazer cuscuz no microondas, então acredito que esse artigo foi feito especialmente para você. 

Não ter cuscuzeiro em casa não é desculpa para não fazer um cuscuz delicioso. Existem algumas formas de você preparar essa receita em casa e em uma delas você vai utilizar esse eletrodoméstico. 

Aqui eu vou te passar algumas dicas e informações importantes que vão te ajudar a fazer esse cuscuz da melhor forma possível e sem errar. 

Confira!

Descubra como fazer cuscuz de microondas?


Como fazer cuscuz no microondas

O microondas é um eletrodoméstico super útil no nosso dia a dia, mas muita gente acha que ele serve para esquentar comidas e fazer pipoca, mas não. 

Existem diversas receitas que podem ser preparadas no microondas e o cuscuz é uma delas. 

O modo de preparo da massa do cuscuz é igual a qualquer outro.

Você vai precisar hidratar o flocão de milho com água, temperar com sal e deixar ele descansar por alguns minutos. 

Eu também gosto de adicionar um pouco de açúcar nessa massa, mas isso vai de gosto mesmo. 

Para facilitar sua vida vida, eu vou deixar aqui embaixo um vídeo que mostra o passo a passo de como fazer cuscuz no microondas de forma fácil e rápida.

Em qual recipiente deve ser feito o cuscuz?


Se você já tem costume de usar o microondas na sua casa, você já deve saber que existem algumas regras que precisam ser seguidas. 

Existem alguns recipientes que não podem ser levados ao microondas de forma alguma. Entre eles estão as vasilhas plásticas, panela ou vasilhas de alumínio e as embalagens de alimentos. 

Os melhores recipientes para fazer cuscuz no microondas são os feitos com cerâmica, porcelana, louça ou vidro. 

Ah, não esqueça de observar se essa vasilha possui algum detalhe em metal. Se tiver, não pode ser levar ao microondas. 

Quanto tempo para cozinhar cuscuz no microondas?


O tempo exato pode variar de acordo com a potência de cada microondas e também a quantidade de cuscuz que você pretende fazer, mas geralmente não ultrapassa 5 minutos. 

O ideal é que você adicione o tempo aos poucos, se necessário. 

E não esqueça de tampar o recipiente que você vai fazer o cuscuz. Se ele não tiver uma tampa adequada para o microondas, repouse um prato fundo por cima para que o ar quente fique abafado. Isso ajuda a cozinhar de forma uniforme e também faz com que ele não fique ressecado. 

É verdade que microondas faz mal à saúde?


Com certeza você já ouviu alguém falar que consumir alimentos que foram preparados no microondas faz mal à saúde, mas de acordo com a OMS, a Organização Mundial da Saúde,  essa informação não passa de um mito muito popular. 

De acordo com a história contada por aí, o eletrodoméstico passaria a sua radiação para a comida e isso poderia causar diversos tipos de câncer em nós seres humanos. 

Foram realizados alguns estudos com milhares de pessoas, inclusive algumas em processo de gravide e os resultados mostraram que o aparelho não transmite nenhum perigo à nossa saúde. Além do mais, a radiação emitida por ele nunca foi associada ao aparecimento de nenhum tipo de câncer. 

Até porque essa radiação é refletida pelo material interno do aparelho e permanece dentro dele.

Então, quando alguém disser que você não pode fazer cuscuz no microondas, não preste atenção. Esse eletrodoméstico pode te fazer economizar bastante tempo e o melhor, o gás da cozinha vai render por mais tempo. 

Leia também: Como fazer arroz no microondas

Comece a preparar o seu cuscuz!


aprenda a fazer cuscuz no microondas

Agora que você já sabe como fazer cuscuz no microondas, comece a separar os ingredientes que você vai precisar e inicie o preparo dessa iguaria deliciosa. 

Para deixar seu cuscuz ainda mais gostoso, você pode combinar ele com recheios de sua preferência. Os mais usados são a carne seca desfiada, queijo coalho, bacon e linguiça calabresa frita. 

Eu espero que essas informações tenham te ajudado no que você estava precisando e tenha te inspirado para começar a cozinhar agora mesmo.

Muito obrigada por ter me acompanhado até aqui e boa sorte.

Até a próxima!