1 kg de mandioca serve quantas pessoas? Aprenda como calcular

Você está se perguntando se 1 kg de mandioca serve quantas pessoas? Então não deixe de acompanhar esse artigo que preparei especialmente para te contar como fazer esse cálculo. 

Além disso, eu vou te apresentar algumas opções de acompanhamentos para mandioca que vão te deixar com água na boca. Confira!

Descubra quantas pessoas serve 1 kg de mandioca


1 kg de mandioca serve quantas pessoas

Se você está pensando em preparar alguma receita com esse ingrediente e ficou na dúvida de quantas pessoas você consegue servir com 1 kg de mandioca, a primeira coisa que você precisa saber é que uma porção individual é de cerca de 100 gr. 

Sendo assim, 1 kg de mandioca serve cerca de 10 pessoas tranquilamente. É claro que isso vai depender da fome de cada um, por isso eu aconselho você a sempre preparar uma quantidade a mais para não faltar.

Como descobrir se a mandioca está boa?


Essa é uma dúvida muito comum e eu preciso te dizer que até pouco tempo atrás eu não sabia como escolher mandioca da forma certa.  

A verdade é que é muito fácil. Basta observar bem a casca da mandioca. Caso ela esteja rasgada ou manchada, não leve para casa. 

Outro sinal que você deve se atentar é se a casca estiver muito fina. Isso mostra que ela não está fresca e que muito provavelmente ela vai ficar bem rígida quando cozinhar. 

Ah, e não esqueça de observar também a cor da polpa dessa mandioca. Ela precisa ser clara e não pode ter nenhum tipo de mancha. 

Descubra como fazer uma mandioca cozida molinha


Como eu acabei de te falar, você precisa se atentar muito na hora de escolher a mandioca, mas mesmo observando bem os aspectos que eu mencionei, você ainda corre o risco de não ter uma mandioca molinha. 

Para evitar esse tipo de coisa, você precisa adicionar uma colher de manteiga na água do cozimento, junto com uma colher de chá de sal e levar para cozinhar na panela de pressão por minutos depois que pegar pressão. 

Se ainda assim, depois de cozida você reparar que ela ainda está firme, eu aconselho você  adicionar um pouco de bicarbonato de sódio e levar ao fogo novamente. 

Deixe cozinhar por mais 10 minutos e em seguida você terá uma mandioca macia e desmanchando. 

Pode congelar mandioca cozida?


Se você exagerou na quantidade e acabou sobrando mandioca, não se preocupe pois você pode congelar ela por bastante tempo. 

Para isso você precisa deixar que ela esfrie por completo e em seguida eu aconselho você a dividir esse ingrediente em porções individuais. Assim vai ficar mais fácil na hora de descongelar para usar novamente.

Você pode armazenar essas sobras em sacos plásticos próprios para congelamento ou até mesmo em recipientes plásticos com tampa. O importante é que seja bem vedado para que o legume não entre em contato com nenhum outro alimento armazenado no mesmo ambiente. 

Dessa forma, você pode manter ele pronto para uso por cerca de 3 meses.

É sempre bom lembrar que ao armazenar a mandioca no congelador, muito provavelmente quando você for descongelar, ela vai se apresentar em uma textura um pouco mais macia. Por isso, se for possível, deixe ela al dente para que não despedace após o congelamento.  

Conheça essas opções de acompanhamento para mandioca


2 kg de mandioca serve quantas pessoas

Acredito que esse tipo de informação pode alterar de acordo com a região e o gosto da pessoa, mas existem algumas opções que são bastante usados como acompanhamentos para mandioca e eu vou listar para você:

  • Calabresa;
  • Ovo;
  • Carne do sol;
  • Manteiga derretida;
  • Bacon frito;
  • Queijo

Esses são os mais usados, mas isso não quer dizer que você não pode usar outro tipo de acompanhamento.

Inclusive, se por acaso você conhece algum outro que não foi mencionado aqui, não esquece de me contar nos comentários. Eu vou adorar saber!

Leia também: 1 kg de mandioca rende quantos litros de caldo?

Aproveite essas dicas!


Depois de descobrir que 1 kg de mandioca serve quantas pessoas, eu acredito que ficou muito mais fácil definir a quantidade que você vai preparar sem exagerar, não é mesmo?

Então não perca mais tempo. Comece agora mesmo a preparar a receita que você está planejando fazer para seus convidados. Eu tenho certeza que você vai adorar o resultado final. 

Não posso deixar de te agradecer pela sua companhia até aqui. Sua atenção é sempre muito importante para nós. 

Espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira. 

Boa sorte e até a próxima!