Almoço para 50 pessoas: O que servir? Qual a quantidade?

Você está procurando saber o que servir em um almoço para 50 pessoas? Então não deixe de acompanhar esse artigo até o final. 

Aqui eu vou te passar diversas dicas interessantes que vão te ajudar a organizar essa refeição da melhor forma possível.

Organizar um almoço para um grupo maior pode parecer desafiador, mas com o planejamento certo e as escolhas certas de cardápio, você pode oferecer uma boa experiência para seus convidados. 

Neste artigo, vamos explorar opções de pratos, quantidades de comida, ideias de sobremesa e dicas práticas para tornar seu almoço para 50 pessoas um sucesso. Confira!

Experimente essas opções de pratos para um almoço para 50 pessoas


Almoço para 50 pessoas

A escolha dos pratos é um dos aspectos mais importantes ao planejar um almoço para um grande grupo. Aqui estão algumas opções que certamente agradarão seus convidados:

1 – Feijoada

A feijoada é uma ótima opção para você que quer servir seus convidados com uma receita tradicional brasileira. 

Esse é um prato que oferece uma variedade de carnes e o melhor é que ele combina com diversos complementos deliciosos. Escolha os melhores e sirva seus convidados. 

2 – Churrasco

O churrasco também é bem tradicional aqui no Brasil, não é mesmo? Ele oferece uma seleção de carnes grelhadas, como frango, carne bovina, linguiça e costelas, que pode ser servidas com acompanhamentos como pães, molhos, saladas, arroz, farofa e muito mais. 

 

3 – Strogonoff

O strogonoff é uma opção mais econômica e simples, mas que se for feito da maneira correta, vai fazer sucesso entre seus convidados. 

Na receita abaixo ele é feito com frango, mas você pode substituir ele pela carne bovina que também fica uma delícia. Não deixe de experimentar!

4 – Galinhada

A galinhada também pode ser servida em um almoço para 50 pessoas e eu te garanto que você não vai se arrepender. 

Essa é uma receita que é fácil de preparar e o melhor de tudo é que ela possui um sabor irresistível. Experimente!

Qual a quantidade de comida para 50 pessoas?


É muito importante que você calcule as quantidades de comida para garantir que todos os convidados sejam bem servidos. 

A quantidade total pode variar muito de acordo com os acompanhamentos que serão servidos e também de acordo com o apetite de cada convidado. 

Para o prato principal você pode calcular cerca de 200 a 250g de carne por pessoa, caso não tenha muito acompanhamentos. Se for um buffet com mais de 2 acompanhamentos, essa quantidade diminui. Cerca de 150g por convidado já é o suficiente. 

Já a quantidade de acompanhamentos como arroz, macarrão e purê, planeje servir cerca de 150g por convidado. Enquanto as saladas, conte com 100g por pessoa.

Conheça essas opções de sobremesa para 50 pessoas


A verdade é que nenhuma refeição está completa sem uma deliciosa sobremesa, não é mesmo? Então foi pensando nisso que eu resolvi trazer algumas ideias para adoçar o final do seu almoço. Confira:

  • Torta de frutas: Uma torta recheada com frutas frescas da estação é uma opção leve e refrescante.
  • Pudim de leite condensado: Um clássico que agrada a todos, o pudim de leite condensado é uma sobremesa fácil de preparar e com um sabor irresistível.
  • Mousse de maracujá: Um mousse de maracujá agridoce é uma opção equilibrada e cheia de sabor.

Peça ajuda!


Preparar um almoço para essa quantidade de pessoas não é tão simples quanto parece e por isso é importante que você peça ajuda a pessoas de sua confiança para que todas as funções sejam realizadas a tempo. 

Tanto na decisão do cardápio, quanto na montagem dos pratos e organização do ambiente, você vai precisar de um auxilio, então não hesite em pedir ajuda aos seus familiares e amigos. 

Ah, e não esqueça de verificar se há restrições alimentares entre os seus convidados. Assim você terá tempo para preparar opções que atendam às diferentes necessidades.

Leia também: Qual a melhor fruta para comer depois do almoço?

Aproveite o momento!


Agora que você já sabe como organizar um almoço para 50 pessoas, não perca mais  tempo. Organize tudo que for necessário e depois só aproveite o momento com os convidados. 

Eu tenho certeza que com essas receitas e dicas que eu acabei de te passar, você estará pronto para esse evento. 

Espero que eu tenha te ajudado de alguma maneira e que você tenha encontrado aqui ainda mais inspiração. 

Boa sorte e até a próxima!