Quanto tempo para cozinhar arroz?

Se você quer descobrir quanto tempo para cozinhar arroz, não deixe de conferir esse artigo que preparei especialmente para esclarecer suas dúvidas sobre esse assunto. 

Além disso, vou te contar quais são os benefícios que esse grão pode oferecer para o nosso organismo e te mostrar como congelar as sobras.  

Saiba como cozinhar arroz de forma simples


quanto tempo para cozinhar arroz

Esse é um alimento muito consumido pelos brasileiros e é considerado relativamente fácil de preparar, mas isso não quer dizer que não existem dúvidas sobre o assunto.

Eu posso te garantir que não existe segredo. A forma mais simples e mais tradicional de preparar o arroz é com água e sal. Depois é só levar ao fogo médio até secar a água e pronto. Foi assim que eu aprendi e nunca deu errado. 

É claro que existem outras formas de preparar que são mais elaboradas e que podem agregar mais sabores. Inclusive existem receitas de arroz que é considerado uma refeição completa como por exemplo do arroz carreteiro e os risotos. 

Como fazer arroz temperado


O grande segredo do arroz temperado está no refogado. Sendo assim invista em um belo refogado com os temperos e ingredientes que você mais utiliza aí na sua casa, misture com o seu arroz e deixe fritar bem antes de adicionar a água para cozinhar.

No tempero você pode utilizar cebola, alho, folha de louro, cenoura, brócolis, vagem ou qualquer legume que tiver na sua geladeira. 

E não precisa de muita água, então não exagere. Adicione 2 xícaras de água para 1 de arroz e de preferência água quente. Inicie o cozimento com a panela sem tampa e quando a água estiver quase seca, coloque a tampa e deixe descansar até a hora de servir. O próprio calor do arroz vai fazer com que ele alcance a textura ideal. 

Precisa mesmo refogar o arroz?


como cozinhar arroz temperado

Não! Para fazer arroz não é obrigatório refogar. Como te falei acima, é super possível preparar ele só colocando na água com sal.

A função do refogado é basicamente para agregar sabores e ele também ajuda com a absorção da água, evitando que o arroz fique com aquela textura de papa. 

Caso você escolha fazer esse refogado, tome cuidado com a quantidade de gordura. Se colocar muito pode encharcar seu arroz e deixar ele gorduroso e enjoativo. Utilize apenas 1 colher de sopa de azeite ou alguma outra gordura de sua preferência para 1 xícara do grão. 

Conheça os principais tipos de arroz e o seu tempo de cozimento


Os tipos de arroz mais utilizados aqui no Brasil são o arroz branco, o parboilizado e o integral. Todos possuem diversos benefícios para o nosso organismo, mas claro que existe um que é o mais indicado. 

O arroz branco é o menos indicado pois no seu processo é necessário realizar diversos polimentos para ele chegar branquinho na nossa mesa. Para ele ficar pronto, é necessário em torno de 15 minutos no fogo médio. 

O mais indicado é o arroz integral, pois seu grão se mantém intacto, com todos os nutrientes e farelos originais. Cozinhar esse tipo de arroz demanda um certo tempo, geralmente ele precisa de 40 minutos para ficar na textura ideal. Você pode diminuir esse tempo se deixar de molho antes de levar para o fogo. 

Já o arroz parboilizado é descascado e polido assim como o arroz branco, mas nesse caso ele é passado por um processo de parboilização que faz com que os nutrientes se concentrem no grão. Ele é o que menos demanda tempo para cozinhar, em torno de 12 minutos ele já está pronto.

Em todos os tipos mencionados acima, é aconselhável que você deixe descansando por pelo menos 5 minutos com a tampa fechada depois que desligar o fogo.

Quais são os benefícios do arroz?


Esse é um grão que é conhecido por conter uma grande quantidade de fibras e proteínas em sua composição que são responsáveis por ajudar a manter um bom funcionamento do nosso organismo. 

Além disso, ele também é uma rica fonte de óleos essenciais e estimula o intestino a funcionar da forma correta. 

O arroz também é associado ao aumento da saciedade e também ajuda a reduzir a absorção de gorduras pelo corpo. 

Sem contar que ele também é rico em antioxidantes e previne doenças como diabetes e câncer. 

Leia também: Receita de arroz selvagem simples

Comece a preparar!


Agora que você já sabe quanto tempo para cozinhar arroz, ficou mais fácil preparar sua receita aí na sua casa não é mesmo? Então decida se você vai fazer um arroz simples ou um temperado e comece a separar os ingredientes que você vai utilizar. 

Eu tenho certeza que dessa vez você vai acertar o tempo e vai conseguir fazer um arroz delicioso. Não esqueça de voltar aqui para me contar qual foi o arroz que você preparou e se deu tudo certo por aí, tá certo?

Boa sorte e até a próxima!