Como fazer arroz no microondas: Quantos minutos? Como fazer?

Por acaso você está querendo saber como fazer arroz no microondas e não sabe como? Então esse artigo foi feito especialmente para você. 

Aqui eu também vou te ensinar uma receita para você preparar esse arroz de forma simples e prática aí na sua casa. Confira!

Pode fazer arroz no microondas?


Arroz no microondas

O microondas é um eletrodoméstico que facilita muito a vida da gente e normalmente é utilizado para esquentar alimentos já no prato. 

Além de economizar tempo, ele evita ter que sujar panelas e mais panelas para esquentar diversos tipos de comidas. 

Mas se engana quem pensa que a sua única utilidade é essa. O microondas pode servir para cozinhar completamente diversos tipos de alimentos, inclusive o arroz. 

Então não fique na dúvida, pode sim cozinhar arroz no microondas e logo abaixo eu vou te mostrar como fazer isso. 

O que usar para cozinhar arroz no microondas?


Para qualquer função é necessário se atentar ao recipiente que você vai utilizar para esquentar ou cozinhar arroz no microondas

Geralmente são utilizados recipientes que são próprios para esse uso. Com plásticos específicos que não correm o risco de derreter e estragar a sua comida. 

Outra opção é utilizar algum refratário de vidro. Sabe aqueles com vidro grosso que vão para o forno? Eles também servem, mas tome cuidado com as tampas que acompanham esses refratários. Qualquer receita feita no microondas, não pode ser tampada completamente pois corre o risco de explodir. 

Caso você não tenha aquela tampa específica para ser usada no microondas, deixe a tampa do refratário entreaberta, nunca completamente fechada. 

Quanto de água é necessário para cozinhar arroz no microondas?


Existe uma regra certeira que deve ser seguida independente da forma que você vai preparar o seu arroz.

A quantidade de água necessária para cozinhar 1 xícara de arroz são 2 xícaras de água. Seja na panela ou no microondas, basta seguir essa regrinha que vai dar tudo certo.

Se você adicionar mais do que isso, será necessário mais tempo para secar toda a água e pode ser que o arroz passe do tempo. Logo abaixo vou te deixar uma receita para você aprender a fazer. Como eu te disse, o tempo pode variar de acordo com a quantidade de água que você vai colocar, mas utilizando a quantidade certa, acredito que 10 minutos são suficientes. Confira!

Receita de arroz no microondas simples


Ingredientes:

  • 1 xícara de arroz
  • 2 xícaras de água
  • Sal a gosto
  • 1/2 cebola picada
  • 1 dente de alho picado

Modo de preparo:

  • Em um recipiente próprio para microondas ou um refratário de vidro, misture o arroz com os temperos;
  • Em seguida adicione a água;
  • Mexa bem e cubra com uma tampa própria para ser usada no eletrodoméstico;
  • Depois leve para o microondas em potência máxima por 5 minutos; 
  • Logo depois mexa e se ainda tiver água deixe por mais 5 minutos até secar;
  • Nunca passe de minutos direto no microondas. 
  • Quando cozinhar completamente o arroz, deixe ele descansar por 5 minutos e em seguida sirva. 

Experimente adicionar outros temperos na sua receita


receita de arroz no microondas

Essa receita que acabei de te passar é do arroz básico, mas não quer dizer que você não pode ousar mais. Se quiser adicione outros sabores de acordo com o seu gosto.

Acrescente uma cenoura picada ou ralada, milho verde ou qualquer outro legume que você tenha costume de comer. Fica uma delícia!

Ah, se quiser, você pode adicionar cheiro verde, mas aconselho que você acrescente ele depois que o arroz estiver pronto, já perto de servir. Pois se o cheiro verde for levado para o microondas, as ondas de calor vão fazer com que ele fique escurecido. 

Adicionando depois você conserva não só a aparência como também o aroma e o sabor. 

Leia também: Como dar liga no bolinho de arroz

Teste essa receita agora mesmo!


Acredito que com essa receita de arroz no microondas, você já deve ter perdido o medo de usar esse eletrodoméstico para essa função, não é mesmo? 

Então aproveite essas dicas que acabei de te passar e experimente fazer aí na sua casa também. Além de ser super prática, ainda vai te fazer economizar o gás da cozinha. 

Ah, e se for possível, volta aqui para me contar como foi que você preparou a sua receita. Se você adicionou mais algum ingrediente ou se fez da forma básica como te ensinei. Quero saber se deu tudo certo também nesse seu preparo, tá certo?

Eu espero que essas informações tenham esclarecido suas dúvidas e te deixado inspirado para preparar essa receita sem muitos receios. 

Te desejo boa sorte e até a próxima!