Como tirar o azedo do feijão? 3 truques para recuperar seu feijão

Se você estiver procurando saber como tirar o azedo do feijão, não perca mais tempo. Acompanhe esse artigo até o final e confira tudo que eu trouxe para você. 

Aqui você vai receber dicas incríveis para recuperar esse feijão da melhor forma e eu também vou tirar algumas dúvidas interessantes. Confira!

Descubra como tirar o azedo do feijão


Como tirar o azedo do feijão

Por acaso você preparou uma receita de feijão e no final dela você reparou que ficou um azedo diferente? Então não precisa se preocupar, pois existem algumas dicas que podem te ajudar a recuperar essa receita completamente. Acompanhe abaixo:

Limão ou vinagre

Se a sua ideia é recuperar esse feijão, adicione um pouco de suco de limão ou vinagre ao feijão para neutralizar o sabor azedo. Sempre comece com uma pequena quantidade e vá adicionando mais se necessário até alcançar o equilíbrio desejado.

Adoçantes naturais

Você sabia que o açúcar, o mel ou até mesmo uma pitada de bicarbonato de sódio podem ajudar a tirar esse sabor azedo do feijão? Nesse caso, também comece adicionando aos poucos para que exagerar e deixar a sua receita doce. 

Temperos e ervas

Adicionar mais temperos como alho, cebola, folhas de louro, cominho e tomilho também pode te ajudar muito. Esses ingredientes são ótimos para agregar sabor e mascarar o gosto azedo.

Como saber se o feijão está estragado?


Agora se o feijão não está fresco e você reparou esse sabor azedo, é importante que você observe se ele não azedou. 

O primeiro sinal de que o feijão azedou é o cheiro forte de azedo. É um cheiro completamente diferente do cheiro original do feijão e se você notar algo parecido, é sinal de que o feijão não deve ser consumido. 

Além disso, a cor e a textura do feijão também pode ser um sinal. A textura pegajosa e a cor meio esverdeada mostra que o feijão já não deve mais ser servido. 

Quanto tempo o feijão pode ficar congelado?


Aqui no Brasil temos o costume de preparar uma grande quantidade de feijão e deixar no congelador. Isso ajuda muito no dia a dia de quem não tem tempo para ficar cozinhando todo dia. 

Mas por acaso você já se perguntou sobre o tempo que o feijão pode ficar congelado? A verdade é que, se o armazenamento for realizado da maneira correta, ele pode ficar até 3 meses com todas as suas características perfeitas. 

Lembre-se de na hora de congelar, sempre adicionar uma etiqueta com a data do congelamento. Assim será mais fácil acompanhar a validade do feijão. 

O que servir de acompanhamento para feijão?


Para te ajudar ainda mais, eu resolvi trazer algumas opções de acompanhamentos para feijão que vão te inspirar muito. Confira abaixo:

1 – Arroz branco 

Essa é uma combinação clássica e deliciosa. O arroz branco soltinho complementa perfeitamente o feijão.

2 – Farofa

A farofa é um acompanhamento tradicional que além de adicionar crocância, também agrega bastante sabor ao prato.

 

3 – Couve refogada

A couve refogada é um excelente acompanhamento, trazendo cor e um toque de frescor para a refeição.

 

4 – Ovo frito

O ovo frito é muito consumido com feijão e eu te garanto que você vai adorar a combinação. Experimente!

 

5 – Molho lambão

Se você, assim como eu, adora um toque picante nas suas refeições, experimente o feijão com um pouco de molho lambão. Fica incrível! 

 
Leia também: Qual farinha usa no feijão tropeiro?

Experimente esses truques!


como saber se o feijão está azedo

Agora que você já sabe como tirar o azedo do feijão, eu acredito que ficou bem mais fácil recuperar ele, não é mesmo? Então aproveite essas dicas e experimente esses truques aí na sua casa. 

Ah, não esquece de voltar aqui depois para me contar qual foi o que funcionou com você. Eu vou adorar saber. 

Obrigada pela sua companhia e atenção de sempre. Espero ter te ajudado de alguma maneira. 

Te desejo boa sorte e até a próxima!