1 kg de bolo serve quantas pessoas?

O assunto do artigo de hoje é o seguinte: 1 kg de bolo serve quantas pessoas? Aqui vou te contar com detalhes como fazer esse cálculo sem errar. 

Além disso, vou te passar informações importantes que podem te ajudar na hora de selecionar o tamanho do bolo da sua festa. Confira!

Defina seus convidados


1 kg de bolo serve quantas pessoas

Para definir o tamanho do bolo que você vai servir na sua festa, é necessário colocar no papel  todo mundo que estará presente nessa festa. 

Conte todo mundo mesmo. Todas as crianças, adultos, pessoas que te ajudaram a montar a festa e funcionários que estão trabalhando para você nesse dia. 

Assim você vai chegar em um número e consequentemente, conseguir calcular qual o tamanho de bolo que vai ser necessário para suprir essa demanda. 

Descubra quantas pessoas 1k de bolo serve


Se algum dia você já preparou uma festa sozinha, já deve ter reparado que uma das coisas mais difíceis é fazer o cálculo certo dos comes e bebes. 

A ideia é não faltar ninguém, por isso é importante ter cuidado nessa hora e se possível conversar com alguém que trabalhe com isso. 

O cálculo mais usado na hora de preparar um bolo para festa, é contar com 100g de bolo para cada convidado. 

Dessa forma, um bolo de 1k serve em torno de 10 pessoas. Lembrando que na hora de servir você não está com uma balança pesando cada pedaço. Geralmente esse corte é feito no olho mesmo e por isso é importante ter uma sobra em todo bolo, para que ninguém fique sem seu pedaço. 

Saiba como calcular a quantidade de bolo por pessoa


Como eu te falei acima, ao definir a quantidade de convidados, você também vai conseguir definir o tamanho ideal do seu bolo. 

De acordo com confeiteiros que trabalham com encomendas de bolos de festas, é muito raro alguém encomendar um bolo de 1 kg. Isso porque esse tamanho serve poucas pessoas e geralmente as festas recebem bem mais de 10 convidados. 

Se esse é o seu caso, eu vou deixar logo abaixo a simulação do peso do bolo para festas com números de convidados maiores. Confira:

  • 20 convidados: 2 kg de bolo
  • 30 convidados: 3 kg de bolo
  • 40 convidados: 4 kg de bolo
  • 50 convidados: 5 kg de bolo

Como economizar na quantidade do bolo?


Como eu te falei acima, para cada convidado deve ser servido ao menos 100 gr de bolo, mas esse número pode diminuir se você estiver servindo outras opções de acompanhamento.

Geralmente quando damos uma festa, servimos salgadinhos e doces junto com o bolo. Nesse caso você pode diminuir de 100 gr para 60 gr. 

Quanto mais opções você der para o seu convidado, menor será a quantidade de bolo servido. Mas nunca sirva menos de 60 gr. 

Formas diferentes para servir bolo


Você sabia que existem diversas formas de servir um bolo de aniversário? 

O mais comum de se ver em festas aqui no Brasil é um bolo tradicional sendo servido em pedaços para os convidados, mas se você quer inovar, saiba que existem algumas opções. Confira:

Bolo no pote

O bolo no pote se popularizou muito nos últimos anos e muita gente tem ganhado dinheiro com ele, mas quem falou que você não pode servir seu bolo de aniversário no pote? 

É uma forma super moderna e que agrada muito os convidados. Experimente!

Bolo na marmita

Esse tipo de bolo é bem parecido com o bolo no pote, mas a grande diferença é que ele é servido em uma marmita. 

Geralmente, quando é feito dessa forma, o bolo é oferecido como se fosse uma lembrancinha da festa e quase sempre para ser consumido em casa. 

Cupcake

Os cupcakes são mini bolos que estão substituindo o bolo principal em muitas festas. 

Além da vantagem de ser uma porção individual, você também tem a possibilidade de escolher mais de um sabor, diferente do bolo tradicional. 

Bolo no palito

como fazer cakepop

Essa é uma modalidade de bolo relativamente nova. Consiste em um bolo em formato de bombom espetado no palito. 

Esse tipo de bolo acaba saindo mais em conta, mas dá um pouco mais de trabalho para preparar. 

Leia também: O que servir no café da tarde

Comece a se preparar!


Agora que você já sabe quantas pessoas 1 kg de bolo serve, você já pode começar a se organizar. 

Faça sua lista de convidados e defina qual será o tamanho do seu bolo. Ah, e se achar legal, teste essas novas formas de servir o bolo de aniversário. Além de serem ideias super inovadoras, elas dão menos trabalho na hora de servir. 

Eu espero que essas informações tenham te ajudado bastante. 

Te agradeço pela sua companhia e até a próxima!