Molhei demais o cuscuz: O que fazer?

E agora que molhei demais o cuscuz, o que fazer? Não se desespere! Nesse artigo vou te contar como salvar essa massa de forma simples e rápida. 

Além disso, vou te passar algumas dicas importantes para preparar o melhor cuscuz da sua vida. Confira!

Descubra como salvar uma massa de cuscuz


molhei demais o cuscuz

Preparar um cuscuz caseiro em casa não tem muito segredo, não é mesmo? O modo de preparo é super simples, só hidratar o flocão de milho, temperar com sal e levar ao fogo. 

Como tudo na vida, as vezes nem tudo ocorre como a gente espera. No caso do cuscuz, o mais comum de acontecer é adicionar água além do necessário. 

Para resolver isso, o ideal é que você adicione um pouco mais de flocão nessa massa. Assim essa água em excesso será absorvida e o cuscuz vai ficar na textura certa. 

Você também pode adicionar um pouco de farinha de mandioca. Ela vai ajudar a secar um pouco essa água e também vai deixar seu cuscuz mais soltinho. 

Além disso, você pode deixar essa massa descansando por um tempo até que boa parte dessa água seque. Essa forma demanda mais tempo, mas você também vai conseguir salvar a sua massa. 

Qual a quantidade de água necessária para hidratar o cuscuz?


Na maioria das receitas de cuscuz que já conheci, não existe uma quantidade de água exata, mas no geral não ultrapassa 1 copo de água. 

Essa medida pode alterar bastante de acordo com a quantidade de cuscuz você pretende fazer. 

O ideal é você ir adicionando aos poucos para não passar do ponto. 

Como saber se o cuscuz está hidratado?


O processo de hidratação do cuscuz demora em torno de 10 minutos. 

Para saber se a quantidade de água adicionada para hidratar foi o suficiente, basta pressionar um pouco da massa com os dedos. 

Ela não pode escorrer, pois esse é um sinal de água em excesso. Também é importante que a sua textura esteja macia, sem grãos duros. 

Como deixar a massa de cuscuz mais fofa?


Tem muita gente que tem dificuldade em preparar uma massa de cuscuz fofinha. 

No geral, a única forma dessa massa ficar dura e pesada é errando as proporções dos ingredientes. Eu tenho certeza que se você seguir o passo a passo certinho, o resultado vai ser perfeito. 

Mas existe uma dica super legal que pode deixar seu cuscuz ainda mais fofinho que é deixando ele hidratar na geladeira de um dia para o outro. 

Experimente fazer isso e depois volta aqui para me contar o resultado. 

Deixe seu cuscuz ainda mais saboroso!


como hidratar o cuscuz

Se você está pensando em fazer  um cuscuz para servir aí na sua casa e quer experimentar novos sabores, que tal adicionar um recheio de sua preferência?

Existem diversas possibilidades que podem deixar seu cuscuz super saboroso. Confira algumas opções:

  • Carne seca desfiada;
  • Queijo Coalho;
  • Peito de peru;
  • Queijo mussarela;
  • Banana da terra;
  • Ovo;
  • Calabresa;
  • Bacon;
  • Carne do sol.

Você já comeu cuscuz com leite de coco?


Se nunca comeu, acredite em mim, você precisa experimentar! 

O cuscuz com leite de coco é muito consumido no nordeste e o leite é preparado com a própria fruta batida no liquidificador com água e coada com a ajuda de um pano de prato. 

O leite é adicionado apenas na hora de servir o cuscuz ainda quente. 

Se você quiser pode aproveitar o bagaço do coco para fazer uma coca ou até mesmo adicionar na massa de cuscuz antes de levar ao fogo. Fica uma delícia. 

Leia também: Quanto tempo leva para cozinhar um cuscuz? 

Experimente essas dicas!


Acredito que essas dicas podem te ajudar bastante. Todas as vezes que exagerei na água e molhei demais o cuscuz, eu utilizei uma delas e consegui salvar minha massa, então acredito que você também vai conseguir. 

Aproveite também essas opções de recheios para cuscuz que acabei de te apresentar. O cuscuz sozinho, já é uma delícia, quando adicionado outros sabores, fica ainda melhor. Então aproveite para experimentar novas formas de consumir essa iguaria brasileira que é o cuscuz. 

Eu espero que essas informações tenham te ajudado de alguma forma e que você saia daqui inspirado direto para cozinha. 

Obrigada pela sua companhia até aqui.

Te desejo boa sorte e até a próxima!