Todo mundo tem um jeitinho próprio de fazer o feijão. Mas algumas dicas podem ser valiosas para que o resultado saia ainda melhor. Por exemplo, você sabe se deve colocar sal no feijão antes ou depois de cozido? Será que faz diferença?
Para esclarecer essa dúvida, que é inclusive muito comum, preparamos um texto cheio de informações que vão te ajudar a entender o porquê dessa questão.
Além disso, você vai conhecer alguns erros comuns que as pessoas cometem quando vão preparar o feijão que você deve evitar para garantir um excelente resultado. E ainda vai aprender uma receita desse prato que é de dar água na boca!
Gostou? Então vem com a gente e continue a leitura para saber muito mais!
Você pode gostar de ler também:
Colocar sal no feijão antes ou depois de cozido? Veja se você está fazendo certo
O ideal é colocar sal no feijão depois de cozido, não antes. Isso porque o sal contribui para que a casca dos grãos se rompa e assim eles perdem a sua textura, ficando com um aspecto arenoso, que não é muito agradável.
Então, se você quer que os grãos fiquem inteiros e com uma boa textura você deve deixar para temperar a sua receita só depois que ele já estiver cozido. Isso vale também para os outros temperos que normalmente as pessoas acrescentam no início da cocção.
Portanto, quando for fazer o seu feijãozinho utilize só água e a folha de louro, você vai ver como faz diferença no final. Deixe para temperar o alimento, a seu gosto, quando os grãos já estiverem macios.
Além disso, para quem cozinha o feijão em quantidade para poder congelar e ir consumindo durante a semana, esse processo ainda tem outro benefício. Porque cozinhando sem o sal, você pode congelar o alimento e temperar no dia em que for comer.
Isso vai te garantir um feijão sempre fresquinho e com a possibilidade de variar os ingredientes do tempero.
Agora que você já sabe se é para colocar sal no feijão antes ou depois de cozido, confira alguns erros comuns que acabam atrapalhando o resultado desse preparo.
Erros para não se cometer quando for preparar o feijão
1- Não deixar o feijão de molho
Muitas pessoas não sabem da tamanha importância que essa etapa têm. Por isso mesmo, acabam achando desnecessário.
Mas você sabia que deixar o feijão de molho, auxilia muito no processo de cozimento, diminuindo o tempo para que o feijão fique pronto. Outro benefício relacionado é a economia de gás que, vamos combinar, não é nada barato!
Além disso, esse processo evita que você tenha problemas causados pelas substâncias presentes nos grãos. Deixar o feijão de molho elimina essas toxinas. O ideal é manter os grãos submersos por no mínimo 8 horas, trocando a água de vez em quando.
2- Utilizar muita água
Quando exageramos na quantidade de água o resultado é aquele feijão aguado e sem um caldo consistente. Por isso deve-se ter atenção para utilizar apenas o necessário. Você pode se basear tendo como base 1 litro de água para cada quilo de feijão.
Isso corresponde a cerca de 2 a 3 dedos de líquido acima do nível dos grãos. Caso o seu caldo tenha ficado ralo, você pode ainda usar um truque simples, mas que funciona muito bem, isto é, separar uma porção de grãos já cozidos, amassar e acrescentar de novo na panela.
Com isso, o feijão vai liberar amido, que é um espessante, deixando assim o caldo mais grosso.
3- Exagerar na quantidade de sal
Algumas vezes a gente erra mesmo e acaba exagerando no sal. Relaxa, isso acontece com todo mundo! Mas e agora, o que fazer quando você esta num dia assim?
É simples! Adicione uma ou duas batatas, a depender do tamanho do tubérculo e da quantidade de feijão, durante o cozimento. Esse legume tem muita absorção e isso vai controlar o excesso de sal e, assim, salvar o seu feijão.
Agora para fechar com chave de ouro, caso você tenha ainda alguma dúvida sobre como fazer um feijão delicioso, confira essa receita que selecionamos para você!
Conclusão:
Bom, esperamos que a sua dúvida sobre colocar sal no feijão antes ou depois de cozido tenha sido devidamente esclarecida e que a partir de agora você consiga excelentes resultados quando for preparar esse alimento.
Experimente também a receita aí na sua casa. Depois conta para a gente o que você achou. Vamos ficar felizes com a sua opinião.
Obrigada por nos acompanhar até aqui.
Boa sorte e até a próxima.