Como cozinhar vagem para ficar verdinha?

Quer saber como cozinhar vagem para ficar verdinha? Então não deixe de acompanhar esse artigo que eu preparei especialmente para você. 

A vagem é uma leguminosa versátil, rica em nutrientes e que pode ser uma ótima adição a uma refeição. Para cozinhar a vagem de forma a mantê-la verdinha, saborosa e nutritiva, é importante prestar atenção ao método de cocção, ao tempo de cozimento e ao tempero.

Aqui eu vou deixar algumas dicas que vão te ajudar muito na hora de preparar esse ingrediente. Não deixe de conferir!

Descubra como cozinhar vagem para ficar verdinha


Como cozinhar vagem para ficar verdinha

Se você gosta de consumir vagem nas suas refeições, já deve saber que sua cor é afetada facilmente, não é mesmo? Então para que a vagem mantenha a sua cor verde vibrante durante o cozimento é importante seguir alguns passos. Confira a seguir:

  • Branqueamento: Ferva água em uma panela grande e prepare uma tigela com água gelada ao lado. Adicione a vagem à água fervente e cozinhe por cerca de 3 a 5 minutos, até que ela fique macia, mas ainda crocante. Depois, retire a vagem com uma escumadeira e mergulhe-a imediatamente na água gelada para interromper o cozimento e manter a cor verde.
  • Cozimento no vapor: Cozinhar a vagem no vapor é uma excelente opção para manter sua cor e nutrientes. Coloque a vagem em uma cesta de vapor sobre água fervente e cozinhe até que fique macia.
  • Evite cozinhar demais: Cozinhar a vagem por tempo excessivo pode fazer com que ela perca sua cor e textura. Por isso, é importante ficar de olho no tempo de cozimento.

Qual a melhor forma de cozinhar vagem?


A verdade é que existem diversas maneiras de cozinhar vagem, mas como sempre tem um jeito que é o mais indicado. 

Nesse caso, o cozimento no vapor é mais recomendado pois ele, além de manter a cor do ingrediente, ele também preserva todos os nutrientes. 

Além disso, o vapor não dilui o sabor da vagem, o que resulta em uma leguminosa mais saborosa.

Mas caso queira, também dá para fazer a vagem salteada em uma frigideira com um pouco de azeite ou óleo. Assim você pode adicionar temperos de sua preferência para deixar ela ainda mais saborosa. 

Quanto tempo para cozinhar vagem?


O tempo de cozimento da vagem pode variar de acordo com o método de cozimento. Para fazer o branqueamento, basta cozinhar no máximo 4 minutos.

Já o cozimento no vapor demora cerca de 5 a 7 minutos. Para preparar a vagem salteada, você vai precisar de mais ou menos 8 minutos ou até menos, dependendo da textura desejada. 

Como temperar vagem?


Além de saber cozinhar a vagem, você também precisa aprender a temperar ela da maneira certa. 

Caso você queira um tempero mais simples, tempere com sal, pimenta e um fio de azeite ou manteiga.

Para um tempero mais elaborado, utilize o alho e a cebola. Refogue esses ingredientes no azeite e adicione a vagem para saltear.

Além disso, você também pode abusar do uso das ervas como salsa, tomilho ou manjericão. Elas deixam o prato mais colorido e ainda realçam o sabor da vagem. 

Como conservar vagem?


Se acabou sobrando vagem, é importante que você saiba como conservar essa sobra para que ela possa ser consumida em outro momento. 

Para conservar na geladeira, guarde a vagem em um saco plástico ou recipiente hermético na geladeira por até 5 dias.

Também dá para conservar ela no congelador, mas para isso é necessário aguardar até que esteja completamente fria, depois armazenar em um recipiente hermético e que possa ser levado ao congelador. 

Dessa maneira, a vagem pode ser deixada no freezer por até 6 meses. 

O que combina com vagem?


Como cozinhar vagem

Você está pensando no que servir com essa vagem? Então eu preciso te dizer que ela combina muito bem com uma variedade de pratos e ingredientes. 

Abaixo eu vou deixar algumas sugestões para você conferir:

  • Carnes: Combina com carnes grelhadas, assadas ou cozidas, como frango, carne bovina ou porco.
  • Peixes e frutos do mar: A vagem é um ótimo acompanhamento para peixes e frutos do mar, como salmão, camarão ou bacalhau.
  • Outros vegetais: Combina com outros vegetais em saladas, refogados ou assados.
  • Arroz ou batata: Pode ser servida como acompanhamento para arroz ou batata.

Leia também: Vagem é legume ou verdura?

Não deixe para depois!


Agora que você já sabe como cozinhar vagem para ficar verdinha, não perca mais tempo. Aproveite todas essas dicas que eu trouxe para você e comece a preparar essa delícia aí na sua casa. 

Eu tenho certeza que com essas informações vai ficar muito mais fácil servir essa delícia para toda a sua família. 

Obrigada pela sua companhia e atenção até aqui. Eu realmente espero que essas dicas tenham te ajudado de alguma maneira e torço para que você saia daqui ainda mais inspirada. 

Te desejo boa sorte e até a próxima!


você pode gostar também