Acompanhamento para pernil assado: O que servir?

Se você não sabe o que servir de acompanhamento para pernil assado, neste artigo vou te apresentar algumas ótimas opções.

Nem sempre é fácil encontrar algo que caia bem com esse tipo de carne e por isso eu selecionei algumas combinações perfeitas para te inspirar. Além disso vou te passar algumas dicas para temperar e assar pernil da forma certa. Confira!

O que servir de acompanhamento para pernil assado?


acompanhamento para pernil assado

1. Salada de repolho e tomate

Essa é uma ótima salada para acompanhar pernil assado, pois ela é super fresca e quando temperada da maneira certa, oferece um sabor maravilhoso ao prato. Além disso é bem fácil de preparar e tem um baixo custo. 

2. Batata doce chips

Além de ser uma ótima opção para petisco, a batata doce chips pode acompanhar super bem um pernil assado. Ela é nutritiva e possui pouca gordura, ótima para equilibrar com a gordura da carne

3. Batata rústica com pernil assado

Normalmente todo mundo corre para o purê na hora de escolher o acompanhamento, mas nesse caso você pode optar por oferecer a batata de maneira diferente. Quando bem temperada, a batata rústica se torna um bom exemplo de acompanhamento para pernil assado. 

4. Ratatouille

Essa é uma receita que ficou famosa depois do filme de animação, mas ela é uma receita bem antiga que combina uma grande variedade de legumes e pode ser uma ótima opção para servir com pernil. 

5. Farofa 

A farofa é um dos acompanhamentos mais indicados. Por possuir uma facilidade de combinar com quase todo tipo de comida, ela também pode ser feita de diversas maneiras, se adaptando a cada receita. No caso do pernil, você pode servir uma farofa com cenoura que cai super bem

6. Vinagrete

O grande segredo do vinagrete como acompanhamento para pernil assado é a sua acidez. Aposte no seu tempero que eu tenho certeza que você vai amar essa combinação. 

7 dicas para temperar e assar pernil


salada para acompanhar pernil assado

  • Antes de temperar o pernil, faça alguns cortes na pele ou na carne, isso vai fazer com que o tempero penetre mais profundamente. 
  •  Utilize um copo de vinho branco no tempero do seu pernil. Você vai ver que essa dica vai fazer uma grande diferença no resultado final.
  • Aposte em uma boa marinada e deixe o pernil descansar por algumas horas antes de levar ao forno. 
  • Asse o pernil inicialmente com a gordura virada para baixo. Quando chegar a metade do tempo, vire a gordura para cima. Dessa forma no final do processo ela estará bem crocante. 
  • Se seu pernil ficou na geladeira marinando, antes de levar para assar deixe ele em temperatura ambiente por pelo menos 30 minutos. Dessa forma você vai garantir que ele não vai perder a suculência. 
  • Para assar 1 quilo de pernil é recomendado 1h30 de forno, então antes de iniciar o preparo pese e faça o cálculo de quanto tempo precisará deixar assando. 
  • Utilize papel alumínio para assar durante todo o tempo. No final retire o papel e deixe mais 30 minutos para dourar.

Leia também: Ceia de natal simples

Experimente esses acompanhamentos!


Agora que você já conhece várias opções de acompanhamento para pernil assado ficou mais fácil preparar um almoço para seus convidados, não é mesmo?

Sem falar nessa dica que vai facilitar sua vida na hora de preparar o pernil. Então não perca mais tempo, separe os ingredientes que você vai precisar e experimente agora mesmo!

Só não esqueça de voltar para me contar como foi, tá certo?

Boa sorte e até a próxima.