Como conservar banana na geladeira

Conservar banana na geladeira é uma forma totalmente eficiente de garantir que o alimento não estrague. Mas existem alguns truques para fazer esse processo corretamente.

Por isso, separei aqui algumas dicas super importantes e algumas curiosidades que você vai gostar muito de saber. Vamos conferir?

O que fazer para conservar a banana fresquinha por mais tempo?

como conservar banana na geladeira

Primeiramente, escolha bananas maduras para armazenar na geladeira. Ao colocar as bananas ainda verdes, vai demorar muito tempo para amadurecer.

Outra coisa importante é retirar as bananas do cacho porque isso ajuda a interromper o amadurecimento rápido. Se você deixar no cacho e levar à geladeira, a banana continuará amadurecendo mesmo em baixa temperatura.

Mas um truque que funciona perfeitamente para evitar que a banana amadureça rápido demais é envolver os cabinhos do cacho em um pedaço de plástico filme. Faça o teste, dá certinho!

Por outro lado, se as bananas estiverem maduras demais, o ideal é separá-las do cacho, mas aí surge outro problema: o escurecimento da banana. Você pode perceber que quando colocamos as bananas na geladeira, a casca fica preta.

Isso é totalmente normal e não significa que a banana estragou. Quanto a isso, não temos como evitar. Mas se você retirou as bananas do cacho, é importante proteger a pontinha que vai ficar exposta.

Nesse caso, vale a pena também envolver as bananas em plástico filme ou colocar tudo em um saquinho plástico bem fechado. Vai ajudar a conservar perfeitamente as bananas na geladeira.

Quanto tempo dura uma banana na geladeira? Olha, eu já fiz testes e durou em torno de 10 dias. Mais do que isso, já vai estar madura demais e o sabor não fica tão agradável assim. Pode acreditar. 😉

O truque do papel alumínio também funciona

Não tem plástico filme em casa? Sem problemas, você pode utilizar também o papel alumínio que faz o mesmo trabalho de proteger as bananas.

Você pode utilizá-lo tanto para proteger o cacho e evitar o amadurecimento rápido quanto para proteger as bananas soltas do cacho na geladeira. Esse truque funciona também para as bananas que ficam expostas na fruteira.

O papel alumínio ajuda a deixar a banana mais firme, mais doce e madura no ponto certo para consumir, mesmo em temperatura ambiente. Um bom indício de que a banana já está estragada é a cor da casca. Se estiver bem escura, já está passada.

Quando a casca começa a apresentar pintinhas pretas, significa que está amadurecendo. Eu gosto da banana bem madura e doce, quando a casca está toda pintadinha, sei que está no momento certo para comer.

Leia também: Pode colocar comida quente na geladeira?

E a banana descascada? Como conservar?

A banana é um alimento ultra sensível e que pode estragar rapidamente mesmo na geladeira. Se você descascar a banana, cortar e deixar por um tempo em cima da mesa, pode perceber que ela vai ficar preta.

Isso acontece por conta da oxidação e isso acontece mesmo se você a deixar na geladeira. Caso tenha sobrado aí na sua casa banana descascada e picada, o que fazer? Uma saída é congelar os pedacinhos. Dessa forma, você garante que todas as propriedades e características da banana fiquem intactos.

Não quer congelar? E pretende consumir em poucas horas? Ainda há um truque que promete ajudar muito. Basta enrolar os pedaços da banana em plástico filme. Enrole bem apertado, de modo que não fique em contato com o ar.

Em seguida, é só armazenar na geladeira. Quando for consumir, é só remover os plásticos e saborear a banana fresquinha. 😉

Como congelar bananas maduras

Congelar bananas é muito fácil, mas requer também alguns cuidados específicos. Afinal, não pode surgir aqueles cristaizinhos de gelo, porque ao descongelar vão alterar completamente a textura da banana. Nesse caso, poderá encharcar o alimento.

Qual é a forma correta de fazer esse processo? Primeiramente descasque e corte as bananas em rodelas médias. Em seguida, coloque porções pequenas em saquinhos para armazenar verduras.

É importante que você não coloque muitas bananas no mesmo saquinho porque vai dificultar na hora de congelar e pode acumular muita água durante todo o processo. Coloque no máximo 3 bananas por saquinho.

Por fim, remova todo o ar contido no saquinho e lacre muito bem. Pode dar um nó simples ou utilizar aqueles fechadores de plástico. Aqui em casa eu sempre guardo aqueles araminhos que vêm no saquinho de pão. São extremamente úteis para esses procedimentos culinários. 😉

Leia também: Pode congelar arroz?

Agora você já sabe como conservar banana na geladeira e de quebra aprendeu alguns truques interessantes. Espero muito que tenha te ajudado. Compartilhe as dicas, tenho certeza de que vai ajudar muitas outras pessoas.


2 comentários em “Como conservar banana na geladeira”

  1. Muito obrigado pela dica! Tafulho com açaí e estava procurando um artigo quebpydesse me ajudar!! Vcs foram perfeitos!! Tudo sucesso!!

  2. Muito obrigado pelas dicas da banana, gosto sempre de ter bananas em casa, mais sempre perde na fruteira.
    Agora não deixo perder mais

Os comentários estão encerrado.