Atum em lata precisa cozinhar? Descubra se pode comer do jeito que vem

Você está querendo saber se atum em lata precisa cozinhar antes de preparar a sua receita? Então não deixe de acompanhar esse artigo que preparei especialmente para te passar informações importantes sobre esse ingrediente. 

Aqui eu também vou te contar os principais benefícios desse peixe para o nosso organismo. Não deixe de conferir. 

Descubra se atum em lata precisa cozinhar ou não


atum em lata precisa cozinhar

Existem diversos mitos que envolvem esse ingrediente e um deles é que você precisa cozinhar o atum antes de adicionar ele na sua receita. 

A grande verdade é que o atum em lata já vem pronto para consumo e você pode inserir ele no seu prato sem a necessidade de realizar nenhum tipo de cozimento antes.  

Conheça as variedades de atum enlatado


O atum em lata pode ser encontrado em qualquer supermercado e existem diversas variedades disponíveis e eu vou te apresentar os principais tipos para você escolher o que mais combina com a sua receita. 

Atum ralado em água

Se você está buscando uma variedade de atum em lata que seja um pouco mais leve, então acredito que essa seja a melhor opção para você. 

Você também pode encontrar ele como “atum ralado ao natural”. Ele é mais saudável que as outras opções pois não é inserido nenhum tipo de gordura além da do peixe. 

O atum ralado em água é uma ótima opção para recheio de panquecas, tortas e receitas saudáveis. Experimente!

Atum ralado em óleo

Como o próprio nome diz, nesse atum você encontra uma boa quantidade de óleo que é adicionado não só para adicionar sabor, como também ajuda a conservar o peixe por mais tempo. 

Geralmente o óleo usado é o de soja e ele é mais indicado para receitas de massas de todos os tipos. 

Atum ralado ao molho de tomate

Essa é uma opção perfeita para você que está com pouco tempo para preparar sua refeição. 

O molho de tomate é preparado com polpa e diversas especiarias que agregam ainda mais sabor na sua receita. 

Você pode encontrar versões do molho de tomate tradicional e também picante. Não deixe de experimentar!

Atum em lata é saudável?


Apesar de ser um produto feito com a carne do peixe natural, o atum enlatado não deve ser consumido com muita frequência. 

A verdade é que todo produto enlatado precisa ser consumido com cuidado, pois nele são adicionados diversos ingredientes químicos que tem a função de conservar e manter o sabor do peixe. 

Sem contar que existem alguns tipos de atum que possuem um alto nível de mercúrio em sua composição. Essa substância oferece riscos a mulheres grávidas e também pode causar fraqueza, insuficiência respiratória e problemas de visão. 

Você conhece os benefícios do atum?


Agora que você já sabe que deve comer atum com moderação, chegou a hora de você conhecer os benefícios desse ingrediente tão saboroso. Confira abaixo:

Forte poder anti inflamatório

O atum é um peixe que possui um alto teor de ômega 3. Essa substância é conhecida por conta das suas propriedades anti inflamatórias. 

O ômega 3 é associado a prevenção de doenças como gota e artrite. 

Diminui a pressão arterial

Além do ômega 3 o peixe também oferece uma boa quantidade de potássio. Esse nutriente é conhecido pela sua capacidade de vasodilatação, causando o relaxamento dos vasos sanguíneos. 

A junção do potássio com a ação anti inflamatória do ômega 3 faz com que a pressão arterial seja diminuída de uma forma significativa. 

Reduz o colesterol

O atum também é conhecido por diminuir a quantidade de triglicerídeos no sangue. Essa substância é a principal responsável pelo aumento do colesterol ruim, podendo causar diversos problemas de saúde. 

De acordo com diversos nutricionistas, apenas 2 porções de atum por semana são suficientes para melhorar os níveis de colesterol e gordura no sangue. 

Leia também: Salada para casamento

Prepare uma receita com atum agora mesmo!


atum em lata precisa cozinhar ou não

Agora que você já sabe se o atum em lata precisa cozinhar ou não, não perca mais tempo. Comece a preparar a sua receita e se delicie com o resultado dela. 

Eu espero que as informações que eu te trouxe tenham esclarecido suas dúvidas sobre esse assunto. 

Te agradeço pela sua companhia até aqui e te desejo boa sorte!

Até a próxima!