Como congelar quiabo? Melhor forma de congelamento

Hoje eu vou te ensinar como congelar quiabo da forma correta e fazer ele durar por muito mais tempo. 

Além disso, eu vou te passar dicas de conservação que vão te ajudar bastante. Não deixe de conferir!

Descubra se pode congelar quiabo


Como congelar quiabo

Se você faz parte do grupo de pessoas que adora quiabo, é importante que você aprenda a melhor forma de conservar esse legume. 

Todo mundo sabe que quando guardado em temperatura ambiente, ele acaba murchando com o tempo, durando apenas poucos dias.

O mesmo acontece se você guardar na geladeira. Apesar disso fazer com que ele dure mais, com alguns dias o mesmo irá acontecer. 

Caso queira prolongar o tempo de consumo desse legume por mais tempo, você pode sim congelar ele, mas para isso você vai precisar tomar alguns cuidados importantes para que o legume não tenha suas características alteradas. 

Não esqueça de escaldar!


Esse é um cuidado que você deve tomar caso queira que esses quiabos mantenham a cor e a textura mesmo depois de irem para o congelador. Escaldar o seu legume vai fazer com que o seu amadurecimento seja cessado e dessa forma, suas características são mantidas da mesma forma. 

Para realizar esse processo a primeira coisa que você vai precisar fazer é lavar bem os quiabos e retirar os talos. Depois será necessário levar uma panela grande com água para o fogo e aguardar ferver. Enquanto isso, prepare uma bacia com água e bastante gelo.

Quando a água ferver, adicione os quiabos e deixe-os mergulhados em água fervente por 3 minutos. Em seguida, transfira eles para a bacia com gelo pelo mesmo tempo. Isso vai ajudar a cessar o cozimento depois de escaldado. 

Outra coisa que você pode fazer caso não queira escaldar, é fritar o quiabo. Para isso corte eles em rodelas e em seguida adicione um pouco de óleo em uma frigideira. Frite por 5 minutos, deixe esfriar e leve ao congelador. Inclusive, aqui no blog tem um artigo que te conta o que fazer para o quiabo não babar nessa hora. Confira também!

Seque bem antes de congelar!


Essa é uma outra etapa importante para que o seu quiabo se mantenha em bom estado de conservação. 

O legume precisa secar muito bem antes de ser embalado, pois a umidade vai fazer com que ele estrague. 

Para isso deixe os quiabos secando em uma forma e antes de embalar seque bem com um papel toalha.

Congele individualmente


Essa não é uma regra, mas é uma dica que eu tenho certeza que você vai gostar. A melhor forma de congelar o quiabo é fazendo isso com eles separados. 

Espalhe eles em uma forma, sem encostar um no outro e leve para o congelador por cerca de 2 horas. Quando todos endurecer, embale e leve ao congelador. 

Na hora de embalar sempre porcione os quiabos em quantidades que você tem costume de consumir. 

Essa técnica de congelar o quiabo antes de guardar pode ser feita tanto com o quiabo inteiro, quanto com ele cortado em formatos variados. 

Não congele quiabo velho!


descubra como congelar quiabo

Essa é uma informação que eu não poderia deixar de te passar. Nenhuma dessas dicas que eu acabei de te passar vai adiantar se o quiabo que você estiver usando for um quiabo velho. 

Qualquer forma de congelamento só deve ser feita com quiabos frescos, limpos e sem feridas. 

Caso você congele um quiabo velho, saiba que ele vai perder o restante das suas características, ficando mole e sem gosto. 

Qual a validade do quiabo congelado?


Você já sabe que pode congelar quiabo, já sabe como fazer e também já recebeu algumas dicas para fazer isso da forma correta, mas você sabe por quanto tempo ele dura dessa forma?

A verdade é que você pode manter os quiabos no seu congelador por até 12 meses. Isso mesmo! Basta congelar que eles vão se manter aptos para o consumo por até 01 ano. 

Leia também: O que colocar no feijão para ficar mais gostoso?

Não deixe para depois!


Acredito que agora que você já descobriu como congelar quiabo, ficou muito mais fácil consumir esse legume aí na sua casa, não é mesmo? 

Então não perca mais tempo. Aproveite essas dicas que eu te passei e experimente congelar esses quiabos ainda hoje!

Eu espero que essas informações que eu acabei de te passar tenha te ajudado de alguma maneira. Te agradeço pela sua companhia até aqui e te desejo boa sorte!

Até a próxima!