Como congelar mamão: Quanto tempo dura? Como conservar?

Quer saber como congelar mamão? Então não deixe de conferir tudo que eu trouxe para você nesse artigo. 

Aqui eu vou te contar qual a validade do mamão congelado e te passar dicas de conservação que vão te ajudar muito. Acompanhe!

Descubra como congelar mamão


Como congelar mamão

Essa é uma fruta muito popular aqui no Brasil e ela é conhecida por sua polpa suculenta e seu sabor adocicado.

O mamão é uma fruta tropical e apesar da sua popularidade, algumas dúvidas surgem e uma delas é sobre o congelamento e a verdade é que ao congelar o mamão você conservar manter ele conservado por muito mais tempo e sem perder nenhum tipo de nutrientes, mas isso precisa ser feito da maneira correta. 

Para isso, a primeira coisa que você precisa fazer é escolher o mamão que será congelado. Ele precisa ser maduro e firme. 

Em seguida, descasque e retire as sementes. Corte em pedaços ou fatias, coloque em um recipiente e adicione um pouco de suco de limão. Isso vai ajudar a evitar a oxidação, não deixando o mamão escurecer.

Depois coloque os pedaços de mamão em sacos próprios para congelamento, removendo o máximo de ar possível e leve ao congelador.

Qual a validade do mamão no congelador?


Caso o congelamento tenha sido realizado da maneira correta, saiba que o mamão pode ficar no congelador por até 12 meses, mas para aproveitar ele da melhor maneira, consuma dentro dos primeiros 6 meses. 

E não esqueça de adicionar uma etiqueta com a data de congelamento. Assim será mais fácil acompanhar a validade da fruta. 

Como conservar o mamão na geladeira?


Se você está pensando em conservar o mamão na geladeira, saiba que dá, mas a sua validade é bem diferente. 

Na geladeira existe uma possibilidade maior de contaminação cruzada e a temperatura não é a indicada para conservar por mais tempo. 

Mas caso você queira consumir esse mamão nos próximos dias e por isso não quer congelar, faça isso da maneira correta. 

Para isso, guarde o mamão em um local fresco e arejado, longe da luz direta do sol. Evite empilhar outras frutas sobre o mamão, pois isso pode acelerar o processo de amadurecimento. Guarde a fruta em um recipiente limpo e leve para a parte mais fria da geladeira. 

O que fazer com mamão congelado?


Ter um mamão congelado é sempre uma boa ideia, não é mesmo? Ele pode ser usado em diversas receitas incríveis e além de adicionar sabor, ele também agrega textura no seu preparo. 

Abaixo eu vou citar algumas coisas que você consegue fazer com essa fruta. Confira:

  • Smoothies: Adicione pedaços de mamão congelados aos seus smoothies para um toque tropical e uma textura refrescante.
  • Sobremesas geladas: Aproveite o mamão congelado para criar sorvetes caseiros ou picolés saudáveis. Combine com outras frutas congeladas para obter uma sobremesa deliciosa e natural.
  • Molhos e cremes: O mamão congelado também dá para  criar molhos agridoces ou cremes para acompanhar pratos de carne ou sobremesas.
  • Saladas refrescantes: Adicione o mamão em saladas de frutas ou saladas verdes. Seu sabor doce adiciona um toque tropical a pratos salgados.
  • Mousse de Mamão: Faça uma mousse de mamão batendo a fruta congelada com iogurte ou leite. Adoce a gosto e desfrute de uma sobremesa leve e nutritiva.

Conheça os benefícios da fruta


Como conservar mamão

Através do mamão você tem acesso a diversos nutrientes incríveis e para você ficar por dentro de tudo que essa fruta pode te oferecer, eu vou te apresentar logo a seguir os principais benefícios. Confira:

  • Rico em vitamina C: O mamão é uma excelente fonte de vitamina C, essencial para o sistema imunológico, saúde da pele e absorção de ferro.
  • Fonte da enzima papaína: No mamão você também encontra a enzima papaína que auxilia na digestão de proteínas e por isso essa é uma fruta muito indicada para quem tem problemas digestivos.
  • Fonte de fibras: O mamão é uma boa fonte de fibras, que são essenciais para a saúde digestiva e contribuem para a sensação de saciedade.
  • Vitaminas e minerais: O mamão também garante uma variedade de vitaminas e nutrientes como o complexo B, vitamina A, potássio, magnésio e folato, que desempenham papéis cruciais em várias funções corporais.
  • Ação anti-inflamatória: Alguns compostos no mamão tem propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar na redução da inflamação no corpo.
  • Fonte de hidratação: Composto principalmente por água, o mamão ajuda na hidratação do corpo, sendo uma opção refrescante para consumir especialmente em climas quentes.

Leia também: Como congelar goiaba?

Não deixe para depois!


Agora que você já sabe como congelar mamão, o que está faltando para você começar os preparos para realizar o congelamento dessa fruta. Eu tenho certeza que ao seguir esses passos você vai conseguir ter um ótimo resultado. 

Ah, não esquece de voltar aqui para me contar se deu tudo certo, tá bom? Eu vou amar saber!

Espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira e torço para que você saia daqui ainda mais inspirado. 

Te desejo boa sorte e até a próxima!