Como cozinhar amendoim com casca? Aprenda como fazer

Se você está procurando saber como cozinhar amendoim com casca, não deixe de conferir esse artigo que preparei especialmente para te ensinar a preparar essa delícia.

Aqui vou te contar como limpar, qual o tempo exato e a quantidade de sal necessária. Confira!

Aprenda a limpar amendoim com casca


como cozinhar amendoim com casca

Antes de te ensinar a limpar amendoim, eu preciso te dizer que você não precisa realizar essa etapa. Para isso você precisa comprar um amendoim já limpo. Geralmente aqueles que são vendidos em grandes supermercados já vêm limpos, prontos para ir para o fogo. 

Mas se você comprar em feira ou mercados pequenos, muito provavelmente estará cheio de terra e aí sim é necessário realizar essa limpeza. 

Para isso você vai precisar de uma bacia grande cheia de água. Coloque o amendoim nesse recipiente e faça movimentos como se estivesse esfregando o amendoim. Sempre com as duas mãos cheias, uma contra a outra. 

Dessa forma você vai conseguir retirar toda essa sujeira de forma mais rápida. Esse processo deve ser repetido até que não tenha mais nenhuma terra no amendoim e que essa água da bacia esteja bem clara. 

Saiba como cozinhar amendoim com casca


Cozinhar amendoim é uma das tarefas mais fáceis da culinária, basta colocar em uma panela, adicionar água até cobrir, uma boa quantidade de sal e deixar cozinhando até amolecer o grão. 

O tempo de cozimento do amendoim pode variar bastante de acordo com a quantidade que você vai colocar nessa panela e também de acordo com o tipo de panela que você pretende usar. 

Caso você tenha uma panela de pressão disponível, o processo de cozimento vai acontecer bem mais rápido. Normalmente é necessário aguardar em torno de 40 a 45 minutos para que esse grão alcance a textura correta. 

Mas se você for cozinhar esse amendoim em uma panela convencional, você precisa saber que assim vai demorar em torno de 2 horas. No final desse tempo, ainda será necessário experimentar para ter certeza de que chegou no ponto certo. 

Quanto de sal coloca no amendoim cozido?


O modo de preparo do amendoim é bem simples. Basta adicionar em uma panela grande bastante água e uma quantidade considerável de sal. 

Essa quantidade pode variar de acordo com a quantidade de amendoim que você vai cozinhar, mas acredito que menos de 2 colheres de sal você não vai usar. 

Se você achar que vai ficar muito salgado, coloque aos poucos, mas lembre-se que para o amendoim absorver o sal ele precisa ficar de molho nessa água salgada por um tempo. 

Como retirar o excesso de sal do amendoim?


como limpar amendoim com casca

Se só depois do amendoim pronto, você percebeu que exagerou no sal, não se desespere. Existe uma solução que pode amenizar essa situação.

O que você precisa fazer é retirar boa parte dessa água salgada e descartar. Em seguida adicione a mesma quantidade que você retirou, só que dessa vez com água normal, sem sal. 

Misture bem e deixe de molho por alguns minutos. Em seguida experimente e observe se ainda precisa repetir esse processo. 

Se você achar que ainda continua muito salgado, você pode trocar toda a água salgada da panela por uma água sem sal. 

Mas lembre-se que para esse método fazer efeito é necessário deixar esse amendoim de molho por pelo menos 10 minutos. 

Conheça os principais benefícios do amendoim cozido


O amendoim é uma leguminosa que oferece diversos benefícios para o nosso organismo e um deles é o fornecimento de energia. 

Além disso, ele é considerado um alimento termogênico, capaz de induzir a queima de calorias, auxiliando no emagrecimento saudável. 

Sem contar que o amendoim também é rico em diversas outras substâncias como o ácido fólico, que ajuda a prevenir anemias graves. 

Uma outra substância que possui um papel importante quando entra em contato com o nosso organismo é o triptofano. Ele ajuda a produzir serotonina, o hormônio responsável por oferecer a sensação de bem estar e reduzir o estresse diário. 

Leia também: Comidas de São João no nordeste

Experimente!


Agora que você já sabe como cozinhar amendoim com casca, ficou mais fácil de preparar essa delícia aí na sua casa, não é mesmo? Então não perca tempo e aproveite essas dicas que acabei de te passar. 

Com elas você vai conseguir fazer um amendoim cozido bem limpinho e na quantidade de sal ideal. 

Espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira.

Te agradeço por ter me acompanhado até aqui e te desejo sorte. 

Até a próxima!