Como congelar amora? Aprenda como conservar corretamente

Hoje eu vou te contar como congelar amora, então não deixe de acompanhar esse artigo completo que eu preparei para você.

Além disso, aqui eu vou te dizer qual a validade dessa fruta quando congelada e também vou te contar os principais benefícios que ela pode te oferecer. Confira!

Descubra como congelar amora


Como congelar amora

A verdade é que a amora não é uma fruta tão popular aqui no Brasil, mas ela oferece uma suculência e um sabor diferenciado. 

Por não ser tão conhecida, é comum surgir dúvidas sobre ela e uma delas é sobre o seu congelamento. Congelar amoras é uma excelente maneira de estender sua durabilidade e garantir que você tenha acesso a essas frutas mesmo quando estiver fora da temporada, mas é importante fazer isso da maneira correta. 

A primeira coisa que você precisa fazer é escolher amoras maduras e remover aquelas que apresentarem sinais de danos. Depois lave com cuidado para não machucar. 

Uma outra etapa importante é a secagem. Seque bem as amoras de maneira delicada com papel toalha ou um pano limpo para remover o excesso de umidade. Isso evita a formação de cristais de gelo durante o congelamento.

Em seguida, espalhe uma camada de amora em uma assadeira de alumínio e leve para o congelador por algumas horas. Quando estiverem congeladas, transfira para um saco plástico próprio para congelamento, removendo o máximo de ar possível e retorne para o congelador. 

Quanto tempo a amora pode ficar no congelador?


Se por acaso o armazenamento foi realizado da maneira correta, saiba que a amora pode ser mantida no congelador por até 12 meses. 

E não esqueça de adicionar uma etiqueta com a data do congelamento. Assim será mais fácil acompanhar a validade dessa fruta. 

Dá para conservar na geladeira?


Sim! Se a sua ideia é consumir as amoras em um curto período, a geladeira é o local mais indicado para conservar. 

O ideal é que elas sejam guardadas em recipientes rasos ou em bandejas, onde não seja possível empilhar muitas camadas. Isso vai ajudar a manter as frutas sem machucados. 

E se você for realmente guardar na geladeira, saiba que não é necessário lavar antes. O excesso de umidade pode acelerar a deterioração. Deixe para lavar apenas na hora de consumir. 

É importante que você saiba que ao guardar a amora na geladeira sua validade é bem menor. Seguindo esses passos que eu acabei de te passar, elas devem durar no máximo 7 dias, mas antes de consumir sempre verifique a qualidade da fruta para garantir que ela está apta para o consumo. 

Conheça os benefícios da amora


Além de seu sabor incrível, as amoras também oferecem uma série de benefícios nutricionais que contribuem para uma dieta equilibrada. 

Para te deixar por dentro de tudo que ela pode te oferecer, eu vou te contar aqui quais são os principais benefícios da amora. Acompanhe!

  • Rica em antioxidantes: As amoras são carregadas com antioxidantes, como antocianinas, que ajudam a combater os danos causados pelos radicais livres no corpo.
  • Fonte de vitaminas e minerais: A fruta também é conhecida por ser uma excelente fonte de vitaminas C, K e A, bem como de minerais como manganês e potássio, que desempenham papéis importantes na saúde óssea e imunológica.
  • Rica em fibras: A alta quantidade de fibras nas amoras promove a saúde digestiva e ajuda a regularizar as funções intestinais. 
  • Ajuda a controlar o açúcar no sangue: As amoras têm um índice glicêmico relativamente baixo, o que as torna uma opção adequada para quem busca controlar os níveis de açúcar no sangue.
  • Ação anti-inflamatória: Alguns estudos sugerem que os compostos presentes nas amoras têm propriedades anti-inflamatórias, o que pode contribuir para a saúde geral do corpo.
  • Mantém a saúde cardiovascular: Os antioxidantes e fibras da amora estão associados a benefícios cardiovasculares, incluindo a redução do risco de doenças cardíacas.

Como conservar amora

Leia também: O que comer sábado a noite com o namorado?

Aproveite essas dicas!


Depois de aprender como congelar amora aí na sua casa, o que você está esperando para seguir todas essas dicas que eu te passei. Com elas você vai conseguir prolongar o tempo de vida da fruta sem perder o sabor, a textura e nem mesmo os nutrientes. 

E como você acabou de descobrir, além de saborosa, essa é uma fruta que oferece inúmeros benefícios para o nosso corpo. Então aproveite e adicione esse ingrediente na sua dieta diária. 

E antes de ir embora, eu não poderia esquecer de te agradecer pela sua companhia e principalmente pela sua atenção. Eu realmente espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira e sigo torcendo para que você tenha encontrado aqui todas as respostas que você estava buscando. 

Te desejo boa sorte e até a próxima!